Como escrever uma boa descrição de produto para sua loja virtual

28/02/2013

Você sabe como atrair usuários e incentivá-los a comprar produtos de sua loja virtual? Você sabe alguns truques de como encantar seus clientes e conduzir uma loja online ainda mais rentável? Às vezes, ter boa qualidade e uma grande variedade de produtos, não é suficiente. Vamos lhe mostrar como criar boas descrições e tornar-se um vendedor de verdade.

Ter uma descrição de produto benéfica, pode lhe ajudar em vários aspectos, na condução do seu negócio. A discrição dá informações claras sobre o item que os clientes gostariam de comprar, faz sua loja aparecer em motores de busca, e o mais importante, ajuda você a ganhar mais dinheiro.

Faça o conteúdo ser agradável aos olhos

Compras online são baseada na experiência visual, portanto, você tem que fazer o seu cliente gostar do seu site e levá-los a entender o que você está vendendo. Coloque fotos – quanto mais, melhor. Tente demonstrar características que você mencionou anteriormente nas fotos, e mostrar diferentes ângulos do produto. Lembre-se de compartilhar fotos de alta qualidade que os clientes possam ampliar.  Nas lojas virtuais do Webnode, cada produto pode ter apenas uma imagem principal, mas você pode adicionar mais fotos na descrição do produto ou até mesmo criar uma galeria de fotos.

Exemplo: Não tente fazer a sua imagem artística e fantasiosa,  Elas servem para mostrar diferentes ângulos de seu produto, para não haver confusões, e assim seu cliente tem uma ideia clara do que está comprando. Veja o exemplo abaixo.

A descrições do produto deve ser transparente, então não torne-as muito longas e tente ser breve. Formate-as utilizando pontos e parágrafos. Escreva de uma forma profissional, use vocabulário adequado, mas não a faça soar complicada, mantenha a descrição pura, simples e forneça definições. Lembre-se de que os clientes são seres humanos também, e eles não gostam de ler um texto longo. Além disso, mantenha em mente que esse conteúdo é sua ferramenta de comunicação, a sua fonte de informações para os clientes, por isso novamente, seja claro e compreensível.

Mostre os seus produtos nos motores de busca

Inserir palavras-chave na descrição do produto vai ajudá-lo a ficar mais popular em pesquisa e vai trazer as pessoas que realmente estão interessadas em sua loja virtual e seus produtos. As palavras-chave podem ser encontrada em toda parte: elas podem ser o nome dos produtos, as descrições de produtos, categorias e até mesmo o nome do produtor. Escolha as palavras-chave com sabedoria e certifique-se de que elas se encaixam ao caráter de seu negócio.

Usando negrito no conteúdo não é bom apenas para o aspecto visual do seu site, mas também ajuda os robôs dos motores de busca a encontrarem seu site e palavras-chave em particular (fontes e cores, não importam, apenas palavras em negrito). Preste atenção para não exagerar, palavras-chave não devem aparecer mais do que 2-3 vezes no texto. Se você não tem ideia sobre que palavras-chave escolher, use a ferramenta do Google. Você pode encontrar um artigo sobre a pesquisa de palavras-chave em nosso tutorial.

Seja original – não copie de sites de armazém, diferencie-se das outras lojas virtuais, diga a seus clientes por que seus produtos são melhores do que em outras lojas. Conteúdo valioso é apreciado pelos motores de busca. Por exemplo, o Google penaliza os usuários por “duplicatas”, resultando numa posição mais baixa nos resultados das pesquisas. Use sinônimos, formas diferentes de sentenças, e não seja repetitivo!

Pense nos seus clientes

Ao pensar sobre o que escrever, coloque-se no lugar de seus clientes. Considere o que eles possam pensar e esperar da sua loja virtual. Lembre-se que, os clientes não conhecem as informações que você faz. Dê explicações simples e use o idioma que você gostaria de ler na compra de produtos. Isto significa que você não irá usar jargão técnico! Além disso, use etiquetas. Elas vão ajudar os clientes a encontrar os produtos em sua loja virtual. Conheça os seus produtos e seja honesto sobre eles, não só porque esticar a verdade pode levar a problemas legais em potencial, mas também porque você quer ganhar a confiança dos seus clientes.

Outra ótima maneira de ganhar a confiança do seu cliente é fornecer uma garantia – que pode ser tanto sobre a qualidade de um produto (“Se você não está satisfeito com o produto, você pode devolvê-lo no prazo de 30 dias.”) Ou sobre o rastreamento da entrega (confira nosso artigo como configurar o rastreamento de entregas). Os clientes vão se sentir seguros e confiarão na sua loja ainda mais. Depois de algumas transações bem-sucedidas, você pode criar um “livro de visitas” ou página de comentários, onde o cliente pode deixar opiniões sobre você e sua loja. Use essas ferramentas para que os outros saibam que você é confiáveis e um bom vendedor.

Depois de um tempo, volte a sua descrição do produto e verifique novamente o que você escreveu. Certifique-se de que não há erros gramaticais ou de pontuação. Você também pode pedir a alguém para fazer isso por você. Se necessário, faça mudanças e otimize o conteúdo.

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Nosso membro da equipe de marketing, que gosta de aprender coisas novas e os segredos do Marketing Online. Ela ajuda a resolver seus problemas e a configurar suas campanhas online. Marta gosta de ler e também de inverno.

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