O que são códigos QR e como aproveitá-los para seus negócios

Você pode encontrá-los na Internet, em revistas, cartazes e em uma panóplia de outros lugares. Tal como o código de barras, o mosaico preto e branco de formato quadrado que lembra um labirinto, esconde em si informações muito úteis. Os códigos QR são uma forma eficaz de conecção entre o mundo real e o virtual. Que opções que oferecem e como podem ser utilizados para apoiar seu negócio? Trata-se apenas de uma moda que vai desaparecer tão depressa quanto surgiu ou temos que contar com esses códigos no futuro?

O que é um código QR

A sigla QR corresponde a “Quick Response”, uma expressão inglesa que poderia ser traduzida para o português como “resposta rápida”. No código pode ser encontrado texto, link, e-mail, vídeo, mapa, material para baixar, etc. Para ler um código QR, você precisa de um leitor que, hoje em dia, já faz parte de smartphones e funciona do mesmo modo que um leitor de código de barras de supermercado. Você pode acessar a informação nele embutida com um único click em seu telefone. É muito simples – não é preciso reescrever, nem copiar nada. No Japão, onde esses códigos foram inventados, eles se tornaram, desde meados dos anos 90, em uma rotina da vida cotidiana. Em outros países, os códigos QR estão cada vez mais populares ajudado pela crescente popularidade dos telefones inteligentes.

Um exemplo de uso: Você desce a rua e vê um cartaz anunciando um show de sua banda favorita. Você lê o código QR do cartaz utilizando seu smartphone e abre o website da banda. Nele você vai achar que os bilhetes estão quase esgotados! Você rapidamente passa direto do website para a compra de bilhetes. Dentro de poucos segundos você tem sua participação no show garantida.

Aproveite os códigos QR para apoiar seus negócios

Os códigos QR podem ser inseridos em qualquer objeto: num cartão de visitas, numa passagem de avião, num voucher, ou mesmo, no edifício da sede de sua empresa. Existe uma vasta gama de opções, a utilização depende apenas de sua imaginação e criatividade.

A escolha do objeto para colocar o mosaico é muito importante, pois esta deve ser feita de acordo com o conteúdo embutido no código. Se tem um código QR inserido em seu cartão de visitas, é conveniente que o código abrigue informações sobre você e sua empresa ou outras informações úteis que, normalmente, não caberiam num cartão de visitas. Carregando o código, o proprietário de um smartphone pode facilmente salvar os dados diretamente para o telefone dele. Se você desejar adicionar um código a seu produto, por exemplo, num anúncio no jornal, insira no código o endereço do website no qual o cliente possa avaliar ou até comprar o produto em questão.

Crie seu próprio código QR

A criação de códigos QR é muito fácil. Basta ter um gerador destes códigos que pode ser facilmente encontrado à venda em vários websites (por exemplo, Delivr, QR Stuffnebo QRifier) e as informações que deseja nele incluir. O gerador permite que você imprima, salve ou mesmo que envie o código por e-mail. Isso depende apenas de suas necessidades atuais.

 

Você achou a versão de código QR em preto e branco pouco atraente? Com os serviços acima mencionados facilmente conseguirá criar códigos a cores ou adicionar neles uma imagem.