Tem uma banda? Torne o seu site o palco principal

15/02/2023

Você canta, toca, dança e os seus fãs adoram. Eles até seguem você em todas as suas contas de redes sociais. Existe uma maneira de unificar tudo e aumentar os seus seguidores. Qual? A resposta é:

Um site para a sua banda!

Sites de bandas são mais do que apenas uma presença digital

Muitos de vocês podem se perguntar: Eu realmente preciso de um site para a minha banda, se estou ocupado com as redes sociais?

Facebook, Instagram, YouTube ou Tiktok e várias plataformas de streaming são como a camada externa de suas bandas, a sua aparência. Já o site é a camada base que canaliza toda a sua energia para os lugares certos.

Sites não são zumbis

Eles podem ser úteis de várias maneiras! O seu site:

  • é o núcleo do qual todas as suas outras contas se desviam
  • pode ser o seu primeiro ponto de contato (a partir do qual as pessoas podem entrar em contato com você: e-mail, redes sociais, chat, formulários)
  • permite que você controle ainda mais o seu tráfego
  • maximiza o seu SEO
  • ajuda você a construir uma imagem e marca coerente
  • alimenta contatos com outros profissionais e empregadores (gerentes de eventos, produtores)
  • fornece uma presença multifacetada na Internet
  • permite ter uma presença contínua e consistente em vários idiomas
  • reúne todas as suas mídias (documentos, áudio, vídeo, links para outras fontes)
  • oferece a oportunidade de vender a sua música online

Veja o seu site como um meio de alcançar os seus potenciais colaboradores. Produtores e gerentes de eventos podem querer ver o seu portfólio concentrado num site profissional, em vez de uma página do Facebook cheia de comentários.

Monte o seu press kit eletrônico e o seu site está pronto!

Um press kit eletrônico (EPK) é um conjunto de materiais promocionais. Use-o para:

  • lançar a sua nova banda
  • promover os seus concertos e tours
  • lançar novas músicas/álbuns
  • anunciar a sua presença em feiras do setor e outros eventos

Lembre-se que todas as novidades são do interesse dos seus fãs, possíveis gerentes de eventos, gravadoras, produtores e da sua mãe orgulhosa. Por isso, o EPK é o ponto central do site da sua banda. Qualquer outra coisa será extras suplementares.

Exemplo de um press kit eletrônico

Exemplo de um press kit eletrônico

O press kit pode estar todo numa única página ou distribuído em várias páginas. Se você gosta de apresentar as suas informações como aperitivos para os leitores, recomendamos criar uma página por tópico. Aqui está o que você não deve deixar de mostrar:

O que incluir?

Página “Sobre Nós”

  • Incluindo fotos que refletem a identidade e o caráter da sua banda (o ideal são 3 fotos principais, não mais)

  • Uma biografia super curta destacando onde você está baseado e listando os seus principais marcos

Relações Públicas

  • Mostre onde você (e a sua banda) foi mencionado pela imprensa, cite artigos, críticas e programas de TV

  • Você também pode adicionar as impressões digitalizadas para download

Contatos

Eventos

  • Informações sobre shows (links para trabalhos profissionais, áudio, trechos de letras de músicas e mais fotos)

  • Os próximos eventos exigem um calendário e um formulário de reserva

A reserva de ingressos no seu site pode ser disponibilizada através de um botão para serviços de venda de ingressos de terceiros, como Eventbrite, Ticketmaster ou TickPick.

Dependendo de quão cheia está a sua agenda, você pode simplesmente listar os seus próximos shows ou exibi-los na forma de um calendário incorporado, como Google Calendar ou Bravenet.

Compartilhe e fique em contato

Você irá disponibilizar uma amostra das suas criações nas informações do show. Muitos artistas dedicam também uma página de música extra com a lista atual das melhores músicas no Spotify e outros. Para colocar vídeos e fotos, você não precisa ser um programador.

O Webnode já fornece uma visão geral para quem deseja adicionar áudio de música no seu site. Vamos ser mais específicos para vocês, profissionais.

Qual é a melhor plataforma de streaming que existe? Você deve usar uma ou mais? Beatport, Spotify… SoundCloud, Deezer etc.

Use o seu site para aumentar a sua base de fãs. Como vê, você tem várias opções por onde escolher.

Abra uma plataforma para discussões e inquéritos

Todos nós gostamos de interação. Abra discussões fazendo perguntas (por exemplo: o quanto você gosta da nossa nova música?) e inquéritos vinculados na forma de botões na página dos eventos, informações do show ou página de música.

Newsletters

Mantenha os fãs informados, atualizando as suas notícias e incluindo um calendário de eventos para mostrar os seus próximos shows. Recomendamos adicionar o apelo à ação que permite aos fãs subscrever a sua newsletter de forma adequada na sua página de contatos e/ou eventos. Ninguém quer ser bombardeado com pop-ups.

“Fan out” com redes sociais

Com o seu site, você pode direcionar intencionalmente os seus visitantes para as suas páginas sociais, o que aumentará a sua base de fãs. As suas redes sociais podem ser facilmente integradas no cabeçalho das suas páginas. Para atrair todos os olhares e aumentar as curtidas, coloque-os também na sua página de contatos e nas páginas do blog também.

Nas redes sociais você alcança principalmente os seus fãs e seguidores, pois elas permitem uma interação nos dois sentidos. As informações das suas páginas são mescladas com a vida dos seus fãs e eles podem postar vídeos deles gritando e pulando do palco no seu último show. O site, por sua vez, é mais estruturado: o seu conteúdo é controlado por você e a interação com seu visitante não é espontânea, mas redirecionada para formulários ou mídias sociais.

Assim, encorajamos você a estabelecer uma via de mão dupla entre as suas páginas de redes sociais e o site da sua banda. Desta forma, os visitantes (como produtores) que gostam de ver uma apresentação clara e organizada de você serão levados de volta ao seu site e os fãs encaminhados para as suas redes sociais.

Conte histórias no blog da sua banda

Você tem um grande grupo de fãs? Conte as peripécias da sua última tour, divulgue os bastidores e o processo de criação da sua música. Veja as postagens do blog como pequenas histórias. Mais informações sobre como criar o seu blog podem ser encontradas aqui.

Você tem um site da sua banda como o nosso diretor de design Jan Pater (Borrowd)? Compartilhe conosco nas redes sociais!