Como criar uma Campanha Publicitária nos Motores de Busca

Você já aprendeu sobre Publicidade Online e suas vantagens significativas sobre outras formas de publicidade. Agora vamos dar uma olhada em profundidade como criar uma campanha para anunciar no Google. Google Adwords oferece um centro de ajuda abrangente e nós selecionamos os pontos essenciais para você.

Abra uma Conta

Primeiro, você deve ter uma conta Google Adwords para acessar o sistema Adwords. Após criar sua conta, selecione o fuso horário e moeda. Certifique-se de configurá-los corretamente, porque posteriormente você não será capaz de mudá-los!

Construa uma Campanha

Quando você cria sua primeira campanha, defina o orçamento diário, localização geográfica e língua. Se esses atributos são idênticos para todos os seus produtos, você deve ter apenas uma campanha. Por exemplo, se você oferece serviços de babá em São Paulo e Rio de Janeiro, você certamente não quer conquistar clientes do Rio de Janeiro para o negócio em São Paulo e vice-versa.

Crie Grupos de Anúncios

Atribua palavras-chave e crie anúncios para cada grupo, você encontrará mais informações sobre isto no artigo Como funcionam os grupos de anúncios. Crie grupos de anúncios baseados nas suas palavras-chave!

Vamos dizer que você tem uma pousada em Fernando de Noronha, Pernambuco. “Para nossos clientes oferecemos a chance de sediar eventos de team-building.” Crie dois grupos de anúncios: férias de verão e eventos para empresas. No primeiro grupo, adicione palavras-chave como “pousada na praia”, “pousada na ilha”, etc Adicione “eventos empresariais”, “eventos team building” e “team building para empresas” no seu segundo grupo.

Seja Criativo

Crie apenas alguns anúncios para cada grupo. Google oferece algumas dicas úteis que podem ajudar você a escrever anúncios bem-sucedidos. Tente fazer seus anúncios o quanto mais eficazes possível, e lembre-se sempre de incluir palavras-chave. No entanto, tenha cuidado para não exagerar. Você precisa atrair usuários, não robôs. Com base no anterior “férias de Verão” por exemplo, o texto do anúncio pode ter esta aparência:

Pousada Girassol da Praia

4 estrelas, perto da área de mergulho – a partir de R$ 90/a diária

Selecione Palavras-chave

Para cada grupo de anúncios, você pode adicionar palavras-chave de forma aleatória, utilizando a ferramenta para Palavras-chave (Keyword Tool). Mas tome cuidado para não incluir as mesmas palavras-chave em vários grupos de anúncios. O sistema terá dificuldade em escolher quais são os anúncios para exibir.

 

Nosso resumo introduziu os conceitos e procedimentos básicos utilizados no Google Adwords. Vamos seguir com mais conselhos de como construir uma campanha bem sucedida. Lembre-se sempre que funciona melhor quando você cria uma campanha adequada às necessidades do seu negócio. E se você acha que criar uma campanha é um grande desafio nós podemos lhe ajudar com isto.