Uma boa disposição do conteúdo valoriza seu site

O que leva o público a gostar do seu site, comprar produtos ou aproveitar serviços nele propagados? Pense como se fosse um dos visitantes; entrando num site, com certeza você iria apreciar a fácil navegação nas subpáginas e a simplicidade de achar as informações procuradas.

Ultimamente tem se prestado muita atenção ao comportamento dos usuários da Internet ao navegar em websites. Surgem cada vez mais estudos sobre este assunto que vêm sempre acompanhados com heat maps que justificam os resultados obtidos.

O que é um “heat map” e para que serve

Um heat map, ou seja, um mapa de pontos preferenciais, é uma representação gráfica multicolorida da interação dos visitantes em um site. Ele é elaborado à base dos cliques, dos movimentos do mouse e/ou de um óculos especial que vigila pupilas dos olhos dos visitantes. Os heat maps são utilizados para localizar as partes dos sites mais atrativas e, consequentemente, para aprimorar a distribuição do conteúdo que vai aumentar a sua utilidade.

Fonte: www.tobii.com

Como distribuir o conteúdo do site?

Segundo os estudos realizados, a parte do site a qual os visitantes prestam mais atenção é a parte superior esquerda. Por isso, o canto esquerdo superior é utilizado para publicar a logomarca que no Webnode também serve como o link para a página inicial. Para facilitar a vida dos visitantes, é bom que você aproveite a parte do slogan para informar o objetivo do seu site e desafiar as visitas a conhecer o seu negócio.

Pense também na quantidade do texto que vai inserir na página inicial. Esta deve servir para dar uma ideia sobre o site, mas salve os detalhes para as subpáginas. Lembre-se que “tempo é dinheiro” e facilite aos seus visitantes a navegação no conteúdo com um menu o quanto mais explícito possível.

Atraia a atenção de forma esperta

Se você pretende chamar a atenção dos visitates do seu site, você precisa ser sábio. Quando optar por banners, atualmente uma das formas mais populares de atrair clientes, considere alguns fatos importantes. Banners são chamativos e, quando ligados a um programa de afiliados, podem ajudar a gerar lucro.

Porém, tenham cuidado. Os estudos acima mencionados comprovaram que os usuários comuns de Internet são cegos perante esta forma de anúncios. Na maioria de casos eles desconsideram todo e qualquer conteúdo que possa parecer um banner. Até o Google levou este fato em conta.

Não se desespere, a funcionalidade de um banner pode ser conservada se ele for bem escolhido e bem colocado. Você pode aproveitá-lo e ainda enforçar o objetivo dele com um texto relacionado ao assunto. E lembre-se de optar por um banner original ou criar o seu próprio. Você também preferiria informações novas, não repetidas.

 

Quais são outros fatores que você considera importantes na contstrução de um site? Compartilhe suas experiências com a comunidade Webnode 😉