Como Escolher o Assunto Ideal para Fazer um Blog

13/06/2012

Para fazer um blog de sucesso, uma das estratégias mais importantes é sempre escrever sobre assuntos interessantes. Por este motivo, às vezes é necessário encontrar um novo tema, especialmente quando você sente que lhe está faltando inspiração nos tópicos já existentes. Neste artigo trazemos as ferramentas que vão lhe ajudar a (re)encontrar inspiração para você escolher o assunto ideal para fazer um blog.

Se você ainda não tem um blog você pode criar o seu próprio blog acessando a página da Webnode.

Um bom tema faz um blog de sucesso

A qualidade de um tema está diretamente relacionada aos objetivos do seu blog. Os objetivos podem ser:

1) Mostrar que você é perito em seu campo de atividade – Escolha um tema que você domine e se sinta à vontade para escrever. Para ajudar na divulgação, compartilhe os seus artigos em fóruns sobre o tema. Se os seus artigos são profissionais, aconselhamos a promover em redes sociais especializadas, como o Linkedin.

2) Criar uma comunidade em torno do seu blog – Não importa se fala de futebol, música ou economia. O importante é criar interação com os seus usuários, incitando-os a comentar e a participar no seu blog.

3) Ganhar dinheiro com o blog – Se você deseja dedicar grande parte do seu tempo a blogar, então será um incentivo se você ganhar uma renda extra com o seu esforço.

O seu blog deve ser diferenciado dos outros e deve se tornar único não só na aparência como também no conteúdo. Temas úteis e/ou interessantes, juntamente com sua opinião própria garantirá o retorno constante dos seus leitores.

Onde encontrar um tema interessante

Para ajudar você na busca por um assunto interessante para escrever em seu blog você pode usar as seguintes ferramentas gratuitas:

Google Trends – é uma ferramenta muito completa que permite identificar as questões atuais ou aqueles que têm maior impacto online. É certamente uma fonte de questões importantes a ter em conta.

Você apenas tem que inserir a palavra ou frase que pretende analisar. Depois disso, você pode selecionar o país / região desejada, bem como o intervalo de tempo, e ver como varia dependendo do tempo e lugar.

Se tem um negócio e ainda está em dúvida se é uma boa ideia usar um blog para promové-lo, veja o nosso artigo Porque blogar é bom para o seu negócio. Você poderá achá-lo útil!

Você conhece um outro jeito de encontrar novos temas? Compartilhe-o connosco e com outros blogueiros! Está a planejar começar a blogar? Experimente o guia passo a passo.