Como e porque fazer concursos no facebook

Um concurso no Facebook bem planeado poderá ser um trunfo para a sua empresa.  Concursos no Facebook são ideais para reforçar a marca da sua empresa, assim como para conquistar novos seguidores e potenciais clientes. Mas nem tudo é tão simples, pois você deverá ter noção de como fazer um concurso no Facebook (existem regras rígidas) e traçar os seus objetivos com o concurso. Se você deseja fazer um concurso no Facebook, este artigo é para você.

Como fazer um concurso no Facebook

Se você vai fazer um concurso no Facebook, deve obrigatoriamente ler as regras do Facebook sobre concursos, para que não venha a ter problemas. Dentro deste conjunto de regras sobre concurso do Facebook, há quatro regras que muitas vezes são ignoradas mas que você deverá ter em conta:

  • Não pode decorrer no mural do Facebook – você terá que fazer o um aplicativo.
  • Não pode utilizar o botão like como forma de votação.
  • Não deve contactar com os vencedores pelo Facebook
  • Não deve incitar os participantes a gostarem da sua página.

De forma a contornar estas regras impostas pelo Facebook, você deverá ser o mais criativo e original possível, tendo sempre em mente os objectivos que a sua empresa tem para o concurso. Esses objetivos poderão ser vender mais, promover a marca, promover um produto ou um evento em particular, ganhar fãs, etc.

Para que o seu concurso atinja um número maior de interessados em participar, é indispensável que parte do seu orçamento para o concurso seja investido em Facebook Ads. Os artigos patrocinados no Facebook complementam a sua estratégia de marketing na rede social e são fundamentais na visibilidade da sua marca, dentro da rede social. Com Facebook Ads, vai atrair novos participantes e mais pessoas interessadas na sua marca.

Vantagens com concursos no Facebook

Cada tipo de empresa, marca ou comunidade tem as suas próprias características e portanto têm o seu tipo de concursos ideal. Porém, existem vantagens com concursos no Facebook que são comuns a todas as empresas, tais como:

  • Aumentam o impacto da sua marca (Branding) e gera um maior interesse por ela;
  • Aumenta o número de seguidores e portanto o número de potenciais clientes;
  • Cria laços no relacionamento vendedor-cliente;
  • Reforçam a confiança na sua marca por parte do consumidor;
  • Pode ter um efeito viral.

Estas são razões mais do que suficientes para que você crie uma estratégia para o Facebook e comece a interagir com os seus usuários pois, nos dias de hoje, uma empresa que não esteja no Facebook, está a perder terreno para a concorrência.

E para vocês, quais são as maiores vantagens com concursos no Facebook?