História de sucesso: Futexcel.com

Marcelo criou o seu site Webnode em Março de 2010. Apaixonado por Futebol e Excel, criou um sofisticado bolão da Copa do Brasil e com a ajuda das redes sociais, despertou a atenção da mídia e dos sites de downloads.  Uma das mais conceituadas revistas do Brasil, a Revista Exame, o elegeu como o bolão mais sofisticado do Brasil e sites conceituados como o Baixaki, o Superdownloads e o Softonic começaram a distribuir as suas tabelas. Hoje em dia, o seu bolão é utilizado pelo jornalista Rica Perrone do globoesporte.com, para fazer o bolão dos famosos que junta 122 celebridades de todo o Brasil.

 

Nome: Marcelo Paixão

Site: http://www.futexcel.com/

Formação: Marketing

Como surgiu a ideia de criar o seu site?

Eu tinha vontade de compartilhar com as outras pessoas o que eu fazia de melhor. Sou apaixonado por Futebol e Excel e sentia que as tabelas que existiam na Internet podiam ser melhoradas. Pesquisei os meus concorrentes e decidi inovar. Então, criei o meu site para compartilhar as minhas próprias tabelas.

Porque escolheu a Webnode para compartilhar as suas tabelas?

Eu me encantei com a possibilidade de ter um site grátis em 5 minutos, grátis e sem propagandas. Isso me poupou imenso tempo. Webnode é a melhor escolha no meu ponto de vista, principalmente para iniciantes. Até uma criança pode criar um site incrível, arrastando e soltando widgets.

As ferramentas da Webnode o ajudam na divulgação do seu site?

Webnode é bem completo. Uso muito os widgets da Webnode, assim como a ferramenta do código embutido, onde você pode utilizar vários scripts e você pode dinamizar ainda mais o seu site. Também a parte do SEO, que permite configurar as propriedades da página muito facilmente, os feeds (RSS) que vêm praticamente prontos e são automaticos. Além disso, é muito fácil para compartilhar os artigos que você escreve.

Quais as técnicas de SEO que utiliza para o seu site?

Além das redes sociais, eu utilizo muito a técnica de link building. Distribuo as minhas tabelas por diretórios, sites de downloads, criei também um mini-blog e uma fan page que servem de apoio ao site, incluindo links para páginas de suporte no meu site. Como são vários lugares a distribuir as tabelas e elas têm imensos downloads, os usuários acabam por retornar ao meu site, quer para tirar dúvidas ou para conhecer o meu site e o meu trabalho. Estes backlinks ajudam muito o meu site a ter um melhor posicionamento no Google. Eu também faço uso do Social BookMarking e do básico, como meta-tags, palavras-chave, etc.

Qual a importância do Google para o seu negócio?

Eu uso quase todas as ferramentas do Google, mas o Analytics é essencial para eu elaborar as minhas estratégias. Através dele vejo quais são as páginas com mais acessos. Assim, posso melhorar essas páginas e colocar os conteúdos mais importantes. Também uso outras ferramentas, como a ferramenta do Google para Webmasters, assim como o Adsense. O Google é sem dúvida importante para o meu negócio.

Qual seu posicionamento no Google para as suas palavras chave e como as escolhe?

Eu encontro-me na primeira página, para palavras como “bolão excel” ou  “tabelas futebol excel”.

Sempre procuro primeiro nas ferramentas do Google (Google Keywords Tool), quais são as palavras-chave que mais são procuradas e tento especificar. Porque se você coloca no Google “Excel”, existem milhões de resultados e a concorrência é maior. Então eu coloco, por exemplo:  “tabelas libertadores excel”, “tabelas do brasileirão em excel”, “tabelas excel eurocopa”, etc. Como é mais especifico, você está a fazer algo autêntico e diferente. Eu tento ver a concorrência, analiso o que eles fazem  e vejo onde posso me diferenciar.

 

Obrigado Marcelo pela entrevista, desejamos-lhe muita sorte e ainda mais sucesso. Ficamos felizes por fazer parte do seu sucesso.

Se você também tem uma história de sucesso que gostaria de partilhar com a comunidade Webnode, escreva-nos para web-do-mes@webnode.pt