Como aparecer melhor no Google usando otimização de imagens

27/06/2012

Você sabia que a busca de sites através de imagens postadas na Internet cresce exponencialmente a cada ano? O aumento do uso das imagens que você vê em toda parte simplesmente muda o papel que as imagens desempenham tornando-as ainda mais importantes. Por exemplo, somente no Facebook, em 2011, foram postadas mais de 100 bilhões de fotos. As pessoas adoram não apenas imagens estáticas, mas também infográficos. Continue lendo para saber como fazer seu site Webnode aparecer melhor no Google otimizando as suas imagens.

 

Todos os webmasters que procuram otimizar sites o máximo possível, escrevem conteúdo especializado e original. Contudo, muitas pessoas esquecem que também podem otimizar suas imagens. As imagens otimizadas em um site poderão atrair visitantes tanto quanto os próprios títulos e partes dos artículos.

Então, como otimizar as imagens para a pesquisa de imagens do Google?

Primeiro precisamos saber como o Google identifica e indexa todas as imagens. Assim você pode ajudar a proporcionar melhores e mais relevantes resultados para os visitantes do seu site. Veja nos passos seguintes as melhores práticas e também conselhos que você deve evitar para poder fazer o seu site ter melhores resultados nos resultados das pesquisas do Google:

1) Carregue apenas imagens nos formatos .BMP, .GIF, .PNG, .JPEG ou .SVG que podem ser indexadas pelo Google.

2) Atribua nomes para as imagens com um significado adequado ao conteúdo da imagem, de preferência detalhados e informativos. É melhor escolher um nome como “copo-verde.jpg” do que um nome vago como “IMG100.jpg” ou “DSC_1025.jpg”.

3) Acompanhe a imagem com um texto alternativo onde seja mencionado o nome da imagem. Por exemplo, “copo verde sobre a mesa” como texto alternativo será mais legível para os motores de busca perceberem que tipo de imagem se trata, ganhando a sua imagem mais visibilidade e relevância no Google para essas pesquisas. Leia também a nossa dica rápida de como inserir o título de uma imagem em seu site Webnode!

4) Use uma palavra-chave de forma adequada e dentro do contexto. Evite colocar muitas palavras-chave na descrição de qualquer imagem, como “copo copo copo mesa verde fixa estabelecida …” porque com a adição deste tipo de texto alternativo, o seu site pode ser percebido como spam.

5) Evite incorporar uma informação ou um texto importante na forma de uma imagem no menu ou cabeçalho do site. Este texto não é indexado pelo motor de busca.

Crie o seu site agora mesmo para aproveitar estas dicas e fazer seu site aparecer no Google utilizando as imagens otimizadas. Você está planejando desenvolver SEO em seu site? Experimente o guia passo a passo.