5 Erros mais Graves em Sites de Empresas

Um ditado bem conhecido no mundo online diz: “Quem não está na Internet, é como se não fosse.” Empresas, em geral, estão conscientes disso e a maioria possui seu próprio website. No entanto, há muitas delas que, sem querer, sabotam seus próprios sites. O ponto mais fraco, geralmente, é já a página inicial. Porém, os problemas não param por aí. Fique atento para não cometer erros graves na hora de criar o site da sua empresa.

1. Comece com a pergunta PORQUE?

O problema mais básico é que a página inicial, não explica claramente o porque este site foi criado e o que tem de oferecer para mim, como um visitante. Em um site, encontrei o seguinte exemplo:

“Seja bem-vindo à nossa loja online xxx. Nossa empresa é o importador exclusivo de vários excelentes produtos que não são apresentadas no mercado tcheco. Esperamos por isso, que você goste da nossa oferta.”

E o texto continuava no mesmo tom. Para eu descobrir o que eram estes produtos tão excelente que poderia comprar na loja deles, precisei, literalmente, fazer uma pesquisa no site.

Simplifique a vida de seus clientes e ofereça o que for o mais importante já na página inicial. O que você gostaria que eles fizessem no seu site? Na seguinte tabela você vai encontrar exemplos de áreas de atuação diferentes e o conteúdo ideal para sua página inicial.

Tipo do site Objetivo Conteúdo da página inicial
Loja online Vender produtos mais vendidos, banner com a imagem do produto direcionado para uma categoria interessante
Blog Máximo de leitores Top artigos, RSS, cadastro para receber newsletter
Site empresarial, por ex. hotel Máximo de reservas fotos convidativas, possibilidade de fazer uma reserva

 

2. Notícias publicadas 5 anos atrás?

Outro erro que têm atormentado muitos sites, são informações desatualizadas publicadas online. Foram aleatoriamente selecionados 200 websites criados no Webnode para verificarmos como eles usam a seção de notícias. Apenas 38% deles tinham esta seção regularmente atualizada. O resto ou não informava nada sobre notícias, ou esta seção estava desatualizada.

Ignorar justamente esta parte do site é realmente uma má escolha, que necessariamente dá ao seu site a impressão de falta de profissionalismo. Isso é apenas um pequeno passo para que comecem a duvidar de atualidade da sua oferta e de qualquer informação no site. E para piorar as coisas, otimizar um website sem notícias para os motores de busca, é muito mais difícil. Você também tem um escopo mais restrito para o jogo com palavras-chave.

3. Seu cartão de visita sem contato

Imagine que você recebe um cartão de visita, onde não há qualquer endereço, e-mail e número de telefone. Muito provavelmente você vai achar que se trata de uma piada de mau gosto. O mesmo acontece com websites. Endereço, telefone, e-mail (ou formulário de contato) são essenciais. Infelizmente, algumas empresas ainda têm medo de publicar o contato no seu site e muitas outras têm informações de contato desatualizadas. Isso levanta suspeita sobre a empresa que, deste modo, vai perder clientes em potência que estão interessados em seus produtos.

4. “Eros gramático podem açustá”

O maior pesadelo para os visitantes são erros gramaticais. Algumas pessoas são muito sensíveis a esses erros e o que pode desencorajá-los a permanecer no seu site.

Ao mesmo tempo, evitar alguns erros não é tão difícil. Basta preparar o texto no Word, onde as palavras com erros de ortografia  são automaticamente sublinhadas. Você também pode pedir a alguém para ajudar com a cprreção. Para alguém com uma visão “de fora” fica mais fácil notar abusos cometidos no texto.

5. Ausência da página com referências

Outro pecado muito comum de administradores de websites é o descuido da seção “Referências”. Por exemplo, o estudo Studie The Trust Factor conduzido pela About.com refletiu que os consumidores têm dificuldade de se orientar em uma grande quantidade de informações. No mundo online, então, eles filtram informações à base de confiança. Por isso, cada empresa enfrenta uma tarefa muito difícil: construir a confiança. Nessa situação, o que pode ajudar, não é apenas um site, mas especialmente a seção com referências.

Agora é a sua vez. Crie o seu site e certifique-se de que você não irá cometer estes erros e se privar dos clientes desnecessariamente. A correção deles pode se refletir dramaticamente no lucro da sua empresa.