Formulários para seu site – um guia útil

Criando formulários com Webnode e Google

Você está introduzindo um novo produto no mercado? Faça uma pesquisa de mercado! Está organizando um evento e precisa criar uma inscrição online? Sem problemas, vamos lhe mostrar como usar o Formulários Google.

Webnode e seu criador de formulários integrado podem ajudar você em muitos casos em que um formulário possa ser necessário. Os tipos de formulários mais comuns, como formulário de contato, inscrição em newsletter ou formulário de pedido, são predefinidos e estão disponíveis no editor com apenas alguns cliques. Você também pode criar qualquer outro tipo de formulário por conta própria. O editor lhe permite:

  • Adicionar vários tipos diferentes de campos e removê-los 
  • Renomear os campos
  • Configurar campos obrigatórios
  • Definir o que acontece depois que um formulário é enviado
  • Armazenar todos os dados enviados com segurança em um só lugar

Criamos um manual de instruções detalhado para você seguir no nosso Guia online. Se você precisar de uma solução mais complexa do que oferecem os nossos formulários, recomendamos que utilize o Documentos Google. Sua oferta é mais do que satisfatória.

O que é Google Drive?

Em termos simples, trata-se de uma versão online e gratuita do pacote MS Office. Ela permite criar documentos de texto, planilhas ou apresentações. Você pode compartilhar seus documentos com colegas selecionados ou no seu site. Existe apenas uma condição – você precisa ter uma conta do Google.

Como criar um Formulário Google?

Digamos que você já tenha sua própria conta do Google. Ela é criada automaticamente ao você registrar uma conta de e-mail no Google – Gmail. Nesse caso, você pode ir diretamente para o seu próprio espaço no Google Drive. Clicando no botão “Novo”, você pode criar um novo formulário e dar asas à sua criatividade.

Criando um novo formulário com Google

Criando um novo formulário.

Como funciona o Formulários Google e quais são as funções básicas que você pode utilizar? 

  • Atribuir um nome e uma descrição ao seu formulário
  • Escolher uma fonte e cor, ou adicionar uma imagem ao cabeçalho do formulário
  • Adicionar novas seções e duplicar qualquer parte do formulário
Opções de personalização de um formulário Google

O símbolo de paleta abre opções de temas e personalização de elementos gráficos.

Opções de edição nos formulários Google

O painel à direita permite editar cada seção.

Usando opções avançadas com formulários Google

O ícone da roda dentada no canto superior direito marca configurações gerais e avançadas. Lembre-se de selecionar a opção “Coletar endereços de e-mail”.

Organizando entradas de formulário Google

Você prefere que as respostas estejam ordenadas e classificadas? O ícone verde permite exportá-las para o Planilhas Google.

DICA: Você sabia que pode transformar um formulário do Google em um testes online? Escolha a opção “Testes” nas Configurações (sob o ícone de roda dentada) e divirta-se! Você pode agregar valor às respostas e escolher o que os entrevistados podem ver depois de submeter o teste.

Criando testes com o Formulários Google

Opções de configuração dos Testes

Como publicar um formulário online?

Agora você sabe como os formulários do Google funcionam. Quer saber como compartilhá-los? Existem várias opções. Você pode enviar o formulário por e-mail. Basta clicar no botão “Enviar” e preencher os endereços de e-mail dos destinatários. Se desejar, adicione uma mensagem para os leitores.

Em segundo lugar, você pode compartilhar o link do formulário. Cada documento, formulário, planilha ou apresentação criados com o Google Drive tem um link que você pode usar para compartilhamento. Antes de compartilhar, decida quais direitos cada um dos usuários obtém (somente leitura, comentários ou edição).

Em terceiro lugar, e mais importante, você pode adicionar o formulário diretamente no seu site. É fácil e pode ser feito com apenas dois cliques. Basta clicar no botão “Enviar”, escolher a terceira opção “<>” (colchetes angulares), e a opção “ Incorporar HTML” aparecerá. Ai está! Copie o código, insira-o no seu site, publique e seu formulário estará online. Se você não tiver certeza de como adicionar o código HTML ao seu site Webnode, confira o tutorial disponível no nosso Guia online.

Opções de compartilhamento dos formulários

Compartilhar um formulário é fácil e intuitivo.

Você já deparou com uma situação em que um formulário foi útil? Qual solução funcionou melhor para você? Webnode, Google ou outros serviços, como CrowdSignal ou Wufoo? Compartilhe as suas dicas nos comentários!