História de Sucesso: Trabajos por el mundo

As espanholas Malena Mangas e Saskia Van Liempt, são ligadas ao mundo da comunicação (jornalista e publicitária, respectivamente). Em Setembro de 2011 elas decidiram criar juntas um site na Webnode, “Trabajos por el mundo” (Trabalhos pelo mundo), um site que tem como objetivo ajudar na busca por empregos fora da Espanha. Malena e Saskia buscam os melhores e mais confiáveis empregos para anunciar entre os visitantes. Em menos de um ano de existência, o site teve mais de 40.000 visitas por mês. Nós tivemos a oportunidade de entrevistar Malena e graças a ela pudemos descobrir mais sobre o sucesso do seu site Webnode.

Site: Trabajos por el mundo
Webmasters: Malena Mangas (jornalista) e Saskia Van Liempt (publicitária)

Malena, como surgiu a ideia de criar o site?

Tanto Saskia como eu, tínhamos muita experiência em procurar empregos no exterior e, é fato que, na Espanha, o jornalismo e a publicidade são setores bastante instáveis, por isso pensamos que os conhecimentos acumulados ao longo de nossas carreiras poderiam ser úteis para as pessoas. Em setembro do ano passado pensamos em criar um site chamado “Vente a Alemania” (“Venha para a Alemanha”), no qual iríamos promover as ofertas de trabalho nas quais se solicita mão-de-obra espanhola para este país. No entanto, no final, nós decidimos expandir para as ofertas de todo mundo, para ajudar as pessoas que não sabem onde procurar este tipo de emprego.

Por que você acha que o seu site tem sido tão bem-sucedido?

Procurar trabalho fora da Espanha é um fenômeno relativamente recente. Nos últimos anos tem sido moda mostrar em programas de TV como é a vida fora do país, isso também tem contribuído muito para tornar real o sonho das pessoas. Por exemplo, antes se acreditava que a ideia de emigrar era um grande infortúnio, mas agora estamos descobrindo o quanto é gratificante para a carreira pessoal.

Um site pode ser útil para a promoção pessoal de um desempregado, por exemplo, para mostrar o seu CV e trabalhos anteriores?

Eu acho que é fundamental. Demonstrar o que você sabe faz de você um líder. Há áreas em que você pode encontrar trabalho sem ter seu próprio site. Por exemplo, designers, jornalistas, publicitários e profissionais de marketing, são pessoas que precisam estar constantemente mostrando suas habilidades. Mas eu acho que mesmo em qualquer outro setor, a disponibilidade de um site pode ser uma vantagem muito boa. Imagine, por exemplo, uma pessoa que se dedica à cozinha e tem um blog onde ela compartilha receitas e dicas. Ou mesmo um professor. Eu conheço a história de um professor de matemática que começou a compartilhar em sites, artigos e atividades desta matéria. Hoje é uma das pessoas que mais ganha dinheiro com seu site. Em resumo, a presença na web é absolutamente necessária se você quer fazer a diferença.
Você criou a sua página com a Webnode. O que a levou a escolher o nosso sistema ?

Webnode tem várias vantagens, em primeiro lugar, é simples e automático. Depois de ter a ideia de que você quer fazer um site, com Webnode você pode tê- lo criado e funcionando em uma tarde. Você percebe que em poucos dias o seu site vai estar em todos os motores de busca. Inclusive se você for esperto e inserir boas palavras-chave, você vai estar rapidamente em boas posições nos resultados de pesquisas. Além disso, é claro, há muitas outras vantagens importantes, tais como modelos, a integração em redes sociais, criação de URLs personalizadas e uso do domínio próprio.

 Você acha que é importante dispor de domínio próprio?

Absolutamente. É uma opção muito barata e que situa você no mundo. É algo básico. Deve ser dito que os subdomínios Webnode funcionam muito bem.  Se você quer que ter um free website, o subdomínio gratuito lhe cairá muito bem. No entanto, se o seu negócio é mais sério, é essencial o registro de um domínio próprio.

De onde as pessoas vêm para o seu site ?

Agora mesmo temos um tráfego incrível vindo do Google, em parte porque estamos em uma indústria com alta demanda. Há pessoas que vêm diretamente até nós procurando por “empregos pelo mundo”, mas muitos visitantes nos encontram no Google por palavras-chave como “trabalho na Suíça”, “trabalho na Alemanha” ou “estágios”. Nós também temos um grande número de visitantes, através de redes sociais como Facebook e Twitter.

Você usa alguma técnica de SEO?

Com Webnode é muito fácil editar o endereço URL das propriedades de cada página. A nível geral da página, prestamos muita atenção nas meta-tags (etiquetas). Nós temos muito bem definido ambas as palavras-chave e descrição. Nós acreditamos que se tivemos isto configurado corretamente, o resto funciona praticamente sozinho. Se começaremos  a otimizar as etiquetas e as palavras-chave individualmente para cada artigo, desta forma podemos melhorar ainda mais o nosso SEO.

Nós agradecemos a Malena por nos permitir realizar esta entrevista. Boa sorte e sucesso para o site e para os visitantes à procura de empregos.