Comunicação nas empresas

A base de clientes ativos, em uma empresa de pequeno porte, é a coisa mais importante para seu negócio. Uma empresa está destinada ao sucesso ganhando a credibilidade e o respeito dos clientes e, ao mesmo tempo, mantendo a boa imagem da sua marca. Como exatamente você pode alcançar isto? Leia este artigo para ver a solução! 

Comunicar-se de forma eficiente é a chave para boas relações com os clientes. Se boas habilidades de comunicação não são levados em conta, a empresa estará fadada ao fracasso. Os pontos a seguir explicam o que fazer e o que não fazer numa estratégia de comunicação eficiente de uma empresa.

Fazer

Ouça com Atenção

Esta é a chave para compreender e interagir com seus clientes. Não se deixe distrair e não deixe isto no fim da lista de suas prioridades. Concentre toda a sua energia para ouvir seus clientes a fim de agir de forma eficiente e evitar mal-entendidos. Seu site deve ter ferramentas para “ouvir” os clientes. Adicione um fórum de discussão ou uma página de livro de visitas para seus clientes escreverem para você pessoalmente!

Fale a Verdade

É claro que você gostaria de retratar o seu produto ou serviço como líder em seu campo do mercado, só não se empolgue! Está tudo bem se os clientes descobrirem espaço para melhoria, você pode agradecer-lhes pela sua observação e usá-la para futuros desenvolvimentos. A ideia principal é que você garanta que os clientes saibam o que está realmente acontecendo. Se eles se sentem enganados, sua marca vai sofrer.

Seja Breve

Nossa comunicação, em geral, está se tornando cada vez mais curta e mais rápida, então mantenha suas mensagens curtas e vá direto ao ponto. Você pode usar o Twitter para enviar uma mensagem curta para o público, adicione uma ferramenta do Twitter no seu site. Lembre-se de que o silêncio também pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação, então use-a quando necessário.

Use “Eu”

Não tenha medo de falar a partir do seu ponto de vista. Isso mostra confiança, experiência e responsabilidade. Tomar uma posição e dizer: “Eu acredito que este …” ou “Eu sou responsável por isso …”

Não fazer

Não esmague o seu concorrente

Falar negativamente sobre um concorrente é apenas uma maneira ruim de tentar aparecer superior no mercado. No olho do leitor ou ouvinte, isso gera o efeito contrário. Recomendamos fortemente evitar isto a todo o custo.

Não use jargão

Clientes, especialmente os novos, provavelmente não são especialistas na área. (É por isso que eles procuram você!) Jargão pesado ou termos técnicos podem causar confusão e frustração. Isso pode levar seus clientes em potencial a desistir, logo no início, de negociar e até mesmo a se sentir apreensivo em confiar em você. Então, seja simples em suas palavras e descrições. Lembre-se, as imagens sempre esclarecem qualquer dúvida, adicione uma galeria de fotos no seu site.

Não deixe as suas emoções lhe guiarem

Como em todas as áreas de interação humana, há um risco de conflito em função da comunicação empresarial. A chave, a fim de proteger a sua imagem e sustentar a credibilidade, é manter a calma. Esta é a mais difícil de todas as ações, garantimos que praticar esta regra de ouro traz suas recompensas.

Se você estiver interessado em mais dicas de comunicação empresarial, confira nosso artigo sobre comunicação em redes sociais. Se você tem um site de negócios, veja nosso artigo sobre os principais erros cometidos nos sites de negócios que devem ser evitados!

 

Quais são os fazer e não fazer que você aplica na sua comunicação empresarial?