Dica rápida: 4+1 regras de ouro para criar links

Os links (ou ligações) são atalhos que nos facilitam a navegação na web. Diferenciam-se do resto do texto pois frequentemente têm cor diferente e texto sublinhado. Ter um website com uma boa estrutura de links é como ter uma livraria onde os livros são organizados por temas: as pessoas sabem exatamente onde podem encontrar a informação! Se o seu website é uma estante de livros desarrumada, este artigo vai ajudá-lo!

Regras de ouro com links

1. Não altere o formato do link

Os links devem ter um estilo uniforme, isto é, devem ser iguais em todo o site. Todos os templates Webnode têm o seu estilo predefinido, com as cores ideais para cada template. Se mudar a cor dos links, assegure-se que muda em todo o site. Evite sublinhar o texto normal, pois isso só vai criar confusão no visitante.

2. Use texto relevante nos links

Escolha um texto ancora que reflita o conteúdo do artigo linkado.

O mau exemplo: Para criar links no site clique aqui.

O bom exemplo: Para criar links no site leia o artigo sobre como inserir links.

O Google valoriza a qualidade do texto ancora e melhorará os seus resultados no motor de busca para essas palavras.

3. Links para outros sites

Se vai adicionar um link para uma página exterior, tenha atenção que elas abrem numa nova janela. Caso contrário, você poderá estar a redirecionar o visitante para outro site, fazendo com que ele abandone o seu site.

4. Inclua notas nos links com ficheiros para download

Se o seu link é para um ficheiro que o visitante vai fazer download, você deverá informá-lo acerca do formato e do tamanho. Por exemplo: Aqui você pode fazer download do nosso menu (.pdf, 25 KB).

5. Bônus – Links nas imagens

Crie imagens com títulos e um bom impacto visual e nelas adicione um link. Isto tornará o seu link mais visível. Saiba mais como promover os seus links com imagens. Se tem dúvidas como inserir links no seu site, consulte o artigo sobre como adicionar links.

Estas são 5 regras de ouro na utilização de links. Anda a cumprir com elas?