Vantagens e Desvantagens da Otimização SEO e da Publicidade Paga no Google

Você criou um site para sua loja ou empresa e, é claro, você quer que o máximo possível de pessoas vejam o seu site. Mas como o seu site pode chegar à primeira posição em resultados de busca? Se o seu produto ou serviço é procurado através do Google, sua página pode ser exibida em dois lugares; em resultados de pesquisa orgânica ou através da publicidade paga no Google.  

Resultados de pesquisa orgânica (SEO)

Resultados de pesquisa orgânica (mostrado em quadro verde na imagem abaixo) são exibidos abaixo dos anúncios pagos (marcado em quadro vermelho na imagem abaixo). Para aparecer entre os melhores resultados orgânicos de busca, você precisa otimizar seu site.

O principal objetivo do Google é mostrar aos usuários o conteúdo mais relevante e da mais alta qualidade relacionados com o termo ou palavra utilizada na pesquisa. Para sugestões sobre como  otimizar corretamente seu site para pesquisa orgânica, por favor leia as instruções: Otimização para o Google.

+ Vantagens: Otimizar seu site para os motores de busca (SEO) permite que sua página em um motor de busca apareça em resultados da pesquisa absolutamente de graça. O efeito de seus esforços vai durar por um tempo muito longo.

– Devantagens: Otimização é de fato uma atividade muito longa, contínua, e é claro que seus concorrentes também estão trabalhando duro. É provável que os resultados de seus esforços levem tempo para aparecer. Além disso, se você quer manter e melhorar sua posição na pesquisa, é necessário otimizar o site regularmente. Usar os serviços de um especialista pode ser um item importante no seu orçamento.

Publicidade paga no Google – Google AdWords

Anúncios pagos (PPC = Pay Per Click, i.e. Pague por clique) no Google são exibidos em primeiras posições acima dos resultados orgânicos, ao longo deles no lado direito, e às vezes, na parte inferior da página. Siga as instruções de como criar uma campanha publicitária em motores de busca.

+ Vantagens: publicidade paga traz o efeito rápido. O texto do anúncio será exibido imediatamente para os seus clientes potenciais. Diferentemente dos anúncios tradicionais impressos ou na TV, você só paga pelo cliente envolvido, isto é, por cliques no seu anúncio, e não pela aparição dele.  Ao anunciar no Google, você chegará às pessoas que estão procurando pelo produto oferecido.

Desvantagens: Pode ser que, se você otimizar sua campanha para palavras-chave muito gerais, o preço por clique ficará muito alto. Portanto, é necessário otimizar os anúncios adequadamente . Além disso, se a validade de uma campanha publicitária expira ou o orçamento dela se gasta, a exibição de anúncios é imediatamente  interrompida e você perde visitantes valiosos.

Que procedimento que você escolheria?

A melhor solução é combinar os dois métodos. Para um site devidamente otimizado desde o início e preparado com bom conteúdo, crie anúncios no Google. Ganhe um número crescente de visitantes e clientes em potencial para o seu site. Você mesmo pode fazer a publicidade com o Google AdWords.

Você estaria interessado em um curso sobre Otimização para motores de busca (SEO), ou a criação de publicidade online com o Google Adwords?

  • olá, um amigo meu, dono de um grande blog (nao é webnode) me deu algumas dicas para o meu blog, uma delas é que as pessoas gostam d ver imagens nas piblicaçoes, e nas mihas só vê as imagens, depois que clicka no link, eu queria colocar pra mostrar a imagem do lado do artigo, como em outros sites, só que nao sei como fazer isso, pode me ajudar?

    • Olá Mateus, você pode fazer a criação de catálogos de artigos, onde você poderá colocar o título do artigo e uma pequena introdução e aí quando o visitante clicar nisso será direcionado para o artigo completo com fotos. Para melhor esclarecer esta dúvida aconselhamos você entrar em contato com o suporte@webnode.pt e/*ou tentar uma das funções listadas nos links a seguir: http://bit.ly/TAVhTT ou http://bit.ly/LuYIF3