Raio-X: corrigetextos.com

 

Com o interesse crescente sobre a nossa análise de sites, continuamos com o terceiro Raio-X. Depois do site com foco social e empresarial, segue agora um com objetivo educacional. Hoje é a vez do corrigetextos.com. Leia sobre os pontos fortes e as sugestões para melhorias e inspire-se! 

 

Seleção de cores

Para um site do gênero educacional, é conveniente optar por cores mais suaves para que o visitante se concentre mais no conteúdo do que no design do site. As cores marrom e azul combinam muito bem com o site e o seu objectivo. Os visitantes deste website certamente apreciarão também o design simples que não distrai a atenção do motivo da sua visita ao site.

Conteúdo da página inicial

Na página inicial, encontramos um grande número de links e o campo de pesquisa. No entanto, ela não contém qualquer texto simples introdutório com informação básica sobre o objetivo do site. Se o intuito principal é que os visitantes enviem seus textos para correção, explique a importância deste serviço num curto parágrafo e não se esqueça de adicionar um link para a página através da qual eles podem enviar seus textos. Ao analisar o site, encontramos na página “Sobre nós” este material que seria ideal para a página inicial:

Sugestão de conteúdo para a página inicial

DICA: Na página “Sobre nós”, você pode introduzir um pouco mais detalhadamente a sua equipe e o trabalho que vocês fazem. Também poderia incluir mais uma página com serviços oferecidos com uma breve descrição de cada um deles.

 Contato sempre visível

Para um visitante é extremamente importante sentir-se livre a contactar o dono do site. Uma caixa com dados de contato visível é a parte imprescindível de cada site confiável. No site corrigetextos.com, o e-mail de contato é exibido em todas as páginas o que garante que o visitante não precisará procurá-lo.

Categorias do menu vagas

O menu deve facilitar a orientação do visitante no site. Por isso, é importante que os nomes dados a categorias reflitam claramente o que se pode encontrar em cada uma das páginas relacionadas. No caso deste site, as abas “Cadastre-se”, “Multimídia” e “Passe no teste” não são muito fáceis de entender. Por exemplo, em vez de “Cadastre-se” podia ser utilizado “Contacte-nos” o que corresponde melhor com o formulário de contacto que é exibido nesta página. Se na página “Multimídia” você posta notícias e republica artigos de outras fontes, seria melhor chamar esta página de “Blog”, pois é o nome mais conveniente para esses fins.

 Widget de redes sociais

A nota 10 vai para a barra lateral com botões de redes sociais! Trata-se de um widget elegante que se move junto com a página e desta forma oferece ao visitante a possibilidade de curtir o material lido a qualquer momento. Acreditamos que não é preciso explicar a importância das redes sociais para o sucesso de um site. Portanto, esta barra é uma maneira ideal do emprego das botões de redes sociais diferentes.

 

Esperamos que estas dicas sejam aproveitadas pelo site corrigetextos.com e por outros usuários Webnode. Se você aproveitou alguma das dicas acima, conte-nos sobre os seus resultados.

Se você também quiser fazer o raio-X do seu site, envie um e-mail para raio-x@webnode.pt. O seu site poderá ser o próximo escolhido!