Como e por que adicionar um slideshow no seu site

13/01/2023

Você está se perguntando como criar uma página inicial apelativa, que atrai a atenção do visitante logo à primeira vista e o mantém envolvido?

Nesta era de gratificação instantânea, parece uma tarefa difícil, mas com o uso dos elementos de design corretos e aprovados pelo tempo, você tem uma grande chance de sucesso! Um desses elementos é uma apresentação em slides.

O slideshow está conosco há anos e se tornou muito popular entre os visitantes de sites. Ele ainda é identificável em 2023 e, por isso, é sem dúvida digno da sua preciosa atenção.

Ele pode fornecer uma experiência visualmente forte e causar uma primeira impressão memorável. Além disso, as pessoas têm uma ideia de como usá-lo, então você não precisa descobrir a América novamente.

O que é um slideshow?

Esqueça o seu trabalho no escritório. Já estamos todos familiarizados com PowerPoints intermináveis. Uma slideshow para um site é completamente diferente.

As apresentações em slides do site mostram uma imagem/slide por vez, que desliza para a próxima vez em um loop.

A diferença substancial em relação ao Keynote do seu chefe é que a apresentação em slides do site é envolvente e não faz você bocejar ou dormir. Pelo contrário, mantém você alerta.

Quando colocado estrategicamente acima da dobra, ajuda a chamar a atenção dos visitantes, envolvê-los e convertê-los em clientes.

Slideshow criado no Elfsight

Slideshow do Elfsight

Como e por que você precisa de um slideshow?

Conforme mencionado acima, uma apresentação em slides bem projetada é uma constelação perfeita para atrair a atenção dos visitantes do seu site.

E é esse o seu objetivo, certo?

Seja para o seu portfólio de fotografia, para as fotos das deliciosas refeições do seu restaurante ou divulgar produtos novos, o slideshow é a solução perfeita para apresentar os conteúdos de forma atraente e convincente.

Você também pode precisar dele para compartilhar a história ou missão da sua marca de forma mais envolvente.

Editor de slideshows Powr.io

Editor de slideshows Powr.io

Como criar um bom slideshow para o seu site?

Existem algumas regras que tornam uma apresentação em slides user-friendly e dinâmica. Ao escolher o modelo de slideshow, verifique se ele segue estes princípios:

Habilite transições manuais entre slides. Use setas ou indicadores.

O deslizamento manual é um padrão e já é esperado pelos seus visitantes. Eles nem vão pensar que não existe essa opção, por isso, não os surpreenda da maneira errada: não há nada mais frustrante do que não conseguir apertar o botão continuar/voltar!

Mostre o número de slides através de pistas visuais. 

Seja através de pontos, pequenas miniaturas ou qualquer outro símbolo criativo, permita que os visitantes saibam quantos slides ainda faltam por ver.

Não exagere. Limite o número de slides a cinco. 

Não é surpresa que o primeiro slide é o que recebe mais atenção, por isso tenha isso em mente.

Por padrão, os visitantes também tendem a clicar no segundo e talvez no terceiro, mas o seu tempo de atenção é tão curto que eles provavelmente não chegarão a ver o número 189. Até mesmo este parágrafo já é muito longo. Se você ainda está lendo, você é único.

3-4 slides é o suficiente.

Garanta que o controle deslizante é compatível com dispositivos móveis.

A única pessoa neste mundo que não é compatível com dispositivos móveis é a sua bisavó. Os seus visitantes provavelmente verão o seu site no seu espelho preto portátil (smartphone).

Use imagens otimizadas para um carregamento mais rápido.

Isto é bastante óbvio, mas vale a pena relembrar. Quanto maior o arquivo de imagem, mais tempo levará para fazer o download. Por isso, para uma página otimizada, prepare primeiro as imagens num editor de fotos. Normalmente, você encontrará uma predefinição para otimização da web diretamente no editor.

Seja sóbrio ao escolher a animação.

A animação de transição pode fazer duas coisas: envolver o visitante ou assustá-lo. Faça a sua escolha e prossiga de acordo.

Como inserir um slideshow no seu site?

Dependendo da sua experiência, você pode optar por:

  • Usar a função de apresentação em slides integrada para a galeria de imagens ou lista de produtos

  • Usar uma ferramenta on-line externa (pesquise por criador de slideshow)

  • Escrever o seu código em HTML, CSS e Javascript

Como criar uma apresentação de slides com a Webnode

Exemplo de apresentação em slides da galeria de fotos Webnode

Exemplo de apresentação em slides da galeria de fotos Webnode

Criar uma galeria de imagens com exibição em slides é muito fácil com a Webnode.

No editor, clique no botão de adição preto e escolha Galeria de imagens. Depois de selecionar as fotos do seu dispositivo, clique em Carregar imagens. Depois, altere a exibição padrão para uma apresentação em slides.

E pronto, uma apresentação de slides de fotos para o seu site está pronta!

Você pode encontrar um video tutorial detalhado em nossa base de conhecimento intitulado Como adicionar um slideshow.

Exemplo de lista de produtos em slides com a Webnode

Exemplo de lista de produtos em slides com a Webnode

Para uma lista de produtos, as etapas são quase as mesmas: adicione um novo conteúdo do tipo lista de produtos e escolha a exibição em slides na opção Layout.

Poderá encontrar mais informações no artigo Como editar uma lista de produtos

Criadores de slideshow online

Outra opção é usar um criador de apresentações em slides, como o Cincopa. Essas ferramentas de construção online geralmente permitem criar o slideshow gratuitamente, para que você possa experimentar as diferentes opções e ajustá-las. Se você gostar o suficiente, pode adquirir um plano premium.

Exemplo de slider criado no Cincopa

Exemplo de slider criado no Cincopa

O slideshow pode ser depois incorporado no seu site, inserindo o código HTML.

Criar o seu próprio código

Neste caso, siga as instruções que você encontra no W3 Schools e afins. Nós te desejamos boa sorte!

E um vídeo slideshow?

Uma maneira perfeita de apresentar a sua empresa, habilidades ou produtos é criar um vídeo. Seja usando fotos ou produzindo um vídeo real, é muito mais envolvente compartilhar informações, ofertas e conhecimento de forma visual.

Para criar um vídeo slideshow a partir de fotos, você pode usar o Canva. Em seguida, defina-o como fundo para o cabeçalho da página inicial.

Em resumo

Slideshows criados usando imagens otimizadas, redação cuidadosa e elementos de design impressionantes, são uma maneira perfeita de atrair a atenção e o interesse do visitante.

Basta criar uma apresentação em slides para o seu site que não soe genérica como a frase acima.

Por isso… abra a caixa de Pandora de opções de design e marketing, pois este é um processo criativo complexo. Divirta-se!

Se o design de web é algo do seu interesse, este artigo sobre Web Design fornecerá algumas informações adicionais sobre como tornar o seu site incrível.