Transforme “Contras” em “Prós” – Reprodução Automática de Música

Nada de música automática

“Eu estava ouvindo a minha música e navegando na web tranquilamente quando, de repente, ouvi outra música nos meus fones de ouvido. Fechei a página que eu abri de uma só vez”. Esta é a reação habitual de pessoas que entram num site em que a música é reproduzida automaticamente quando o site é aberto. Se você quer evitar tal situação e manter seus visitantes em seu site, continue a ler!

 

Música ou vídeo com reprodução automática só são aceitáveis em casos excepcionais. Isto significa que é aceitável para sites onde a música é o tema (um site de fãs de uma banda, etc.). Caso contrário, você pode enfrentar os problemas que vamos descrever neste artigo.

Lugar errado para o visitante

O visitante está no lugar errado

Lembre-se de que os visitantes não acessam seu site somente a partir de casa e nem sempre quando estão sozinhos. Isto pode causar uma situação desagradável.

  • Área pública

Algumas pessoas entram na Internet em locais públicos, como uma biblioteca ou um café tranquilo. O ruído repentino de seu computadore causará um momento embaraçoso.

  • Local de trabalho

Suponha que um funcionário quer navegar na Internet por 5 minutos, como uma pequena pausa entre as tarefas de trabalho. De repente, vem uma música do computador, que todo o escritório pode ouvir. Imagine se um colega ou até mesmo o chefe notar.

  • À noite

Nunca se esqueça de que as pessoas que visitam seu site podem ter crianças ou parentes queridos que acabaram de cair no sono. Não provoque um escândalo na família.

Má escolha para o seu siteMás escolhas para o seu site

Olhe as dificuldades que você pode esperar de um site com um player de música automático:

  • Tempo de carregamento

A música de fundo vem de um widget. Isto significa que se você tem um monte de widgets, isso irá sobrecarregar ainda mais a sua página.

  • Música que se repete

Se você colocar um pedaço de música que dura 30 segundos, após 5 minutos em seu site, os visitantes vão ouvir a mesma coisa 10 vezes!

  • Gosto musical

Vamos ser realistas – todos temos gostos musicais diferentes. Não tente encontrar algo que agrada a todos.

Então, quando usar?

Utilize a música automática com sabedoria

Quando o seu site é estritamente de negócios, não há lugar para player de  música. MAS! Se o seu site é sobre um ambiente acolhedor, confortável e aconchegante, você pode tentar usá-lo. Consulte nosso artigo sobre a adição de arquivos de música para o seu site.

Siga estas dicas para usar música de fundo com sabedoria:

1) Crie um botão que desativa a música do seu site. Mostre respeito aos seus visitantes, dando-lhes uma escolha.

2) Certifique-se de acompanhar as mudanças nas estatísticas do seu site, se o tempo que as pessoas gastam em seu site diminui, é um sinal de que este widget não é a escolha certa para você.

Encontre outras dicas de como evitar erros no seu site no artigo 10 Coisas que as pessoas odeiam encontrar no seu site.

  • j pereira

    sinceramente vc ta coberta de razao otimo conselho

    • Obrigada pela sua opinião Pereira. Fique atento a esta série pois ainda vamos falar sobre outras coisas que as pessoas odeiam encontrar num site.

  • Assis Alves

    Muito obrigado mesmo pela dica. Tenho um site de noticias esportivas e trabalho em uma rede de comunicação, que tem uma rádio AM, na qual tenho um programa esportivo. A intenção era realmente colocar o player dessa rádio. Mas você tem razão. E se a pessoa não gosta de AM. Se ela está em um lugar que não pode ouvir naquele momento. Obrigado mesmo pela dica. Vou colocar só um link para quem quiser acessar a rádio. Vou colocar também o link da FM para quem preferir. Um abraço.