10 formas de encontrar ideias para escrever artigos

Como encontrar ideias para escrever artigosEncontrar ideias para escrever um artigo é um dos maiores problemas de muitos blogueiros. Por vezes faltam ideias para escrever sobre bom tópico, elaborar um artigo. Quando já se tem um blog com muitos artigos parece que já escrevemos sobre tudo, sobre todos os temas. Mas não desespere: há sempre novos temas para explorar! Com este artigo pretendemos lhe dar algumas dicas onde poderá encontrar ideias para escrever sobre novos tópicos.

1. Explore o Google Analytics

O Google Analytics do seu blog poderá lhe dar várias ideias para escrever sobre os tópicos mais interessantes para os seus leitores. Nos seus relatórios do Analytics vá em “Pesquisa – origens de tráfego” e veja que palavras-chave atraem leitores para o seu blog. Essas palavras-chave que trazem visitantes para o seu blog poderão lhe dar mais ideias para escrever artigos. Com o Analytics você poderá ver quais os seus artigos que foram mais lidos e ter novas ideias para artigos sobre o mesmo tópico.

2. Utilize o Google Keywords Tool

O Google Keywords Tool é uma poderosa ferramenta onde você poderá encontrar ideias para novos artigos relacionados com o seu tópico. Além de encontrar inspiração para os seus artigos poderá também ver o volume de pesquisas para esses tópicos assim como a sua concorrência no assunto. Por exemplo, se você tem um blog sobre culinária e está à procura de novos tópicos para artigos sobre receitas, digite no Google Keywords Tool “Receitas” e encontrará algo do género:

Procura das palavras chave no Google Keyword Tool

Com estas palavras-chave você poderá ter novas ideias para escrever artigos para o seu site.

3. Faça uma Pesquisa no Google (Recomendações do Google)

Uma forma de encontrar tópicos interessantes é utilizando as recomendações do Google, através da barra de pesquisa do motor de busca. Por exemplo, se procura ideias para receitas, digite na barra de pesquisa “receitas” e verá uma lista de recomendações que lhe poderão ser úteis:

Pesquisa no Google

4. Leia outros Blogs/Sites da sua área

Esta é uma estratégia básica e das que utilizamos mais recorrentemente, por vezes de forma natural. Ler blogs e sites sobre a sua área de negócio é algo que fazemos naturalmente, tanto para seguir a concorrência, como para nos inspirarmos em futuras acções. Procure ter a sua lista de blogs a seguir sempre actualizada. Além dos artigos em si, leia também os comentários nos artigos de outros blogs. Eles poderão dar a você várias ideias e o inspirar para novos tópicos. Aproveite e subscreva o nosso blog.

5. Mantenha o seu bloco de notas atualizado e crie um calendário

Um bloco de notas é fundamental. Quantas vezes você já teve “aquela ideia” e na altura de escrever simplesmente se esqueceu ou não ficou da maneira que tinha idealizado anteriormente? Pois é, um bloco de notas elimina este obstáculo. Se não tem um bloco, anote suas ideias onde puder, seja no telemóvel ou num papel e guarde na carteira. Na altura que se sentar para escrever, metade do trabalho já está feito: as ideas. Organize estas ideias num calendário e pense nos seus artigos com antecedência. Aqui na Webnode utilizamos estas estratégias: temos um documento onde colocamos todas as nossas ideias e definimos uma data de publicação para cada artigo com dois meses de antecedência. Isto dá-nos tempo para pensar sobre o tema, para o ir melhorando e para o traduzir em todas as línguas.

6. Frequente eventos e workshops

Esta é uma estratégia que nem sempre é possível pôr em prática, mas nem por isso a deve pôr de parte. Frequentando palestras e workshops sobre a sua área poderá lhe dar ideias para escrever novos tópicos assim como partilhar ideias com especialistas da área e outras pessoas que se interessam sobre o tema. Eventos ao vivo vão ajudá-lo a pensar “fora da caixa”.

7. Fique atento às redes sociais

O Facebook e o Twitter são fontes de grande inspiração. Fique atento aos tópicos mais quentes do momento, aqueles que todos falam e procure adaptar o tema à sua área de negócio. Para descobrir os tópicos mais falados no Twitter, utilize o Trends Map, um site bastante útil onde poderá filtrar a informação por país.

8. Compre livros, leia revistas e assista a filmes

Livros e revistas são sempre fontes de conhecimento valiosas. Com regularidade, compre um livro ou uma revista da sua área de negócio. A quantidade de informação que vai encontrar neles poderá gerar ideias para  escrever sobre novos tópicos. Além disso, este conhecimento vai ajudá-lo a ter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Filmes e documentários que estejam relacionados com a sua área de negócio também lhe podem gerar ideias fantásticas. Além de estar a enriquecer o seu conhecimento, você vai estar a gerar novas ideias para escrever artigos.

9. Pergunte aos amigos e família

Um “brainstorming” com os seus amigos e familia pode ajudar a você recolher ideias valiosas para escrever artigos. Na Webnode, nós utilizamos esta estratégia e tem resultado perfeitamente. Cada um dos nossos blogueiros seleciona vários temas que gostaria de escrever e depois em reunião decidimos os melhores tópicos para oferecer aos nossos leitores. Por vezes, mesmo pessoas que não estão dentro do assunto poderão lhe dar uma ideia na qual você nunca tinha sequer imaginado escrever. Perguntar não custa nada e o retorno pode ser muito vantajoso.

10. Encontre inspiração na natureza

A nossa 10ª recomendação pode parecer estranha mas funciona mesmo. No stress do dia-a-dia, muitas vezes não temos tempo para pensar e quando temos pensamos sob pressão. Desta maneira as ideias para escrever não vão fluir. Tenha um momento de relaxamento a só, um passeio pela natureza ou uma ida à praia poderão ajudar a sua mente a descontrair do stress diário e a fluir as suas ideias.

  • Carlos Alberto

    Interessante este artigo. Iniciei meu blog há pouco tempo e realmente algumas vezes faltam idéias.

    • Carlos, ficamos felizes em saber nosso artigo foi útil para você.

  • Luciene Reis

    Legal seu post, gostei muito das dicas!

  • Rose Ribeiro

    Muito obrigada!! Comecei com meu blog e preciso realmente ter inspiração para escrever meus artigos.

  • Ana Jacqueline de Oliveira

    Muito receber essas dicas, vai me ajudar muito. Obrigada!

  • Eduardo Martins

    As dicas são ótimas. Certamente nos ajudarão à por em prática nossos empreendimentos pessoais. Abraços.

  • idenilda de oliveira teotonio

    onde eu escrevo o que penso pois não tem

  • Adorei o artigo e vou começar a utilizar algumas dessas dicas!! Obrigada por compartilhar!

  • Vanessa Beckenkamp

    Gostei muito do artigo, claro , objetivo, vou começar a aplicar as dicas agora mesmo. Obrigada

    • Olá Vanessa, obrigada por suas palavras. Desejamos muito sucesso em seu website!

      • Vanessa Beckenkamp

        Eu que agradeço. Boa sorte p nos!

  • obrigado