Como construir e desenvolver uma Loja online de sucesso medindo conversões

Você sabe de onde vem os clientes que compraram na sua loja online? Ou, pelo contrário, você sabe quantos de seus clientes potenciais decidiram não comprar os seus produtos, por algum motivo? As respostas para estas perguntas podem ser encontradas em sua conta do Google Analytics.

 

O que é uma conversão?

A conversão, ou a conversão de visitantes em clientes, é o indicador mais importante para o sucesso de seu site, e não necessariamente, apenas para as compras em uma loja virtual. De fato, uma conversão pode ser qualquer alvo, atividade, ou ação que você quer que seus visitantes façam.

 

Alguns exemplos de conversões são:

– Inscrever-se para um boletim informativo (newsletter)
– Tornar-se um fã no sua página do Facebook
– Comentar um artigo ou postagem
– Registrar-se para um serviço
– Assinar uma petição
– Visitar uma loja num local físico
– Completar um questionário ou pesquisa…

A conversão pode ser simplesmente qualquer atividade do visitante em seu site que leva a um objetivo definido.

Porquê medir conversões?

Se você quer usar o seu site para atingir certas metas, o acompanhamento das conversões irá ajudá-lo a alcançá-las de forma mais eficaz.

1) Você vai encontrar a fonte de conversão

Com o monitoramento, é possível detectar a melhor fonte de clientes de qualidade para conversões, e otimizar o retorno sobre o investimento (ROI). A fonte de tais conversões pode vir de um motor de busca, ou a partir de cliques em um anúncio. Quando você investe em publicidade no Google, você é capaz de quantificar claramente que anúncio trouxe mais clientes e, como resultado, os lucros.

2) Você pode otimizar o processo de compra

Isso significa que você pode, efetivamente, determinar em que ponto o seu cliente parou e não terminou  a compra. Se você achar que a maioria dos clientes parou na página com o formulário de pedido, dê uma olhada para ver o que os desencorajou. Talvez você vai descobrir um erro no formulário, como por exemplo não poder especificar o produto, ou a existência de certas condições que fazem seus visitantes deixarem seu site após lê-las. Os resultados do Google Analytics vão ajudar a medir a percentagem de sucesso de suas atividades. E, para ser capaz de monitorar tudo isso, você precisa, primeiro, definir os objetivos.

Como configurar gols em uma conta do GA

Agora vamos passar para o lado mais técnico de nosso artigo para ver o que e como você deve fazer as configurações para medir suas conversões.

1. Faça login na sua conta do Google Analytics e clique em “Administrador” no canto superior direito.

2. Em “Perfis ” crie “Novo perfil”.

3. Escolha um nome para o novo perfil, como por exemplo o nome do site. e clique em criar perfil.

4. Em “Metas”, adicione um novo conjunto clicando em “Adicionar Meta”. Você pode criar ate 20 conjunto de metas.

5. A meta é criado adicionando a parte da URL após o nome do domínio do seu site. Por exemplo, para http://tortas-e-bolos-de-casamento.webnode.com/pedidos/, adicione /pedidos/. Cole este endereço como o URL de destino.

6. Se você clicar em “Relatórios”, vá para “Fontes de tráfego” -> “Origens” -> “Todo o tráfego” e selecione “Conjunto de metas 1”. Você vai ver de onde os clientes vieram, e você também vai ver a relação de conversão, isto é, a percentagem daqueles clientes que atingiram o alvo pretendido.

Sugestão: Se você quiser medir as conversões em sua loja online, selecione uma página de destino com o formulário de pedido completo, tal como “/es-order-finished/” (es-pedido-completado/). Se você não sabe quê objetivos escolher para um site específico, pergunte-nos nos comentários abaixo deste artigo.