4 Passos para saber a posição do seu site no Google por palavra-chave

09/07/2013

Como encontrar sua classificação em ferramentas de busca (fonte da imagem: Flickr)Você já quis saber em que posição seu site aparece nos resultados de pesquisa do Google para cada palavra-chave?  Então você certamente já tentou, ou Deus nos livre, pagou, diversas ferramentas de SEO. Mas você sabia que o Google pode gerar uma lista de todos os termos e palavras-chaves que os visitantes usaram para encontrar seu site? Com isso você também saberá o posicionamento que seu site aparece, e de graça! Se você quiser saber como, abra uma nova aba e continue a lendo!

Para aproveitar ao máximo as seguintes instruções, primeiro crie uma conta no Google Analytics e verifique o seu site no Webmaster Tools.

Por quê?

Conectar as duas ferramentas serve para, mais tarde, expandir as suas estatísticas com dados importantes, como a sua posição nos motores de busca para palavras-chave específicas. Se estas contas não forem ligadas, você só verá isso no Webmaster Tools.

Como conectar Google Analytics com Webmaster Tools

1. Faça login na sua conta do GA, selecione o perfil padrão (por exemplo, meu site é chamado www.minha empresaonline.webnode.com.br). Clique no menu à esquerda em Fontes de tráfego >> otimização de mecanismos de pesquisa >> Consultas. A página é aberta onde você pode configurar o compartilhamento de dados das ferramentas do Google para webmarters.

2. Se você fizer login no Google Analytics e no Webmaster Tools em uma única conta, suas informações já estarão preenchidos automaticamente. Desça até a parte inferior da página e clique em “Editar”.

3. Escolha que site do Webmaster Tools você deseja conectar com sua conta do GA. Clique em “Salvar” e em seguida “Adicionar Site para Webmaster Tools” e confirme novamente para atribuir o novo site para a sua conta GA.

4. O processo de ligar as duas contas está concluído. Clique em “Aplicar”.

Onde encontrar informações sobre palavras-chave e a posição média nos motores de busca

No Google Analytics, clique novamente na aba “Relatórios” na barra superior e, em seguida, à esquerda como na primeira etapa clique em Fontes de tráfego >> otimização de mecanismos de pesquisa >> consultas, onde você vai encontrar palavras-chave, número de impressões, cliques, posição média e proporção de cliques para impressões (CTR).

Where to find information about keywords.

Você tem bons números, mas como compará-los?

Então, como você pode se lembrar, na Parte 1 do Google Analytics, vimos que você pode comparar dois períodos diferentes no calendário do canto superior direito. Se você decidir otimizar um artigo com as ferramentas de pesquisa de palavras-chave, então você pode facilmente verificar se a posição nos motores de busca aumentou ou diminuiu.

Você também pode ver uma mudança nas visitas em cada célula no menu à esquerda em Conteúdo >> Conteúdo do Site >> Todas as páginas. Com base nessas informações, você é capaz de avaliar se a mudança que você fez no site foi adequada ou não.

Pessoalmente, eu recomendo que você adicione as alterações feitas diretamente no Google Analytics. Você deve ter notado a pequena seta para baixo em baixo do gráfico. Clique para abri-lo. Isto fará abrir uma janela onde você pode adicionar anotações. Certifique-se de que você irá se acostumar a inserir suas anotações toda vez que você otimizar seu site. No futuro, você vai apreciar o trabalho que investiu em fazer isso.

Você agora aprendeu a detectar a posição das palavras-chave nos resultados de busca. É o suficiente se você se manter conectado aos princípios da boa otimização e você já ganhou metade da batalha.

Além disso, certifique-se de ler o guia de SEO passo a passo.