5 dicas para diminuir a taxa de rejeição do seu site

A taxa de rejeição é uma das métricas mais populares para webmasters. Este indicador permite que você veja rapidamente o que você precisa corrigir em seu site, ou onde você pode economizar dinheiro. Ele indica o percentual de pessoas que visitaram sua página e que logo em seguida saíram dela, sem clicar em nada da página. Isto significa que não há nada em sua página que seria interessante para as pessoas ficarem.

A questão é, quais páginas são aquelas em que você deseja reduzir a taxa de rejeição? Você deve ir para a sua conta do Google Analytics e verificar as páginas de destino e sua taxa de rejeição. Mais dicas, que você definitivamente não deve perder, fala sobre a lista de palavras-chave comuns e sua taxa de rejeição. Você pode descobrir as palavras-chave que você está pagando, e otimizá-los adequadamente, para evitar jogar dinheiro pela janela.

Se você identificou as páginas do seu site com a maior taxa de rejeição, agora você deve tomar medidas corretivas. Aqui estão cinco dicas simples para reduzir a taxa de rejeição.

1) Use um claro apelo à ação

Todas as páginas do seu site devem ser claras e devem ter uma chamada à ação. Esta chamada para a ação pode ser um título de um blog que envolve o leitor, de modo que eles vão continuar lendo. Ela pode ser um botão de visualização para encomendar o produto. No Webnode, esta chamada é o botão para se cadastrar. Na Internet, o que realmente funciona é o “menos é mais”. Para evitar que as pessoas deixem seu site rapidamente, dê a elas instruções claras e simples sobre o que elas podem fazer em seu site. Use um formato diferenciado, mas também realmente pense sobre o próprio texto.

2) Tempo de carregamento

Verifique o tempo de carregamento da página e certifique-se que esta não é a razão por que as pessoas saem do seu site muito cedo. Se o seu site leva muito tempo para carregar, isso só vai fazer com que os visitantes deixem o seu site o mais cedo possível. As pessoas não querem esperar. Afinal, o tempo é precioso e 4 segundos já pode ser muito longo. Tente minimizar o tempo de carregamento o tanto quanto possível. Uma ferramenta simples para verificar o tempo de carregamento de seu site,  e que ainda lhe dá soluções para minimizar este tempo é a Page Speed Online.

3) Dê a resposta certa

Forneça as respostas que seus visitantes estão procurando. Usuários visitam os sites em busca de respostas que não podem encontrar em qualquer outro lugar. Isso ajuda você a listar as palavras-chave mais importantes com as maiores taxas de rejeição. O que as pessoas estão procurando quando digitam uma consulta de pesquisa exata? Certifique-se de que a resposta é fácil e rapidamente encontrada, ou certifique-se de que você as responderá em tempo hábil (no máximo 1 dia), e você vai ver que eles vão voltar. A navegação (menu) em seu site também é relevante. Está tudo localizado onde é o esperado? Está logicamente organizado? Os usuários podem navegar pelo menu facilmente e eles podem encontrar tudo?

4) Defina os links externos para abrir em uma nova janela

Esta é uma dica muito simples que pode resultar em uma grande mudança  no resultado das estatísticas. Se você redireciona os usuários para outro site, você não deve se perguntar por que você tem uma alta taxa de rejeição. Ao inserir links, tenha sempre em mente que, se um link leva para fora de seu site, ele deve abrir em uma nova janela. O visitante pode, então, simplesmente voltar para o seu site e continuar navegando.

5) Pop-ups

Por último, mas certamente não menos importante, lembre-se que ninguém gosta de pop-ups. Eles causam distração demais para os seus leitores. Então, se você os tem em seu site, limite-os ou, melhor ainda, exclua-os! Para ser mais claro, a solução para diminuir a sua taxa de rejeição é entender seus clientes e suas necessidades e ajustar o seu site de acordo com esses fatores.

Conte-nos sobre a taxa de rejeição do seu site nos comentários abaixo!

  • Minervino Ribeiro

    Gostei das dicas como atrai internautas no seu site

  • A PALAVRA mais importate:NÓS

  • Enquanto houve uma brasa :ASOPRE…..

  • Há tantos burros mandando em homens de inteligência,que as vezes fico pensando que a burrice é uma ciência…….

  • AMEI….VESTI….CUIDEI…DEI….VIVI

  • Ainda que sejas prudente e velho..não desprezes um bom concelho…Um bom livro é aquele que se abre com curiosidade e se fecha com proveito….O MAL ENTRA AS BRAÇADAS E SAI AS POLEGADAS….DISPOSIÇÃO QUE FAZ PARTE DE UM CONTRATO PUBLICO OU PARTICULAR…ASSUMIR…TOMAR SOBRE SI RESPONSABILIDADES COMO AQUI…SER LÍCITO SO PUBLICAR O QUE PERMITE A LEI.

  • SATISFEITA.-..OBRIGADA.-.ASSUMO- CLAUSULA- HONRO-ME- ACRESCENTAR AVALIAR

  • As cobras ao dar o bote para picar,só atingem á distancia de um terço lastimo…mas canseide seus comprimentos- Admito e deixo entrar-Defino que fico-