Menos é Mais! Diz Webnode Web Designer

21/02/2013

Nós tivemos uma conversa sobre as mais recentes tendências de modelos com o gerente gráfico de design da Webnode – Martin Kleban. Ele se juntou à nossa equipe há pouco mais de um ano, e mesmo em curto espaço de tempo, ele já ampliou a nossa seleção de modelos. De sua oficina, surgiram os modelos Photolia e Serius. Então, que outros modelos estão sendo projetados nos bastidores?

Martin, quantos novos modelos que podemos esperar para este ano?

Este ano pretendemos intensificar os trabalhos em modelos, o resultado deve o lançamento de cerca de 25 novos conjuntos de modelos. Não só eu, mas também designers externos estão trabalhando neste projeto.

Você pode nos dar alguns detalhes? Como será o visual dos novos modelos? Podemos esperar mais alguns modelos com apresentação de slides?

Certamente haverá mais modelos com apresentações de slides, bem como modelos com imagens grandes no fundo, novas fontes, diversas animações, efeitos e muito mais. Eu acho que eles são definitivamente algo para se esperar.

Quanto tempo leva para criar um modelo para Webnode?

O projeto gráfico leva cerca de uma semana, então todos os outros detalhes, como a codificação, testes e implantação leva cerca de 2-4 semanas. Depende muito da complexidade do modelo.

Qual modelo Webnode você atualmente mais gosta?

Eu acho que vai ser um dos que estamos planejando fazer este ano. 🙂

Que direções, atualmente, o mundo do design está seguindo? O que está em alta?

Uma das maiores tendências ultimamente é design responsivo. Este projeto é otimizado para diferentes tipos de dispositivos, especialmente computadores, tablets e celulares. É também uma das coisas que estamos planejando aplicar na Webnode e nos novos modelos.

Interessante! E as cores? Quais são as que estão na moda?

Eu noto que não há uma dominância significativa por determinadas cores. As tendências aplicadas são mais relacionadas com o processo de design do que com uma cor específica. Atualmente minimalismo e tipografia criativa são muito populares.

Ao contrário, o que você acha que está fora-de-data?

Com o surgimento do HTML5 e CSS3, a minha resposta seria Flash para a criação de animações e sites interativos.

Você pode ver diferentes tendências  em várias partes do mundo? Webnode agora está localizada em 20 idiomas. Você tem que localizar também os modelos?

Existem grandes diferenças na percepção de web design entre os países ocidentais e asiáticos. Isto está relacionado, principalmente, à outra mentalidade e cultura da população. Os modelos Webnode não estão localizados, o projeto para a Ásia é o mesmo projeto para a Europa. Apena textos e conteúdo são diferentes.

O que isso significa para os nossos usuários da Ásia? Eles devem ficar preocupados para usar o nosso modelo?

Eles certamente não precisam se preocupar, já que Webnode tem muitos sites asiáticos que fazer sucesso .

Que recomendações você daria para nossos usuários na criação dos seus sites?

Os usuários podem alterar a aparência geral do site com textos e imagens colocadas nele. Eu acho que é importante não exagerar com a quantidade de conteúdo, menos é mais. 🙂

O que você acha que são os maiores erros cometidos por nossos usuários ao criarem seus sites?

Talvez o que eu mencionei na minha resposta anterior, exagero de conteúdo.

Quanto conteúdo é o suficiente?

Esta é uma pergunta muito boa que todo mundo que cria um novo site deve se perguntar. 🙂

Agradecemos a Martin pelo seu tempo e aguardamos ansiosos por todos os novos modelos que ele nos prometeu! Além disso, certifique-se de ler o guia passo a passo sobre como criar um site.