Encontre palavras-chave mais quentes usando o Google Trends

google trends

Como um empresário, você provavelmente sabe tudo sobre os produtos e serviços que você oferece. Mas quais são os termos que você usa para definir o seu produto? Você sabia que a escolha das palavras-chave corretas pode facilmente determinar se sua estratégia de marketing está indo na direção certa? Tenha um bom começo, fazendo a pesquisa dos dados. Use a nova e melhorada ferramenta Google Trends. Continue lendo para saber como!

Se você está procurando maneiras de refrescar a sua estratégia de pesquisa de palavras-chave, nós temos a solução!

1. O que é Google Trends?

Google Trends incorporou os antigos Insights para pesquisa do Google, e agora essas ferramentas combinadas estão disponíveis em http://www.google.com.br/trends/. Isto é uma ferramenta de busca muito fácil de usar. É um recurso rico, com um forte apelo visual e que fornece informações valiosas sobre o comportamento do consumidor. Google Trends mostra padrões de volume de pesquisa em diferentes prazos e regiões. Você pode aprender informações surpreendentes sobre os termos de sua pesquisa. Então vamos começar!

2. Termos de pesquisa

Pesquisar no Google Trends é simples. Você pode consultar até 5 termos de pesquisa para compará-los. Nos resultados, você vai ver um gráfico onde o volume de pesquisa é representado por 100.

Procuramos por duas palavras-chave, criar site e site grátis ao longo do tempo e os resultados mostram que o interesse em criar site cresceu em 2009, em comparação com site grátis que está continuamente a diminuir.


Interesse de pesquisa de 2 palavras-chave ao longo do tempo

O grande interesse por uma palavra-chave como criar site indica que ela deve ser a primeira opção em sua estratégia de marketing. Você pode usar uma palavra-chave cada vez mais popular para obter um melhor tráfego para seu site. Use estas palavras poderosas em lugares chave no seu site (por exemplo: no título, na descrção e etc.), o título das páginas de destino em seu site, para otimizar suas imagens, e para escrever os seus anúncios em suas campanhas de PPC.

Ao clicar em “Previsão” no canto superior direito, você pode prever tendências futuras. Você pode até mesmo exportar os dados para uma planilha, clicando no ícone acima do gráfico – Download como CVS.

Ao escolher palavras-chave adequadas para o seu site, utilize o Google Trends para ter uma ideia, se a palavra-chave escolhida está ganhando ou perdendo pesquisas ao longo do tempo. Você pode encontrar apenas uma palavra-chave com a popularidade crescente, coloque-a à frente do jogo. 

3. Interesse regional

A procura por uma palavra-chave específica também apresenta um mapa que mostra a pesquisa por localização. Conhecer as pessoas que fazem pesquisas usando um termo particular, lhe dá mais pistas sobre como o que palavras-chave você deve enfatizar em sua estratégia global, campanhas de PPC, ou comteúdo do site.

Pesquisando mais, você pode descobrir o interesse local para suas palavras-chave, como mostrado na imagem abaixo, a procura pela palavra-chave “site grátis” em Minas Gerais.

Interesse regional e local é o mais adequado para as empresas locais, que são alvos de um mercado menor.

4. Expansão de palavras-chave

Inspire-se  com a opção de termos relacionados localizado ao lado do mapa, e crie mais palavras-chave. Você pode desenvolver suas campanhas de publicidade PPC com mais palavras-chave ou melhorar o conteúdo do site, verificando quais palavras-chave estão em posição superior.

5. Pesquisa avançada

Você pode estreitar a sua pesquisa, adicionando uma variedade de pontuações. Especificando a sua pesquisa, seus resultados serão mais relevantes para o seu objetivo.

  • linha vertical – a procura de um ou outro termo (por exemplo, chá | café | café ou (chá preto)) Use parênteses para uma multi-palavra.
  • exclusão – adicionar um sinal de menos para remover um termo de busca (por exemplo, se você quiser ver os termos de pesquisa para biodegradáveis, mas não plásticos, procure por  biodegradáveis -plásticos).
  • aspas – adicione aspas para que o Google lhe dê resultados para a frase exata como “bolo de chocolate”.

Por causa do grande número de dados do Google Trends abrange, recomendamos especificar a sua pesquisa, caso contrário, os resultados podem não ser confiáveis.

Comece a usar o Google Trends hoje. Você vai acha-lo útil para construir o seu site, criando uma campanha de publicidade PPC, ou ao fazer atualizações regulares no seu site.

Você já tentou o Google Trends? Qual foi a sua experiência?