Dica Rápida: Como prevenir o roubo de imagens

Imagens e fotos são uma parte muito importante de cada site. Eles descrevem o conteúdo do site e tornam o site mais atraente e interessante. Não é de admirar, que uma bela foto, em um site, é uma tentação para quem procura uma boa imagem para seus próprios fins. No entanto, cada imagem ou foto deve ser considerado uma peça de arte única. Uma vez que existem muitas pessoas que, simplesmente, não respeitam direitos autorais e baixam imagens da Internet sem o consentimento do autor, decidimos mostrar como evitar que as imagens do seu site sejam roubadas. Para saber mais, continue lendo!

Alguém pode facilmente fazer o download e usar uma de suas imagens quando você as publica na Internet, sem qualquer proteção. A melhor maneira de proteger a sua imagem de download indevido, é colocar uma marca d’água em cada uma de suas imagens antes de você publicá-las.

O que é uma marca d’água?

Uma marca d’água é uma sobreposição visível de um texto ou logotipo, juntamente com um aviso de copyright que está incorporado em uma foto ou imagem digital. Removê-lo usando o Adobe Photoshop leva um bom tempo e muita paciência, e uma vez que a preguiça é uma das razões mais comuns, que levam as pessoas a decidem fazer download indevido de imagens, não é muito provável que eles colocarão muito esforço na tentativa de excluir uma marca d’água de uma imagem .

Como criar uma marca d’água

Há muitas maneiras de como criar uma marca d’água para a sua imagem. Se você está acostumado a trabalhar com o Adobe Photoshop, você pode encontrar um pequeno tutorial que mostra como colocar uma marca d’água na imagem usando este programa.

Se você não sabe como usar o Photoshop, não se preocupe. Existem ferramentas online, como Watermarktool que lhe permite colocar uma marca d’água em sua imagem online. Você só precisa carregar a imagem, escolher a cor e a posição da marca de água, salvar e baixar a imagem com a marca d’água para o seu computador.

O que deve conter uma boa marca d’água?

Ao criar uma marca d’água para a sua imagem, tenha em mente que, uma marca d’água deve ser posicionada com o máximo cuidado. Tente não distrair a atenção da imagem com a marca d’água. O melhor, é colocar a marca d’água no centro da imagem, mas certifique-se de usar a cor apropriada. Uma marca d’água adequada deve ainda conter o seu logotipo, URL de seu site ou o nome do proprietário da imagem, para fazer todo mundo ver a quem a imagem pertence.

No caso de você ter fotos desprotegidos em seu site, que você não quer que sejam roubadas, considere colocar uma marca d’água sobre elas.

 

  • Carlos Rossi

    Porque o WEBNODE não cria uma forma de o usuário poder optar por não permitir o download das fotos?