Transforme Contras em Prós – Crie uma navegação eficiente no seu site

Alguma vez você já passou  5 minutos em um site, desesperado para encontrar o que você queria? Isto não é realmente culpa sua, mas sim da má navegação da página. Se você quiser aprender como evitar levar seus próprios visitantes à mesma situação, continue a ler este artigo!

Antes de começar a trabalhar na estrutura do seu site, você deve pensar “porquê”. Isto significa que você tem que pensar sobre qual é o objetivo do seu site, assim como o seu menu, e então, planejar a navegação.

Ter uma navegação clara é importante para estas razões:

Indexação e Otimização do Site

Todas as páginas dos sites são colocados no mapa do site – uma lista de todas as páginas que os rastreadores e visitantes podem acessar. Tendo um mapa do site, assim como todos os sites Webnode, ajuda os motores de busca a entender melhor a estrutura e o conteúdo do seu site. Tente fazer com que o nome das páginas sejam o mais informativo quanto possível.

Os nomes das páginas são visíveis no mapa do site e indexados pelos motores de busca, então, colocando algumas palavras-chave pode ser uma boa escolha. Preste atenção ao fato de que os rastreadores realmente não irão mais fundo do que o nível 3 do mapa do site – portanto, não esconda as informações mais importante.

Ajudar os clientes e visitantes

O maior desafio é tornar a navegação conveniente para o usuário.

Vamos ver um dos erros mais comuns de navegação no exemplo a seguir: Um pequeno site tem um menu complicado, com vários níveis e muita informação na página inicial.

Um hotel à beira-mar construiu um site para atrair mais clientes. Na página inicial, o visitante encontra uma descrição do hotel, onde ele está situado, e uma pequena história sobre ele.

O menu é o seguinte:

Quando um visitante entra no site, ele verá  apena as abas Página inicial, Informações e Contato. Vai levar  tempo e esforço extra, para ele encontrar mais informações sobre o hotel, então eles ficarão circulando por todo o site. Dê as pessoas o que elas vieram procurando em seu site!

Faça o menu fácil de navegar a partir da página inicial:

-Página inicial
-Quartos
-Ofertas e promoções
-Fotos
-Contato

O menu parece pequeno e ainda há tudo que você precisa.

E sobre reservas – não é este o objetivo do seu site? Coloque um formulário de reserva diretamente na sua página inicial, assim fica fácil de reservar. Além disso, selecione só as suas melhores fotos e coloque-as também na página inicial, deixe as outras na descrição dos quartos, caso contrário, o visitante será esmagada pela galeria inteira logo no começo. Tente usar uma apresentação de slides em seu site para mostrar as melhores fotos.

Outros sites fazem completamente o oposto – eles têm 20 itens no menu, o que o torna ilegível. Enquanto que, agrupar alguns dos itens em sub-páginas lógicas, só economizar espaço, mas também aumenta o número de visitantes felizes.

A melhor ferramenta de Verificação

Encontre um site com um tema semelhante ou igual ao seu, e tentar navegar pelas informações mais importante. Foi mais rápido e mais simples do que o seu – se sim, então é hora de melhorar a navegação do seu site!

Confira mais dicas de como transformar CONTRAS em PRÓS na categoria “desenvolvimento de sites” do nosso blog.

Você tem experiência com navegação complicada em sites?