10 Estratégias para ganhar dinheiro com programas de afiliados

22/03/2013

Programas de afiliados são uma das formas mais eficazes para ganhar dinheiro com um site. Os programas de afiliados normalmente utilizam o sistema CPA, isto é, custo por ação. Com o sistema CPA, você recebe uma comissão por cada negócio que for feito através da sua recomendação. É com base neste sistema CPA que neste artigo lhe apresentamos 10 estratégias para ganhar dinheiro com programas de afiliados recomendando produtos.

Antes de começar a preparar qualquer estratégia, você deverá analisar o produto ou serviço que deseja promover. Deverá conhecer na perfeição os seus pontos fortes para poder tirar o máximo proveito dele. Pergunte também a si mesmo a que público se destina este produto e quem o poderá comprar.

1. Escreva uma resenha

Uma das estratégias mais poderosas para ganhar dinheiro com programas de afiliados é escrevendo uma resenha sobre o produto. Os internautas aceitam muito mais facilmente a opinião de terceiros sobre um certo produto do que a opinião da própria empresa. Cada vez mais, as pessoas procuram opiniões sobre produtos na internet, opiniões vindas de quem já os experimentou. Se você criar uma resenha, apresentando os pontos fortes e fracos do produto, essa sua opinião será levada muito em conta por parte de compradores.

2. Faça comparações

Crie artigos comparativos, onde compara o produto que está a promover e produtos similares. Aponte as vantagens e desvantagens do seu produto e mostre aos seus visitantes o porquê do produto que você está a promover ser melhor que o outro. Não se esqueça de inserir links com o seu código de afiliado ao longo dos artigos, pois só assim você poderá levar o visitante à página do produto e ganhar dinheiro com ele.

3. Crie uma página de aterragem

Quando escreve sobre um produto para o promover, você deverá criar uma página própria para esse produto, com toda a informação necessária. Desta forma, você poderá enviar os leitores para esta página atráves de campanhas, como artigos sobre o produto ou newsletter. Chegando a esta página de aterragem, os visitantes encontrarão toda a informação necessária, assim como um botão para comprar o produto. E é aí que você vai ganhar dinheiro com programa de afiliados!

 4. Crie videos para o youtube

Crie um vídeo onde você mostra o produto a promover, explicando o porquê das pessoas necessitarem desse produto e como isso vai ser útil no dia a dia delas. Um vídeo é uma forma mais pessoal e mais motivador do que o próprio texto. Veja o exemplo do vídeo do Rogério Gomes para promover a Webnode.

5. Promova em fóruns

Os fóruns são uma excelente forma de promocionar produtos. Divulgue o produto em fóruns, especialmente em fóruns relacionados com o produto que divulga. Por exemplo, se estiver a divulgar Webnode através do programa de afiliados Webnode, fóruns relacionados com criação de sites e blogs, freelancers e tecnlogia serão os mais indicados.

6. Promova nas redes sociais

Crie uma página ou um grupo no Facebook e convide pessoas potencialmente interessadas no produto que está a promover. No Twitter, siga potenciais interessados e faça-lhes chegar a informação. O Pinterest é também uma excelente forma de divulgar produtos, pois é uma rede social muito visual. Explore o Pinterest e aumente os seus lucros.

7. Crie um e-book gratuito

Um e-book gratuito sobre o produto vai fazer com que as pessoas esclareçam  as suas dúvidas e se sintam mais seguras a realizar a compra. Veja o exemplo de E-book criado pelo Celso Lemes para promover o serviço da Webnode.

 8. Utilize a newsletter

O e-mail Marketing é uma poderosa ferramenta de divulgação de produtos. Crie um formulário no seu site para coletar os e-mails dos seus visitantes e envie-lhes regularmente novidades dos produtos que você está a promover. Nesses e-mails, reencaminhe os usuários para a sua landing page.

9. Utilize banners que se ajustem ao seu site

Apesar de ser um dos meios mais eficazes para atrair a atenção do leitor, os banners não podem ser utilizados isoladamente (deverá considerar todos os pontos anteriores). Eles são rentáveis se os utilizar em locais estratégicos, onde a possibilidade de clique é maior. Banners colocados na homepage ou logo a segurir a uma resenha sobre um produto têm maior aceitação.

10. Não perca o animo

Promover um produto e ganhar a confiança dos seus visitantes para o adquirir nem sempre é fácil. Mas o importante é não perder o animo e não desistir à primeira. Trabalhe continuamente na promoção do produto e os resultados chegarão com o tempo.

Estas são 10 estratégias que lhe recomendo para ganhar dinheiro com programas de afiliados. Quais são as estratégias que você atualmente utiliza? Deixe a sua opinião na caixa de comentários, o seu comentário é muito bem-vindo.

Além disso, não se esqueça de ler as instruções sobre como monetizar o site passo a passo.