Como prevenir ladrões de conteúdo

Alguma vez você já encontrou suas próprias palavras no blog de outra pessoa, ou uma foto que você tirou, em um outro site? O material que você publicar online, pode ser facilmente roubado. Proteja seu site! Neste artigo, saiba como você pode combater os ladrões de conteúdo da Internet.

Sempre que você cria conteúdo em seu site, você se torna o dono da propriedade intelectual. Todos os direitos autorais deste conteúdo pertencem a você. No entanto, se você não proteger o seu conteúdo online, ele pode estar sujeito ao roubo de conteúdo. Plágio, não só dá crédito para outra pessoa através de seu trabalho duro, como também pode prejudicar o seu site, pois conteúdo online duplicado é penalizado pelo Google, e pode ser o seu site a sofrer as consequências.

Tome as medidas necessárias para prevenir que o roubo de conteúdo aconteça com você e aprenda algumas medidas eficazes no combater à violação dos direitos autorais, se você se tornar uma vítima.

5 Maneiras de se proteger

1. Copyright seu material. O passo mais importante que você pode fazer para proteger o seu material, é fazer um depósito de direitos autorais no seu país. Sem direitos autorais, seu conteúdo fica praticamente livre para que todos possam usar sem repercussões legais. Informe-se sobre os requisitos dos direitos autorais em seu país. No Brasil, você pode encontrar o escritório de direitos autorais em http://copyright.br.com/ onde você também pode ler sobre as últimas leis de direitos autorais.

2. Obtenha uma licença. Uma maneira simples e menos oneroso para obter o seu conteúdo protegido é obter uma licença Creative Commons no site http://creativecommons.org.br/as-licencas/.

3. Marca d’água e notificação. Evite o roubo de imagens usando uma marca d’água e fotos de baixa resolução. Adicione uma frase na sua imagem informando aos telespectadores que a imagem é protegido por direitos autorais e que é necessário permissão para usar. Você também pode usar uma marca d’água para proteger o seu texto.

4. Use as ferramentas do site. Evitar o roubo de identidade ou qualquer uso indevido de informações pessoais sensíveis com ferramentas disponíveisno seu site. No Webnode, você pode bloquear suas informações confidenciais com páginas protegidas por senha.

5. Acompanhe o seu conteúdo. Há uma série de ferramentas online que podem ajudar você a acompanhar se o seu conteúdo está sendo usado indevidamente em outros sites. Eles são muito fácil de usar e eficazes.

  • Google Alerts: Configure um alerta no Google Alerts, com uma parte especial de seu texto, e o sistema irá enviar um e-mail se este texto aparecer em qualquer lugar na web.
  • Trackback: Um método de back-link implementado em um blog ou site, que envia notificações para os proprietários de sites informando que o seu conteúdo foi adicionado em outro site. Você será notificado quando alguém mencionar o seu link no site dele!
  • Copyscape: Use Copyscape para pesquisar qualquer conteúdo plagiado. Basta inserir o conteúdo exclusivo e o verificador de plágio vai detectar qualquer conteúdo duplicado para você.

copyscape

Como combater o roubo de conteúdo

Se você encontrar o seu conteúdo copiado por outra pessoa na Internet, reaja imediatamente assim não será o seu site que receberá uma classificação mais baixa do motor de busca, devido ao conteúdo duplicado. Existem maneiras eficazes que pode chegar a uma solução.

1. Contacte diretamente o criado do site. Muitas pessoas não estão cientes de que o conteúdo não podia ser compartilhado livremente, deste modo, o primeiro passo será, educadamente, entrar em contato com o proprietário do site para que ele remova ou modifique o conteúdo em questão.

2. Se o primeiro passo não resultar, contacte  empresa de hospedagem do site para analisar a questão e tomar as medidas necessárias. Se você descobrir violação de direitos autorais em qualquer site Webnode, entre em contato conosco no e-mail: abuse@webnode.com. Nossas políticas não permitem que conteúdo plagiado seja publicado em qualquer site Webnode.

2. Convide-os para uma parceria. Este é um método alternativo para lidar com os ladrões de conteúdo da Internet, mas é realmente uma ótima maneira de transformar uma situação ruim em uma boa. Claramente, o imitador considerou o conteúdo como sendo tão bom, que eles alegaram ser seu próprio conteúdo. Chegue a um acordo usando esta admiração e coopere.

4. Contacte os motores de busca. Denuncie o roubo de conteúdo para o Google através de uma série de passos que as políticas DCMA do Google exigem nesta página.

Qual o método que você utilizou para combater o roubo de conteúdo?

 

 

  • boa dica no copyscape

    • Que bom que você gostou. Fiz uma pesquisa para encontrar o melhor para vocês!

  • Rafael Pimenta

    Muito bom o artigo!

    • Muito obrigada Rafael!
      Espero que estas dicas lhe ajude.

      • Rafael Pimenta

        Comecei a usar o Alerts hoje. 😉

  • Arthur

    Olá, tudo bem?
    Já fui cliente do Webnode, eu
    tenho um website,
    criado há alguns anos. Porém, desejo excluir este projeto devido a informações
    inseridas de maneira equivocada sobre minha vida pessoal, inclusive imagens
    alheias utilizadas sem autorização (violação de direitos). O fato é que não acesso faz um bommmm tempo e tenho
    uma conta que achei que o projeto estivesse nela, mas nessa conta não aparece nenhum
    projeto, então suspeito que utilizei outro login (email e senha) para criar
    esse website e não lembro. Peço urgentemente (Imploro) uma maneira de exclusão ou a
    redefinição de senha dessa página que me prejudica tanto. Já tentei denunciar mas
    não consegui apaga-la. Também já tentei contatar a equipe de apoio do Webnode mas não deu em nada. Estou em desespero, o que posso fazer?
    Agradeço se puder, me responder.