História de sucesso: Capotreno Gio – modelos de trens e ferrovias

Uma história de sucesso não significa, necessariamente, um aumento nos negócios, pode ser também a alegria que vem de uma paixão, um hobby, e a capacidade de distrair a mente da vida cotidiana. Entrevistamos Giovanni, que dedicou parte de seu tempo livre na a construção de modelo ferroviário para seus modelos de trens. Seu site é www.capotrenogio.it.

Giovanni, de onde vem sua paixão por trens modelos de trens?

Tudo começou na minha infância, quando eu costumava brincar muito com os modelos de trens. A paixão por eles reascendeu quando eu tinha 40 anos. Eu encontrei um velho trem e comecei a brincar com minha esposa e minhas duas filhas.

E como é que surgiu a ideia de ter um site sobre modelos de ferrovias?

Para dizer a verdade, minha esposa veio com a ideia de construir e executar a primeira versão do meu site. Mas eu queria ser totalmente independente, e depois de várias tentativas, no mês de julho de 2012, eu finalmente consegui publicar a nova versão do site. Todos os dias eu fiz uma atualização com pequenas mudanças e novos temas e agora tornou-se o meu hobby anti-stress.

Em que sentido você quer dizer anti-stress?

Acho que todo mundo precisa de uma chance para relaxar. Eu trabalho como consultor financeiro e gestão de investimentos domésticos, e ter um hobby me ajuda muito a me distrair das minhas atividades de trabalho.

E você gosta mais de criar seus modelos ou de construir seu site?

Devo confessar … agora eu tenho me divertido mais criando o site. Todo dia eu adiciono algo novo e eu gosto de compartilhar minha paixão com as pessoas. Um website é a ferramenta ideal para “infectar” o maior número de pessoas com a sua própria febre de criatividade..

Você me disse que era capaz de chegar nas primeiras posições nos motores de busca. Então você também está interessado no lado técnico?

Na realidade, eu não sou muito prático na criação de sites, mas eu aprendi muito. Quando eu criei o meu novo site, é claro que eu perdi a minha posição nos motores de busca. No entanto, logo aprendi como trabalhar com o Webmaster Tools, eu rapidamente aprendi a usar as palavras certas para as pesquisas, e fui capaz de rapidamente subir para o topo dos principais motores de busca. De fato, meu site recebe um grande número de cliques.

Agora, de volta ao seu site, como você escolhe novos temas para atrair visitantes?

Eu não tenho nenhum método especial, mas eu vou lhe contar meu ingrediente secreto: a simplicidade. Eu tento fazer o site claro e completo, com um impacto visual agradável. O leitor deve se sentir em casa. Eu conto a história do meu hobby de modelagem através do meu ponto de vista, revelando um diário, sem segredos, falando sobre isso a partir de lados opostos, a partir de uma perspectiva pura “brincando” com uma coleção de arquivo de fotos do passado.

Você conheceu pessoas especiais através de seu website?

Eu já dediquei muitos anos ao meu hobby, e eu conheci muitas pessoas com os mesmos interesses. Com alguns, fazemos uma troca de links, ou se eles não têm um site pessoal, dedico algum espaço no meu (um espaço para os seus modelos de trens). Posso dizer que nós construímos algumas colaborações muito fortes, que resultaram em grandes amizades.

Os modelos de trens do seu site são incrivelmente detalhados. Você já ganhou algum prêmio?

Não, na verdade eu nunca participei em qualquer competição. Na Itália, além de concursos, há também exposições e feiras, onde modeladores e grupos de modeladores apresentar seus modelos de ferrovias. Nós aproveitamos essas oportunidades para nos divertir, passar um dia juntos, trocar idéias e ver os trabalhos uns dos outros.

E quanto ao futuro, você tem planos para desenvolver o seu site?

Neste momento eu estou muito satisfeito com os resultados do site, que está, naturalmente, sempre em evolução. Vou terminar com um comentário feito a mim por um amigo querido: A minha impressão é que a execução de um site muito dinâmico, com oportunidades ilimitadas para a expansão é como construir um modelo de uma estrada de ferro: Você sabe como começar e quantos projetos que você pode fazer com ela, mas você não tem ideia de como ela vai ficar!

A última pergunta, Em resumo, foi fácil para você criar um site?

Sim, muito fácil e em pouco tempo, ganhei habilidades para gerenciar o site de forma independente. Sua plataforma é intuitiva e fornece todas as ferramentas necessárias para criar o website: as ideias se tornam realidade em tempo real, e resultados importantes acontecem durante o processo de aprendizagem. Obrigado Webnode, pela qualidade do serviço.

Agradecemos a Giovanni pelo tempo que ele passou para nos contar a sua história de sucesso. Se você quiser conhecer um pouco mais, visite seu website www.capotrenogio.it, também disponível em inglês.

Você também tem uma história de sucesso que merece ser compartilhada com outras pessoas? Envie-nos um e-mail!