Melhores dicas sobre como começar um vídeo-blog

Blogs de vídeo, ou os chamados – vlogs, tornaram-se uma forma mais popular de se comunicar com os usuários, visitantes ou clientes. Leia o nosso artigo para saber como começar seu próprio VLOG!

Um vlog é uma coleção de vídeos que você faz por si mesmo, ou encontra online, que você posta em seu site. É basicamente como um blog, mas na forma de vídeos.

Por que eu deveria fazer um vlog?

Um vídeo-blog tem muitos aspectos positivos. Imagine que você tem um negócio e você quer se conectar com seus clientes – a criação de vídeos é o melhor caminho. Eles vão mostrar o seu lado humano e expressar sentimentos da empresa. Vídeos têm o poder de contar histórias, o que pode faltar nas mensagens escritas. Além disso, pode promover a si mesmo e seus produtos, se por algum motivo você não pode aparecer em reuniões da indústria ou feiras.

Visitantes de vlogs gastam duas vezes mais tempo verificando blogs de vídeo do que gastariam nos blogs regulares. Outro grande ponto positivo em ter vídeos no seu site é que o YouTube é o segundo maior motor de busca. Então, blogs de vídeo não só ajudam a mostrar o seu lado humano, mas também lhe dão uma chance maior de ser encontrado.

Sobre o quê deve ser meu vlog?

O conteúdo é a parte mais importante do seu vídeo-blog. Ao fazer um vídeo pergunte-se: é importante? É interessante para meus leitores? Isso se encaixa com os outros artigos e com o tema geral? Se a resposta for sim, então comece a gravar.

Fazer um vídeo é diferente de escrever artigos – é muito fácil de sair do assunto. Mantenha-se focado no objetivo do seu vídeo. Antes de gravar o vídeo, anote os pontos mais importantes e verifique se você falou sobre eles. No momento que você começar a ir divagar – pare! De qualquer maneira, o público não consegue assistir a vídeos com mais de 3-5 minutos. use a ferramenta de palavras-chave do YouTube para verificar o que as pessoas estão realmente procurando e em quais vídeos eles estão interessados.

Confira este exemplo do Vlogbrothers:

Como vlogar?

ASPECTOS TÉCNICOS: Para fazer um vídeo você pode usar uma câmera profissional, uma câmera de seu computador ou até mesmo um smartphone. Você pode pedir a alguém para lhe filmar ou investir um pouco de dinheiro em um tripé, para que seus filmes não façam o seu público ficar tonto. A edição dos filmes também não precisa ser muito cara. Tente utilizar Camtasia, a maravilhosa ferramenta para edição de vídeos. No final, vá para algum criador de apresentações como Powtoon, para ter um efeito profissional. Lembre-se de ter um microfone bem ajustado, iluminação adequada e … seja corajoso!

Crie um site pessoal com Webnode e coloque seus vídeos no YouTube. Você não sabe como colocar seus vídeos no seu site? Leia o nosso tutorial!

NOME DO DOMÍNIO: Encontre um tema ou um assunto principal para o seu vídeo-blog. Desta forma, não só será mais fácil para os visitantes encontrarem o seu vlog, mas também será mais fácil para que você encontrar um nome de domínio e encontrar um modelo que se encaixe com o tema. Saiba como escolher um nome de domínio com sabedoria.

O que lembrar?

  • Criar um diálogo com o “público”, faça-os sentir como se tivessem tido uma conversa real;
  • Estimule a curiosidade, defina metas para os seus vídeos as quais você irá revelar no final;
  • Divirta, conte histórias, mostre o lado humano, transfira emoções;
  • Conheça o seu público – vista uma roupa adequada, use uma linguagem precisa, escolha temas interessantes;
  • APROVEITE!

Experimente você mesmo! Faça alguns vídeos para comparar o que é melhor, para ver como você se comporta na frente da câmera e como melhorar sua linguagem corporal. No fim das contas, tenha em mente que seu objetivo é mostrar o lado humano da sua empresa, para torná-lo realista. Acompanhe o seu crescimento e veja como você está ficando melhor e melhor a cada vídeo.

  • thifany

    Mais se a pessoa não pode aparecer num vídeos no youtube ? O que fazer?

  • Alysson

    Fala Galera Sei Que Não é Legal Fazer Spam Mais Aqui eu Sei Que Tem Muitos Fans De South Park Como Eu KKKK,Bom Eu Tenho Canal Pequeno De 300 e poucos Inscritos,eu preciso muito da ajuda de vcs pois comecei uma serie do novo jogo de south park: south park the stick of truth,mais eu não to conseguindo divulga-lo muito bem,por favor me ajudem com serie e com o canal, se poder deixar apenas um like ja vai ajudar muito,mais oque seria uma maravilha seria vcs se inscreverem e acompanharem a serie do jogo até o final.
    Link: https://www.youtube.com/watch?v=Py1h8W6MHJA
    Por Favor Me Ajudem 🙁

  • Criar blog Martins

    Vídeos cada vez mais curtos são uma tendência?

    • Olá,
      Sím, videos não longos que 3 minutos são uma tendência. Mas o mais importante é chamar a atenção das pessoas nos primeiros 20 ou 30 segundos de vídeo, que é quando as pessoas decidem se vão continuar assistindo ou se vão deixar o vídeo.

      Saiba que no Youtube ganha os vídeos que são vistos até o final e não aqueles com o maior número de visualizações.

      Tenha um bom dia.

  • @MaCosta

    Obgd pela dica !!