Transforme Contras em Prós – Como fazer seu site ficar mais rápido

O tempo ideal de carregamento da página de um site é em torno de 1 segundo. Por que este é o sonho de todo webmaster? Porque quanto mais tempo a página levar para carregar, mais visitantes o seu site vai perder. Vamos verificar os pontos que ajudarão a tornar seu site mais rápido, mesmo que você não seja um webmaster profissional!

Para começar a otimizar a velocidade do seu site, primeiro você tem que descobrir se o site realmente precisa. Em um de nossos artigos anteriores, mencionamos como testar a velocidade do seu site. Vamos ver como isso funciona!

  • Uma das ferramentas descritas foi Pingdom, uma das mais populares em todo o mundo.

  • Verifique o tempo médio de carregamento da página no Google Analytics. Vá para “Conteúdo” – “Velocidade site”. Aqui você vai ver quanto tempo realmente leva suas páginas para carregar para seus visitantes Check the average page loading time in Google Analytics. Go to “Content” – “Website speed”. Here you’ll see how long it actually takes your pages to load for your visitors.

Como eles podem ser diferentes? Google Analytics mostra dados em tempo real, porque leva em consideração o país / região / fornecedor / etc. onde o site foi carregado. Na informação detalhada, você pode descobrir se um tempo de carregamento longo é um problema de um país ou um navegador específico, e não é realmente um problema da sua página.

Como consertar as métricas de tempo de carregamento?

As razões mais comuns de um site lento são realmente muito fácil de corrigir:

  1. Escolha imagens com sabedoria

As imagens são um elemento muito importante de um site, mas as imagens de alta resolução levam uma eternidade para carregar. Além de escolher uma resolução menor para suas imagens,  tem mais 2 coisas que você deve ter em mente:

  • Formato – o formato errado de uma imagem pode torná-la mais pesada do que deveria ser. Escolha o mais adequado com base em seus fins:
    GIF – com poucas cores (imagem simples, logo)
    JPEG – muitas cores e detalhes (fotos)
    PNG – imagens de alta qualidade (usando camadas, transparência, etc)

  • Redimensionamento – você sempre pode redimensionar a imagem nas propriedades da imagem ou com codificação. Mas espere! Este é um passo extra para o código do site. Escolha redimensionar as imagens manualmente em programas como o Photoshop ou Paint.net (é gratuito), ou até mesmo usar serviços online como PunyPNG e outros.

  1. Não use widgets excessivamente

Selecione apenas aqueles que realmente precisa, ou seja, os que fariam seu site perder a sua funcionalidade se você não os tivesse. Se você encontrou o widget ou plugin que iria lhe beneficiar, tente encontrar suas alternativas: por exemplo, ambos Gravatar e Disqus proporcionam ótimos widgets de comentários personalizáveis, mas Gravatar ainda carrega um pouco mais lento.

  1. Evite arquivos em files

Eles podem ser tanto pesados quanto chatos. Pense duas vezes se você precisar deles, ou talvez você se beneficiaria mais de um slide-show em vez de um arquivo flash.

  1. Limpe a página inicial

Dependendo do seu tipo de negócio ou site pessoal, às vezes você simplesmente não pode evitar o uso de elementos “pesados” lá – por exemplo, um site de fotografia onde você quer mostrar suas melhores sessões de fotos. Tente manter pelo menos a sua página inicial simples – coloque apenas alguns de seus melhores trabalhos e guie os visitantes para páginas onde se encontraria o seu portfólio completo.

Como você pode ver, qualquer um pode corrigir esses erros e fazer um site mais rápido, com uma simples revisão nos elementos do site. Você quer melhorar ainda mais? Confira nossa seção “Desenvolvimento de sites” para encontrar muitas dicas e truques!

Quão rápido é o seu site? Compartilhe com a gente!

  • Paulo

    Me Ajudou Muito! Show de Bola!

  • Olá Marlene, ficamos muito felizes com as suas palavras. Obrigada! Desejamos muito sucesso em seu website.

  • Olá Marlene, muito obrigada por suas gentis palavras. Desejamos muito sucesso em seu website.