Estude seus competidores e melhore sua loja virtual

Know your competitorsQuer você seja novo no mundo dos negócios online, ou já tenha um e-shop desenvolvido e totalmente funcional, seguir seus concorrentes irá ajudá-lo a otimizar a sua presença online e obter bons resultados com seu site. Não se esqueça que comparar seus resultados com os resultados dos seus concorrentes também podem ser de grande ajuda, uma vez que isso irá ajudá-lo a encontrar seus pontos fracos e a melhorar sua oferta. Analisar os seus “rivais” é um passo importante no processo de desenvolvimento de qualquer estratégia de negócios online.

Este artigo irá descrever o que é preciso para obter uma imagem completa de seus concorrentes. Se você seguir todos os pontos desta lista e analisá-los corretamente, em breve você vai criar seus próprios planos para o desenvolvimento e otimização da sua loja virtual.

Otimize sua loja virtual para motores de busca

Seus concorrentes já tem um bom posicionamento nos motores de busca. Então, o que você está esperando? É importante lembrar que a sua base de clientes varia de acordo com a sua visibilidade online. Se a sua loja virtual não está nas primeiras páginas dos resultados do Google, a chance de atrair novos visitantes cai muito.

Confira as palavras-chaves mais populares

Encontrar as palavras-chave que outras lojas online, semelhantes a sua, estão usando é fácil. Na web, existem diversas ferramentas gratuitas que oferecem análise profissional. Vale a pena tentar ISpionage, Spyfu or KeywordEye eles irão ajudá-lo a encontrar as palavras-chave que levaram seus concorrentes para o sucesso:

Busca de palavras-chave do concorrente com Ispionage

Verifique a meta descrição (meta description)

A meta descrição de um site geralmente coincide com o texto introdutório que vem em cada resultado de busca no Google. Se você adicionar esse texto em seu site, você diminui o risco de mostrar frases escolhidas aleatoriamente por robôs que vasculham a web. Você pode verificar as descrições dos sites que lhe interessam entrando no site, clicando no botão direito do mouse e selecionando “Ver código fonte da página” e, em seguida, procurar o nome meta name = “description”. A descrição aparecerá entre as aspas.

Espionar os sites de seus concorrentes também pode ajudá-lo a encontrar idéias para sua chamada à ação e a mensagem que elas transmitem. Frases de chamariz são geralmente frases curtas contendo um imperativo que direcionam o visitante para uma ação específica, como “Compre agora”, “Encontre o presente perfeito”, ou “Transforme o seu animal de estimação em uma estrela.”

O que é o ranking Alexa e como usar isso ao seu favor

Alexa é um serviço independente que monitora o tráfego gerado por sites na Internet. Todas as páginas digitalizadas são classificados em um ranking especial. Quanto menor for o número do ranking, maior será o fluxo de visitantes para o site. Para verificar o ranking Alexa de seus concorrentes, basta procurar o site em Alexa, ou instalar o plugin para Chrome ou Firefox, dependendo do browser que você utiliza.

Apresentação e Preços dos produtos

Alguns vendedores optam por preços competitivos, outros pela velocidade de entrega e facilidade de pagamento, enquanto outros enfatizam as características únicas e especiais dos itens à venda.

Verifique sites de comparação de preços online

Uma vez que o objetivo de sua loja virtual é vender produtos, vale a pena consultar preços competitivos. Entre os muitos serviços de comparação de preços que estão online, vamos destacar BuscapéGoogle shopping e Shopping.com. Não se esqueça que você também pode exportar seus produtos para qualquer site de comparação online através da Webnode.

A descrição dos produtos

Uma das regras mais importantes de marketing é apresentar o produto da maneira mais clara e marcante possível. Um grande número de compradores online decidem com base na aparência visual e apresentação do produto. Veja como a concorrência faz isso: eles têm apenas uma ou várias fotos dos produtos? O que está incluído na descrição? Será que eles têm promoções ou descontos?

Pagamento e Entrega

Para ultrapassar seus concorrentes e obter melhores resultados, você deve ter tudo simples e bem organizado, até o último detalhe. Coloque-se no lugar dos seus clientes, alguém que quer fazer compras pela primeira vez em sua loja. Se você não está ciente sobre que métodos de pagamento ou de entrega estão disponíveis em uma loja online, a probabilidade de compras incompletas é muito alto. Quais são os métodos de pagamento que seus concorrentes escolheram? Vocês oferecem entrega gratuita?

E, finalmente: vivemos em um mundo dinâmico, onde as condições de mercado mudam diariamente. Fique de olho em seus concorrentes todos os dia, otimize sua loja virtual regularmente e aumente a sua carteira de clientes fieis.