Guia para Google Adwords: Como começar uma campanha (Um tutorial prático)

Guide to Google AdwordsPublicidade nos resultados das pesquisas com Google AdWords é uma fonte interminável de tráfego de qualidade para o seu site. Se você ignorou ou até tentou usar o AdWords antes, preste atenção agora. Nós criamos uma série de artigos sobre como começar a usar o AdWords, reforçada com uma série de exemplos práticos. Nós vamos lhe mostrar como as empresas aumentaram dramaticamente os seus lucros, graças à publicidade no Google.

Na primeira parte deste guia para AdWords, vamos guiá-lo através da criação de sua campanha. Leia com atenção, pois a escolha de certas opções pode fazer a sua campanha ganhar grandes resultados, enquanto outras podem fazer com que ela caia. Existem apenas quatro etapas, quatro decisões que podem fazer você economizar muito dinheiro.

1. Primeiro passo – Crie sua conta no AdWords

Depois de se inscrever no Google AdWords, você precisa definir o seu endereço de e-mail, senha, um fuso horário e a moeda corrente. Depois que você terminar com isso, você está pronto para construir a sua campanha.
DICA: Escolha a moeda corrente e o fuso horário com cuidado, esta definição não pode ser alterada posteriormente.

2. Selecione uma rede baseada em seus objetivos

Faça o login em sua conta e clique em “Criar a sua primeira campanha”. Nomeie sua campanha e em seguida, vem a primeira importante decisão: Em qual rede devo anunciar? Você pode escolher entre os links patrocinados nos resultados das pesquisas e Display em parceiros na Rede do Google. A Rede de Display é composta de diversos sites com foco em uma infinidade de temas, onde você pode exibir seus banners e anúncios de texto.

Anúncios na Rede de Pesquisa tem grande desempenho, porque eles falam para as pessoas que desejam exatamente o produto que estão procurando. Agências de viagens se dirigem para pessoas que estão à procura de seu próximo destino de férias. Cabeleireiros, restaurantes, academias de ginástica e escolas de línguas têm a oportunidade de atingir seu público-alvo no momento em que eles estão procurando e tomando decisões. Um bom exemplo é a seguinte consulta da pesquisa: “salão de beleza em São Paulo”.

Campanhas de Display tem suas características próprias. Para quem é adequado uma campanha de Rede de Display?

  • Pode ser perfeitamente adequada para lojas virtuais que vendem roupas e acessórios de moda. Numa propaganda o visual convence mais do que o texto.

  • A Rede de Display também é útil para as empresas que querem construir a sua marca ou aumentar a consciência de um produto. Eles não esperam uma resposta direta para o anúncio (ou seja, cliques no banner e consequentemente compras ou registros). Bons exemplos são as operadoras de telefonia móvel.
  • A Rede de Display também pode ser uma boa oportunidade para promover um novo produto no mercado. Novos produtos em fase de “start-up” não são procurados. Portanto, você tem que levar as pessoas a saberem sobre isso de uma outra maneira.

DICA: Se você quiser anunciar em ambas as redes, crie uma campanha especial para cada um. AdWords oferece a oportunidade, entre outras coisas, de usar as funções básicas ou a totalidade do sistema. Selecionar “Todos os recursos” vai certamente vir a calhar.

3. Dirija-se as pessoas certas – Escolha de Localização e idioma

No próximo passo, você tem que escolher a localização de seus clientes e que língua eles falam, ou seja, a linguagem do navegador.

Pare e pense sobre onde seus clientes estão. Que situações podem surgir?

  • Campanha local

Concentre-se em uma cidade ou região um exemplo de uma empresa local já foi mencionado como cabeleireiro, centro de fitness, ou de reparação de automóveis. Quando começamos a campanha para o nosso cliente da Espanha Pilar, que dirige uma clínica de alergia em Valência, nós dirigimos a campanha apenas para Valência (cidade, e não província). Pesquisas de uma cidade com palavras-chave muito especificadas não são muitas. Houve um ganho diário de apenas algumas visitas, mas ele ficou satisfeito com o resultado. Estas visitas trouxeram novos clientes com um custo baixo.

  • Destinada a um único país

A maioria das lojas online oferecem transporte em todo o país. Por exemplo, defina o território “Brasil”.

  • Campanha internacional

Hotéis e outras instalações de alojamento são bons exemplos para usar esta opção. Um de nossos clientes, Vítor, dirige hotéis de luxo em Portugal. Os clientes que vem diretamente de Portugal, não são muitos. Os europeus do Norte da Europa viajam principalmente para as cidades onde estão os hotéis, então montamos uma campanha para a Noruega, Dinamarca e Suécia (a campanha foi em Inglês).

  • Campanha local, com direcionamento internacional

Esta última opção pode ser útil para os estrangeiros. Vamos pegar o exemplo de uma escola que quer anunciar um curso de “Português para os estrangeiros”. A campanha vai ser local, voltada para uma cidade, mas em vários idiomas. Você vai precisar alcançar as pessoas que falam Inglês, Espanhol, Alemão, e etc.

DICA: Ao definir o idioma, sempre escolha a língua local mais o Inglês. Muitas pessoas têm as configurações do navegador em Inglês. De outra forma elas não irão ver o seu anúncio.

4. Definindo o Lance e o Orçamento

Agora chegamos à questão sensível de dinheiro. Nesta seção, você escolhe quanto quer pagar por clique e quanto você quer investir por dia em publicidade. Recomendamos o mínimo de ajuda no início, permitindo que o sistema crie o própria lance. Mude para “Opções avançadas”, selecione a segunda opção ” O Google AdWords definirá meus lances…”.

DICA: Certifique-se de especificar o limite de lance CPC (custo máximo por clique) que você não quer cruzar. Mantenha seus custos sob controle.

 

Uma grande vantagem do AdWords é a chance de definir um orçamento que atende às suas necessidades. Você pode até começar com apenas R$ 2 por dia. Claro, o valor depende de seus objetivos. Por exemplo, um carpinteiro pode trabalhar em uma tarefa por uma semana, talvez duas semanas. Pelo contrário, uma loja que vende uma ampla gama de produtos vai fazer um número de vendas todos os dias. Portanto, o orçamento terá de ser maior.

TIP: Comece com um orçamento menor. Espere para ver como a campanha vai se comportar e otimize-a. Em seguida, aumente gradualmente o orçamento.

Tudo pronto. Agora você está pronto para criar seus anúncios e definir a sua lista de palavras-chave! Você verá como fazer isso na próxima parte de nossa série, que será lançada na próxima semana.

 

Precisa de ajuda com a sua campanha no AdWords? Nos pergunte nos comentários!