Guia para Google Adwords: Selecione palavras-chaves para fazer seu negócio lucrar

Anúncios nos resultados de pesquisa do Google oferecem às empresas uma forma eficaz de publicidade. A eficiência é um objetivo alcançável, desde que você direcione bem os seus anúncios. A regra é simples: quanto melhor for a qualidade com que que você direciona, mais barato e especialmente mais eficaz, a campanha será. Para campanhas online em motores de busca, significa que você precisa selecionar corretamente as palavras-chave para quais seu anúncio deve aparecer. Nesta parte da nossa série sobre o Google AdWords, vamos descobrir alguns truques sobre como direcionar a sua campanha com sucesso.

Simplificando, palavras-chave são as palavras que as pessoas usam para pesquisar nos motores de busca. Palavras-chave escolhidas corretamente e bem colocadas são o alfa e o ômega de sua campanha AdWords. Você pode se surpreender ao saber que palavras-chave de qualidade são mais importantes do que um anúncio criativo e bem escrito!

1. Crie uma lista de palavras-chave

Uma tempestade de ideias de palavras que os clientes possam utilizar para pesquisar o seu negócio

Antes de começar a procurar em qualquer ferramenta de palavras-chave, dê a sua campanha um toque humano e pense como os clientes que procuram o seu produto, serviço ou empresa. Faça uma lista com as suas ideias e as discuta com seus colegas (especialmente se você tem uma equipe de especialistas em SEO).

DICA: Não se esqueça sinônimos, expressões de gíria, adjetivos e formas no plural.

Pesquise as palavras-chave relacionadas ao seu negócio

Realize a pesquisa com base na lista com a tempestade de ideais que você criou, indicando o idioma e o local de seu público-alvo. Há uma série de ferramentas online que rastreiam as buscas do usuário: Google Adwords Keyword Tool, etc. Você pode escolher palavras-chave com base na concorrência e pesquisas mensais de preferência locais.

Obtenha inspiração dos seus concorrentes

Algumas ferramentas online também vão mostrar quais palavras-chave seus concorrentes estão usando, não só para os motores de busca, mas também para campanhas do AdWords. Por exemplo, Keyword Spy pode adicionar palavras úteis para a sua list.

DICA: Pessoas em diferentes estágios do processo de compra usam palavras diferentes. Pense sobre o que a pessoa está procurando quando digita “férias 2013” ou “passear na Noruega, em 2013.” Qual delas está mais perto de uma compra?

2. Divida suas palavras-chave em grupos

Agora, você provavelmente tem uma longa lista de palavras-chave. Algumas com um sentido abrangente, outras um pouco mais específicas. Primeiro, você vai querer dividir as palavras em grupos antes de adicioná-las à sua campanha do AdWords. Basicamente, isso pode ser feito em dois passos, primeiro divida as frases por tópico e, em seguida, criando subgrupos  com os significados.

1) Palavras-chave agrupadas por tópico

No AdWords, palavras-chave são divididas em grupos, que sempre incluem uma série de anúncios. Para que o anúncio seja bem sucedido, ele precisa ser relevante para as palavras-chave.

Para uma campanha Webnode, as palavras-chave são divididos em grupos temáticos:
– Site
– Blog
– Loja Virtual
– Modelo

Para a maioria das lojas virtuais, é simples. Criar grupos de anúncios com base no tipo de mercadoria (por exemplo, calças, cintos, camisas, vestidos). No entanto, você pode encontrar casos mais complexos. Por exemplo, como você iria dividir palavras-chave para uma clínica de alergia? Quando estávamos criando uma campanha para nosso cliente espanhol, Pilar, escolhemos os seguintes grupos:
– Asma
– Rinite alergica
– Tratamento de Alergias
– Alergias alimentares

2) Quebrando palavras-chave gerais

Após a distribuição inicial, você vai ter um grande número de frases. Quanto mais amplo for o termo, será mais provável que ele tenha mais pesquisas e será mais competitivo (mais empresas vão anunciar usando esta palavra). Então, irá ser mais caro. A fim de controlar os custos e otimizar sua campanha, recomenda-se dividir os grupos de acordo com termos gerais.

Vamos ver o que isto significa, por exemplo, para Webnode e a palavra-chave “site”:

Site grátis – frase geral
Criar site – incluindo verbo, mais precisa
Como criar um site grátis – muito específica

Vamos dar um outro exemplo de palavras-chave gerais sobre “Camisas”:

Camisas – Google mostra que a palavra é pesquisada 165.000 vezes por mês, mas é tão geral que não é certo que a sua loja vai coincidir com o gosto da pessoa que está procurando
– Camisas impressas
Camisas impressas engraçadas de desenhos animados – este grupo tem palavras-chave muito específicas e especifica o produto mais vendido, mas as pesquisas mensais são apenas 1000

3. Como aplicar palavras-chave em sua campanha

Volte ao AdWords e crie seu primeiro grupo de anúncios. Agora você pode inserir um dos conjuntos de palavras-chave que você criou no passo anterior e criar um anúncio.

DICA: Você pode voltar para o texto do anúncio mais tarde na próxima semana, quando vamos trazer muitas dicas sobre como lidar com eles.

Ao inserir as palavras-chave que você pode selecionar o tipo de correspondência. Isso permite que você tenha controle sobre o termo de pesquisa que acionará seu anúncio. Que corresponde utilizar?

Correspondência ampla  aciona os seus anúncios para uma consulta de usuário que inclui qualquer uma das palavras nas palavras-chave, bem como sinônimos, plurais, e outras variações.
“correspondência de frase”  aciona os seus anúncios para a palavra-chave, com palavras na ordem que você colocou, assim como palavras adicionais. Por exemplo, “mouse de computador” pode desencadear mouse de computador sem fio, mas não mouse wireless.
[Correspondência exata]  aciona o seu anúncio quando os usuários procurarem exatamente essa palavra-chave. Por exemplo, [chá preto] aciona o termo entre parênteses, e apenas variantes de perto, nada mais.

Pense em seus objetivos e orçamento! Se você quiser atingir pessoas especificamente interessadas em seu produto, correspondência de frase ou correspondência exata lhe dará cliques mais relevantes e, como resultado, um preço mais barato.

1. Comece usando a correspondência ampla, mas com cuidado. Se você é um novato e você ainda não conhece o seu mercado completamente, comece com menos palavras-chave com correspondência amplo para se ter uma ideia do que as pessoas pesquisam. Mas tenha cuidado! Se você usar a correspondência ampla, pode desencadear uma série de cliques indesejados, então monitore sua campanha de perto.

DICA: Se o seu mercado é altamente competitivo e você precisa criar uma campanha muito bem, evite usar a correspondência ampla, pois isso reduz a qualidade da campanha!

2. Opte por correspondência de frase se você quiser mais flexibilidade em alcançar clientes do que ter a correspondência exata, direcionando assim para um CTR Superior. Uma vez que você tem uma visão clara de termos pesquisados, gerados por palavras-chave de correspondência ampla, o próximo passo adequado é aumentar o CTR e afinar a sua campanha através do uso da correspondência de frases.

3. Use a correspondência exata, especialmente com palavras-chave muito gerais. Essas palavras-chave são geralmente as que são de curta duração (1-2 palavras) e com um sentido lato, ou seja, “loja de informática”. Esta correspondência pode ajudá-lo a reduzir os custos, mas leve em consideração que ela faz você perder impressões.

Outra parte da criação de uma campanha publicitária está feito! Se precisar de ajuda com qualquer coisa, pergunte-nos nos comentários!

  • Rafael Pimenta

    Depois de meses e meses, descobri com esse post que estava “perdendo” dinheiro e utilizando sempre a correspondência ampla, mesmo com palavras já “maduras”, por assim dizer. Muito útil.

    • Que ótimo!
      Fico muito feliz em saber que meu artigo foi útil para você! Não esqueça de compartilha-lo para que ele possa ajudar a outras pessoas.
      Obrigada!