5 passos para uma construção de backlinks bem sucedida

O Link building, ou a construção de backlinks é a atividade contínua de coletar links que apontam para seu site. Se você deseja reforçar a posição do seu site nos motores de busca e aumentar o seu número de visitantes, link building é o caminho a percorrer. Neste artigo nós vamos lhe mostrar como começar com o pé direito!

 

Há muitas opções e métodos para obter backlinks. Vamos dar uma olhada juntos em alguns deles.

1. Links naturais

O melhor, e mais difícil método de construção da links é receber links naturais. Basicamente, isto significa que as pessoas visitam o site e começam a menciona-lo por elas mesmas, em artigos ou em redes sociais. Você pode facilitar esse processo, mas você nunca vai estar completamente no comando de tudo.

Você pode construir backlinks naturais através da criação de estudos, tutoriais ou infográficos (representação visual gráfica de dados). Por exemplo, os infográficos são atraentes para os usuários e têm grande potencial de partilha. Há muitas ferramentas online que permitem que você crie seu próprio infográfico. Tente, por exemplo http://www.pi.pe/ ou http://infogr.am/. Confira este infográfico publicado pelo Survio.com, um construtor de pesquisas online, para celebrar o seu primeiro aniversário.

2. Parcerias

Outro método de construção de links é a troca de backlinks com um site que está perto do que você tem a oferecer, mas não compete diretamente com você. Tente uma troca de links com o seu fornecedor. Por exemplo: se você possui uma loja que vende móveis, o fornecedor dos móveis pode colocar um link da sua loja no site deles, e você por sua vez, pode colocar um link do fornecedor em seu site. Tal acordo é perfeito para ambas as partes. Em uma parceria, sempre pense não só sobre o que um parceiro pode lhe oferecer, mas o que você pode oferecer a um parceiro em potencial.

3. Diretórios

Você vai encontrar milhares de diretórios online onde você pode enviar seu site. Escolha o diretório com cuidado. Para os iniciantes, recomendamos começar com os diretórios mais visitados, como o “Achei no Brasil” ou “Sites mais úteis”. Selecione os diretórios que são relevantes para o conteúdo de sua página.

4. Escrevendo artigos

Outra maneira de obter backlinks é cooperar com blogs que tratam de um assunto semelhante ao assunto do seu site. Se você possui uma loja de móveis, você pode, por exemplo, tentar estabelecer uma cooperação com blogs que lidam com a escolha de mobílias desenhadas, ou design de interiores. O dono do blog pode oferecer um tópico onde ele mesmo escreverá sobre você, ou você pode se oferecer para escrever o artigo para ele, e assim, reduzir a carga de trabalho dele. Uma oferta nem sempre inclui conteúdo de boa qualidade, tenha cuidado com a publicidade excessiva. Escrever em blogs relevantes mostra que você realmente entende do assunto, além de obter backlinks e atrair mais tráfego para seu site.

5. Links internos

Você pode otimizar os links que levam de uma parte do seu site para o outra. Isto é, definitivamente, muito útil para lojas online. Incluir produtos similares em uma página exibindo mercadoria. Por exemplo, em uma página onde você oferece calças, adicione um link para cintos. Isso vai ajudar, não só aos seus clientes, mas também à você, já que você criará links e provavelmente também aumentar a venda de outros produtos em sua loja virtual.

Aqui está um exemplo de uma loja virtual que vende bolsas, e colocou ao lado um sub-menu com os tipos de bolsas que a loja possui.

  • Jackson

    Pessoal, uma dúvida! Pra uma página do meu site, sem ser a inicial, ganhar um rankeamento maior no Google, é necessário que o link dela seja publicado em outros sites ou só em eu postar a página inicial já é o suficiente para as outras páginas se destacarem tbm? Por exemplo… possuo uma página que fala sobre um artigo de Musculação, já outra página é de Camisetas de academia. Eu preciso publicar ou melhor adicionar link building em outros sites de cada página individualmente que eu quero que ganhe rank no google, ou basta eu ir publicando a página inicial? Por ex: http://jlsuplementos.com

    • Jackson,utilizar a sua página inicial vai ajudar, porém para ser mais efetivo, é necessário que você também publique a página específica que você deseja que alcance uma melhor posição no Google.

  • Estou trabalhando para lançar um site de Cupom de desconto , onde teremos Cupons de descontos para sites americanos e chineses. Vale a pena economizar um pouco antes da compra final. O site esta online daqui um mês. Venham visitar-nos. O endereço e http://www.1001cupomdedescontos.com.br/. Adorei as dicas de como fazer um bom trabalho de back links.

    • Olá! Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas 🙂

  • Pedro haro

    Back links são as pontes que interligam um site ou blog como cordões
    umbilicais para uma página de conteúdo em outro site. Esses links são
    verdadeiras cartas de recomendação, para que os mecanismos de buscas se
    baseiem e emitam um posicionamento quanto a classificação de um site em
    uma busca orgânica.
    http://www.fistek.com.br

  • Jhonata Nascimento
  • Wellington Rodrigues
  • Alexandre SEO
  • Cif Malek

    Gracias para la ayuda. Quiero encontrar sitios del brasil para hacer backlinks.
    http://cientologianobrasil.com

  • Aline Cristina da Silva Bellus

    Muito boas essas dicas, parabéns!!
    http://www.acheiemfranca.com.br

  • Robert Pardim