O que são etiqueta e por quê elas não devem faltar em seu site

Você pode encontrá-las em e-mails para clientes, sites ou portais de compartilhamento de imagem. Elas são usados pelo Amazon – a maior loja online do mundo, pela enciclopédia online Wikipedia, ou mesmo sites de notícias. Estamos falando das etiquetas, que estão disponíveis também para o seu site Webnode. Por que você deve usá-las? Continue lendo para descobrir.

As etiquetas foram popularizadas há alguns anos pelo Flickr – um dos primeiros sites de compartilhamento de fotos. Flickr deu aos usuários a opção de organizar as fotos em categorias personalizadas. A partir daí, outros serviços surgiram com muitas formas diferentes de utilizar as etiquetas.

O que é uma etiqueta e como isso funciona

Especialmente, no caso de criar um site maior, é necessário lhe dar um pouco de ordem. Um site possui um menu, mas isso nunca lhe dá oportunidade de ver o conteúdo do site a partir de ângulos diferentes, como as etiquetas dão. Os visitantes podem ver uma nuvem de etiquetas e identificar o conteúdo que eles querem.

Etiquetas (meta tags) – são palavras ou frases que descrevem o conteúdo do seu site, independentemente do formato. As mesmas etiquetas podem ser adicionadas a textos, artigos, vídeos, produtos ou fotos. Nós recomendamos sempre a utilização de mais de uma etiqueta para cada item.

Nuvem de etiquetas – todas as etiquetas existentes no site agrupadas num bloco de conteúdo. Os visitantes escolhem o tema em um piscar de olhos. A seleção é simplificada também pelo aspecto visual de uma nuvem de etiquetas – aqueles utilizados com mais frequência são mostrados em uma fonte maior.

Etiquetas são simples de usar na prática. Imaginem o seguinte exemplo sobre um site de notícias. Um site de notícias tem seções como “World News”, “Esportes”, “Cultura”, etc. Cada elemento do site é colocado em uma dessas categorias. No entanto, à primeira vista, é uma classificação bastante ampla. Então você classificará de outra forma – com etiquetas.

Assim, por exemplo, um artigo intitulado “Deepwater Horizon Oil Spill paralisa a costa sul dos EUA” será incluído na categoria “World News” e recebe a etiqueta “desastre ambiental”. Outras notícias culturais como “Filme Documentário sobre o resgate de animais no Golfo do México Ganhou o Emmy” logicamente se enquadram na categoria “Cultura”. Mas ainda podemos atribuir a etiqueta “desastre ambiental”. Etiquetas conectam diferentes artigos, que parecem não estar relacionado à primeira vista, mas na verdade têm um tema comum.

Como usar etiquetas na Webnode

No Webnode, você pode atribuir etiquetas à páginas, artigos, fotos de galerias de fotos, itens nos catálogos, e produtos em lojas virtuais. Em sua loja virtual, você pode, por exemplo, aplicar etiquetas que descrevem a cor e material de um produto. Ou quando você compartilha música, use as etiquetas para marcar o estilo ou artista.

Adicione etiquetas nas “Propriedades da página”. Se você clicar em “Exibir tudo”, você vai ver as etiquetas que você usou antes.

A nuvem de etiquetas mostra todas as etiquetas em um só bloco. Nas configurações de nuvem de etiquetas, você pode alterar o número de etiquetas mostradas. Se necessário, adicione a nuvem de etiquetas em todas as páginas. Veja como adicionar etiquetas passo a passo em nosso guia.

Dica final: Ponha-se na mentalidade de seus visitantes ou clientes e se concentre nas etiquetas que o ajudariam. Crie seu próprio sistema de etiquetas e mantenha- o em todo o seu site. Seus esforços serão apreciados e você não terá que esperar muito tempo para  ver os resultados: mais tráfego e aumento nas vendas.