9 dicas para escolher um bom programa de afiliados

Os programas de afiliados são uma das formas mais eficazes para se ganhar dinheiro online. É possível encontrar no mercado vários tipos de programas, promovendo toda uma variedade de produtos. Por isso mesmo, é importante escolher bem os programas de afiliados que vamos utilizar no nosso site, para que possamos oferecer produtos relevantes e de qualidade aos nossos leitores. Neste artigo, apresento-lhe 9 pontos essenciais para escolher um bom programa de afiliados.

 

 1. Promover produtos relacionados com o conteúdo do seu site

A primeira dica que lhe posso dar é talvez a mais importante: para uma boa conversão de afiliados, é importante que os seus leitores identifiquem o produto com o tema do seu site. Se o seu site falar sobre telemóveis e aplicações e você promover um programa de afiliados sobre culinária, provavelmente não terá o mesmo sucesso que se promovesse um programa relacionado com telemóveis ou tecnologia.

2. Promover produtos com boa aceitação no mercado

Se vai promover um produto, informe-se sobre ele primeiro. Faça uma rápida pesquisa na Internet e procure opinião das pessoas sobre esse produto. Promover produtos que tenham uma má aceitação no mercado, poderá prejudicar a imagem do seu site. Se um produto tem boa aceitação, isso vai-lhe dar maiores hipóteses de vendas pois as pessoas terão maior tendência a confiar na qualidade do produto.

3. Seja cliente do produto que promove

A melhor forma de você atestar a qualidade de um produto é ser você mesmo cliente. Em alguns casos, isto não será viável por poder acarretar alguns custos na compra do produto. Mas em outros casos, como por exemplo no caso do programa de afiliados da Webnode, você pode testar o nosso produto gratuitamente antes de o divulgar.

4. Boas comissões são um incentivo

Quando promovemos um programa de afiliados, temos uma intenção muito clara: ganhar dinheiro online. Sendo assim, as comissões pagas pelos programas de afiliados são um dos pontos mais importantes na análise ao próprio programa. Se você considerar justa e motivante a comissão que lhe pagam, seguramente isso lhe dará uma motivação adicional na promoção. Na Webnode, oferecemos comissões muito atractivas aos nossos afiliados. Consulte a nossa oferta.

5. Materiais de promoção vão impulsionar as vendas

Antes de escolher um programa de afiliados, é importante verificar os materiais de promoção que lhe se dados para promover o produto. Os métodos mais vulgares são os banners mas podem existir outros métodos de divulgação, tais como textos pré-feitos para newsletter, exemplos de artigos para que faça as suas reviews do produto ou até publicações optimizadas para divulgação nas redes sociais. Na Webnode, pode encontrar uma grande variedade de banners traduzidos para a sua língua e com excelentes taxas de conversão.

6. Várias opções de promoção permitidas

Alguns programas de afiliados têm condições especiais de promoção e limitações na divulgação do produto. Por exemplo, certos programas de afiliados não lhe permitem criar campanhas no Facebook para divulgação do produto. Para afiliados com grandes páginas no Facebook e que trabalham essencialmente com esta ferramenta, isto é um grande entrave à adesão a estes programas de afiliados. Outros programas não lhe permitem criar campanhas de e-mail marketing e outros não lhe permitem criar campanhas no Adwords.

No caso da Webnode, você pode utilizar o seu link de afiliados para nos promover de quase todas as formas: newsletter, redes sociais, fóruns, blogs. As únicas limitações que lhe colocamos é que o seu site não tenha o nome parecido com a marca Webnode e que você não crie campanhas de pesquisa paga com palavras chave como Webnode ou semelhante.

7. Importante ganhar também a longo prazo

Ganhar dinheiro a promover um bom programa de afiliados a longo prazo é por vezes um fator ignorado mas que não deverá ser. Se você pretende ter ganhos regulares e durante muito tempo (e não apenas um ganho de curto prazo), é importante ver se os programas de afiliados que vai utilizar possuem este sistema de comissões quando o cliente renova o produto que você recomendou.

8. Métodos de pagamento acessíveis

Para que você possa ganhar dinheiro a divulgar programas de afiliados, é essencial que as pessoas comprem o serviço que você recomenda. E isso só irá acontecer caso o produto tenha bons métodos de pagamento, acessíveis à maioria das pessoas. Por exemplo, na Webnode o nosso produto dispõe de uma larga quantidade de métodos de pagamento, diferentes para cada país a pensar nas necessidades das pessoas. Desta forma, qualquer pessoa poderá comprar o produto caso tenha interesse e você ganhar dinheiro com essa recomendação.

9. Redes de afiliados são um extra

Muitos programas de afiliados trabalham em rede multinível. Isto significa que você alguém se registra por si e você ganhará as comissões referentes a essa afiliado e no caso desse afiliado divulgar o serviço e outros afiliados se registrarem através do seu afiliado, você irá receber uma percentagem dessas vendas. Em alguns programas de afiliados, caso você consiga atrair muitos afiliados que depois terão a sua própria rede de afiliados, você irá receber parte dos lucros que os seus afiliados receberam com a sua própria rede.

Este é segundo artigo de uma série de artigos sobre programas de afiliados que irei continuar a escrever. São 9 dicas interessantes que você deverá levar em conta para escolher um bom programa de afiliados mas não são as únicas, pelo que deixarei outros conselhos para o futuro. Não deixe de ler o primeiro artigo desta série, onde lhe dou 10 estratégias para ganhar dinheiro com programas de afiliados.

Conte-nos a sua experiência enquanto afiliado, quais destas dicas lhe são mais úteis para ganhar dinheiro online?