Como conseguir o 2º encontro com os visitantes do seu site

Você sabe o quão assustador um primeiro encontro pode ser porque vocês não se conhecem bem o suficiente? Mas o que é realmente assustador, é quando você não consegue um segundo encontro. Entenda que, o visitante do seu site não te conhece ainda e cabe a você convencê-lo a voltar à visitar o seu site mais vezes. Leia este artigo para aprender a aumentar o número de visitantes que retornam.

Como detectar um problema

Primeiro você precisa saber se você tem o problema de não conseguir uma segunda chance com o visitante do site. Uma ferramenta de estatísticas como o Google Analytics, é o seu melhor amigo para lhe ajudar a saber se você realmente tem este problema dos visitantes não voltarem.

Na primeira página que você vê ao entrar no Google Analytics, há uma métrica chamada de visitantes que retornam x novos visitantes, para o período de tempo selecionado. A média do número total de visitantes que retornam é de cerca de 20-30% , mas pode variar de acordo com o tema do seu site, setor de atuação e muitos outros fatores. Se você ver essas métricas e achar que não é o suficiente para você – continue lendo!

Dê uma boa primeira impressão

Vamos começar com o básico – você nunca terá um segundo encontro, se você estragar o seu primeiro com um erro de amador. Verifique se o layout do site é moderno e atraente, é tão lógico como tomar um banho antes de sair. Então, tente ficar bonito.

Verifique se o seu projeto não é apenas atraente, mas também “user-friendly” (amigo do usuário). Deixe o seu visitante à vontade para conhecer você! Portanto, verifique se a velocidade do seu site não está afastando as pessoas para longe e também se a sua navegação não é tão complicada que dificulta a experiência do usuário.

Você está em uma estrada de mão-dupla

Seu site não é apenas sobre você. Seja cuidadoso sobre, o quê e como, você diz as coisas e também dê uma chance para que os seus visitantes se comuniquem com você.

Ouvir é a chave para um relacionamento

Agora, quando os visitantes encontraram o que queriam, convide-os a falar com você. Possuir um formulário de contato é quase uma obrigação para todos os sites – você vai permitir que o visitante deixe a sua mensagem da maneira que ele quer. É uma boa maneira de começar a receber feedback. Saiba como você pode fazer o seu formulário em seu site da Webnode 1 aqui e da Webnode 2 aqui.

Outra opção, ou melhor, uma opção complementar, é colocar todas as informações de contato na página da web – certifique-se de você que tem todas as informações necessárias com esta dica.

Serviços como jivosite.com oferecem a possibilidade de você inserir em seu site um bate-papo online – é uma ótima maneira de entrar em contato com seus clientes e estabelecer boas relações.

Não se esqueça do papel das redes sociais – adicione a caixa “Curtir” da sua página de fãs em seu site, para que os visitantes possam acompanhar as notícias e atualizações.

Então, quantos filhos você quer ter?

Esta é a última coisa que você precisa perguntar em seu primeiro encontro. Não seja muito agressivo! Muito de qualquer coisa pode assustar as pessoas. Por exemplo, não abuse das janelas pop-up que aparecem depois de 1 segundo, ou formulários de registro com 15 campos para preencher.

Fofocando com um melhor amigo

As pessoas falam! Quando uma garota chega em casa depois de um encontro, ela provavelmente vai comentar como foi o encontro com sua irmã ou sua melhor amiga. Ela vai precisar ouvir a opinião delas e de outras pessoas que podem conhecer a pessoa com quem ela saiu. Certifique-se de que o seu visitante vai encontrar toda essa fofoca quando estiver procurando informações sobre você. Peça para pessoas escreverem comentários sobre você, participe em fóruns, peça aos clientes para darem feedback, participe de alguns eventos offline – construa uma boa reputação.

Dê o primeiro passo!

Não pense muito sobre quem tem que dar o primeiro passo – é você! Chegou a hora de mostrar que você está interessado em seu visitante.

Remarketing

O sistema de publicidade do Google Ads permite que você mostre seus anúncios para pessoas que já visitaram seu site,  mais tarde, quando eles estão a navegar na Internet. Essa ferramenta é chamada de “remarketing” e você pode encontrar mais informações sobre ela aqui. Esta pode ser sua “segunda chance”, depois do visitante sair, de poder convence-lo a voltar.

Enviando e-mails

E-mail marketing nunca envelhece, é ainda uma das melhores maneiras de atingir seus visitantes depois que eles deixaram o seu site.

No exemplo a seguir, você pode ver os resultados do e-mail marketing. Em maio, foi enviada uma newsletter para os visitantes inscritos e os retornos cresceram 9%!

Este método pode ser complicado porque você tem que dar o seu visitante uma boa razão para ele lhe dar seu endereço de e-mail. Aqui estão algumas dicas para você:

  • Ofereça algo grátis para ele se inscrever (e-book, webinar, período experimental, algo útil)
  • Ofereça um bônus para os visitantes inscritos (descontos, cupons, concurso com prêmios)
  • Torne a inscrição o mais simples possível (máximo 3-4 campos)

Qual é o percentual de visitantes que retornam para seu site? Como você trabalha com isso?

  • Ellyzabethe

    ameiii
    vc e super @olena romanova

  • Ellyzabethe

    Ameiii muito
    Vc é super inteligente e muito linda Olena Romanova <3

  • LUIZ

    Aprecio muito o seu trabalho, pois nos ajuda no dia a dia de uma forma especial. Parabéns menina.

  • giovanna

    oi eu gostaria saber como meus visitantes entram para ver meu site?

    • Através do seu link!
      O link é o endereço do seu site na Internet. basta o visitante clicar no seu link ou copiar e colar o seu endereço na barra do navegador e ele será direcionado para seu site.

      Por exemplo, o endereço da Webnode é este: http://www.webnode.com.br

  • oi eu queria saber se o livro de visitas também pode ser usado para mim falar com os visitantes que visitam meu site?