Porque não consigo ganhar dinheiro com programas de afiliados?

Promover um produto e não receber nada em troca é, no mínimo, frustrante. Se você se pergunta constantemente „Porque não consigo ganhar dinheiro com programas de afiliados?“, este é o artigo ideal para si. Pretendo ajudar a identificar os problemas mostrar alguns erros que você possa estar a cometer e ajudá-lo a alterar o rumo dos acontecimentos.

Se você está a promover um programa e não consegue ganhar dinheiro, o primeiro passo a fazer para resolver o problema é identificar o problema. O seu problema são as poucas impressões, os poucos cliques ou você tem ambos e não consegue conversões? Vamos analisar cada um dos problemas.

Problema 1: Não tenho impressões nem cliques

Se a página onde você promove o produto não recebe impressões suficientes que lhe possam gerar cliques e conversões, então você deverá ponderar procurar outras vias de atrair tráfego para essa página. Veja algumas dicas para resolver este problema:

Crie vídeos falando sobre o produto e faça upload para o Youtube. Coloque o link da sua página onde fala do produto e durante o vídeo incentive ao clique no link. É importante que otimize este vídeo com palavras-chave de forma a que seja facilmente encontrado por pessoas interessadas no produto.

Promova o seu site e o produto em fóruns. Tenha atenção que os fóruns são comunidades, e se você se registrar num fórum apenas para partilhar links não vai ser bem aceite. Veja também se o público dos fóruns é um público potencialmente interessado no produto que você está a promover. Por exemplo, se você vai promover produtos cosméticos em um fórum sobre automóveis, você não irá ser bem sucedido.

Promova o seu site e o produto nas redes sociais, através de fan pages e comentários em artigos de fan pages relacionadas ao tema do seu produto. 

Problema 2: Tenho  impressões mas não tenho cliques

Se as páginas que você tem a falar sobre o produto recebem bastantes visitas mas não recebem cliques nos seus links de afiliados/banners, o problema estará relacionado com o próprio conteúdo e o interesse das pessoas no produto. Veja algumas dicas para atrair mais cliques:

Apresente os pontos fortes do produto. Os pontos fortes que você apresentou sobre o produto poderão não ser suficientes para o público do seu blog. Conhecendo o público do seu blog e os seus interesses, escreva esta resenha de forma a que esse tipo de público tenha interesse no produto. Procure fazer comparações de produtos e sobretudo evidenciar os pontos fortes de cada um e não tanto os fracos.

Faça uma chamada à ação clara (call to action) – você precisa incentivar ao clique, com palavras „experimente agora“ , „clique agora“, „promoção limitada“, etc. Com esta chamada clara à ação, o visitante terá mais disposição para visitar o produto.

Crie banners personalizados que se enquadrem no modelo do seu site. Se os banners não recebem cliques, o problema poderá ser do próprio banner que não chama à atenção. Faça testes A e B, com diferentes formatos e em diferentes posições do site e veja o que atrai mais cliques.

Problema 3: Tenho impressões e cliques mas não tenho conversões

Se as páginas do seu site recebem bastantes impressões e os anúncios recebem cliques mas você não consegue gerar conversões, o problema poderá estar no site do produto ou no próprio produto. Veja algumas dicas que podem melhorar o seu desempenho enquanto afiliado:

Procure entrar em contato com a empresa responsável pelo produto e sugerir uma página de aterragem diferente – a página que as pessoas vêm depois de clicar nos seus links de afiliado podem não ser atrativas o suficiente para que elas se convertam.

O problema poderá estar no próprio produto. O preço poderá ser elevado, a taxa de conversão normal ser demasiado baixa pelo que o seu esforço poderá ser em vão. Se você não consegue ganhar dinheiro com um produto para o qual já enviou muitos visitantes, então pondere utilizar outro produto diferente.

Certifique-se que o seu link de afiliados não está quebrado – faça você mesmo o teste em todos os links de afiliados que tiver na sua página. Poderão existir alguns links quebrados que não lhe irão gerar qualquer retorno.

O público do seu site poderá não ser o indicado para o produto que você está a promover no seu site. Consulte o seu Google analytics e veja como está a sua taxa de rejeição e o tempo médio que os visitantes ficam no seu site. Estas métricas vão-lhe dizer se as pessoas estão ou não interessadas no conteúdo do seu site. É preferível que você admita o erro e que tenha consciência que o seu público não se identifica com o produto que continuar a insistir e a desperdiçar o seu tempo e energias na divulgação do mesmo.

Se você trabalha regularmente com programas de afiliados, consulte o programa de afiliados da Webnode.

Este artigo aponta alguns erros recorrentes que cometemos mas não serão os únicos seguramente. Você já cometeu alguns destes erros? Conte-nos as suas experiências.