História de Sucesso da Webnode: Ser um Campeão no Marketing Online

David Bushnell, club manager

Estamos entusiasmados por ter entrevistado David Bushnell, gerente do clube e webmaster do Hull Wasps, a equipa principal de basquetebol da cidade de Hull, em Inglaterra. Desde 2008, a equipa tem crescido para se tornar um clube da liga nacional, representado por um site concebido de forma soberba. Nós conversamos com Dave para conhecer melhor o que faz uma equipa de basquetebol brilhar não só na quadra, mas também na web. Leia esta história inspirada em ser um campeão em gestão desportiva, bem como no marketing online!

David Bushnell é responsável pelo desenvolvimento comercial e de marketing de Hull Wasps, incluindo a concepção e gestão do impressionante site de Hull Wasps. David tem mais de 5 anos de experiência em negócios e marketing na indústria e ajudou a estabelecer o clube para onde ele está hoje.

Pode dizer-nos mais sobre o Hull Wasps?

Somos um clube da Liga nacional de Basquetebol Inglesa com sede em Hull. Somos o maior clube e de mais alto nível de Hull e tem sido desta forma à mais de 5 anos.

Começamos em Junho de 2008, quando não existia algum clube sénior masculino em Hull. Tivemos o desejo de trazer a liga nacional de basquetebol para a cidade. Nós estivemos na divisão 4 Norte em cada temporada até agora, mas fizemos progressos na nossa posição na liga todos os anos. Este ano, nós reforçamos a nossa equipa novamente para nos dar uma melhor chance de ser promovida para a 3 ª Divisão nesta temporada.

Nós esforçamo-nos muito ao longo dos últimos 5 anos e meio para realmente promover e construir uma base de fãs ao redor do clube. Criar uma base de fãs ajuda-nos a atrair patrocinadores para o clube que é essencial para a manutenção de uma base forte.

Por que você decidiu criar um perfil online para a sua equipa?

Minha formação é em marketing, então eu sei o quanto é importante para qualquer nova organização ter um site muito profissional. Só temos uma chance de criar uma primeira impressão e de um modo geral, o site é a primeira coisa que as pessoas procuram para quando ouvem sobre falar sobre si.

Como presidente do clube, que métodos usou para promover a sua equipa?

Promover o clube é difícil, especialmente em uma cidade dominada por Futebol e Rugby a nível profissional, mas temos trabalhado de forma empenhada para conseguir passar a palavra através de uma estratégia de marketing digital. Os meios de comunicação têm desempenhado um papel enorme e o nosso site, naturalmente também. O site tem que se destacar e criar uma boa primeira impressão e a Webnode permitiu-nos fazer isso muito bem.

 

//

 

Gostaríamos muito de saber o que você considera ser a característica mais importante do seu site.

Quando lançamos pela primeira vez o site, foi sem dúvida o fato de podermos facilmente configurar feeds de notícias. As notícias são cruciais para qualquer clube desportivo. Temos que estar constantemente a lançar notícias para manter os fãs interessados e fazer com que voltem e permaneçam sempre ligados à marca. No entanto, houve muitas outras características que eu adorei, como a capacidade de criar “listas” com muita facilidade. Nós usamos isso para criar rapidamente uma lista dos nossos primeiros jogadores da equipa acompanhada por fotos e biografias breves sobre cada um.

Hoje em dia, o YouTube e outros meios de comunicação social de integração desempenham um grande papel. (Confira o canal do YouTube do Hull Wasps’ Canal do YouTube) Em 2008, o site era a principal fonte de notícias, mas hoje é tudo sobre a nossa exposição nas redes sociais. Integrando a nossa caixa de likes do Facebook impulsionamos continuamente novos gostos na nossa página.

Hull Wasps website

Qual é a sua experiência com a Webnode para construir o seu site?

É muito fácil começar. Os modelos são bem desenhados. Nós usamos um modelo para começar, mas mais tarde, editei o CSS para mudar toda a aparência e sentir que estava como eu queria.

De um ponto de vista técnico, eu tinha alguma experiência com criação de sites, mas nunca poderia recriar todas as características avançadas que Webnode me oferecia. Fui recomendado por um amigo meu e quando eu olhei para o CMS fornecido pelo Webnode, eu vi como era fácil e pensei que era a melhor maneira de começar. Em 2008, o Webnode era um conceito bastante único. A única outra opção era construir algo no WordPress, sendo que era muito mais complicado, então eu escolhi configurar o meu site na Webnode e não demorou muito tempo para que este estivesse pronto.

Como o mundo online mudou, os fãs seguem-nos mais através das redes sociais agora, então decidimos que este ano era hora de mudar de novo e de reformular o conteúdo, de modo que a página inicial estivesse focada em novos visitantes que queiram saber mais sobre nós, em vez de visitantes que retornem.

A fotografia também desempenha um papel importante na aparência geral,  e temos um excelente fotógrafo de clubes desportivos em Keith da BiggerImageStudios.com que tira algumas fotos excelentes para nós. Fotos más podem ter um efeito prejudicial para a sua aparência, então eu recomendo a todos que consigam um fotógrafo de qualidade para as fotografias que usarão nos seus sites.

Como se conectam com os vossos fãs?

Os meios de comunicação social desempenham um papel enorme, mas o mesmo acontece com e-mail. Nós integramos uma caixa de e-mail onde os visitantes se podem inscrever junto com uma caixa de Facebook, além de links para o nosso canal no YouTube e notícas do twitter, que é realmente importante. Cada notícia que agora criamos tem que sair nas redes sociais para que as pessoas saibam sobre elas. Atualmente, as pessoas em geral esperam que as coisas lhes sejam enviadas, ao invés de terem que procurar por si próprios. É apenas a maneira como nosso comportamento online mudou ao longo dos últimos 5 anos.

O que faz para atrair novos visitantes e fãs para o seu site?

Nós temos um grande foco no marketing digital por e-mail e através das redes sociais. Também executamos campanhas offline visando residentes locais e escolas. Se você comparar Agosto, Setembro e Outubro deste ano, tivemos o dobro do número de visitantes únicos este ano do que fizemos no mesmo período de 3 meses do ano passado. É um bom indicador de que estamos fazendo a coisa certa e indo na direção correta.

Quais são os planos futuros para sua equipe e seu site?

Temos um plano a longo prazo para alcançar o alto nível de British Basketball, a BBL. Estamos a preparar a nossa infra-estrutura para fazer isso, mas a aparência da nossa marca, incluindo o site, tem um papel fundamental nisso e creio que o nosso site está lá em cima com os melhores sites de clubes de basquetebol do Reino Unido. Temos que continuar evoluindo e estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência e a nossa oferta para os fãs mantendo-os próximos.

Muito obrigada Dave, por nos dar este depoimento onde ficamos a saber mais sobre o clube e sua estratégia de marketing. Gostaríamos de lhe dar os parabéns pelo trabalho incrível que você faz e desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro!

Como você usa seu site para promover as suas atividades? Partilhe a sua opinião nos comentários!