História de Sucesso: Fotografar o Êxito

Marta Varela”Fotografar é congelar o momento, é travar um instante, é segurar o tempo, é tornar tudo importante.”, esta é das primeiras coisas que vemos quando entramos no site de Marta Varela e que de imediato nos faz entender a importância do seu trabalho. Fotógrafa por natureza, está em constante procura de novas formas de enriquecer e divulgar o seu óptimo portefólio através do seu site e das redes sociais. Se também gostaria de saber como divulgar o seu portefólio com sucesso não perca esta entrevista.

 

Marta Varela, fotógrafa profissional, é também responsável pela criação do seu impressionante site www.martavarelafotografia.webnode.pt onde podemos consultar todo o trabalho que realizou desde o dia em que a sua paixão pela fotografia despertou com a aquisição da sua primeira câmera reflex. O seu talento desdobra-se em várias vertentes da fotografia mas também no marketing online, tornando-a numa história de sucesso da Webnode.

Site de Marta Varela

Site de Marta Varela

1)  Podia contar-nos como este projeto ”Marta Varela Fotografia” começou?

“Marta Varela Fotografia” começou com a minha paixão pela fotografia e a vontade de me tornar profissional nesta área. Na realidade é o meu nome enquanto fotógrafa profissional.

2) Com vários prémios ganhos e algumas exposições feitas, tem um olhar especial sobre a imagem. Assim, de que forma este foi influenciador na hora de criar o seu site?

O meu olhar sobre a imagem serviu para me orientar na escolha dos layouts e na disposição dos diversos elementos que compõem o meu site. Tenho muito pouca experiência em construção de sites mas optei por utilizar os layouts que me pareceram mais intuitivos e que poderiam facilitar a interação com o público. Penso que a simplicidade de acesso aos diversos temas e a diversidade de serviços apresentados são os pontos mais importantes do meu site.

 Exemplos de Fotografias Retiradas do Site de Marta Varela

                                   Exemplos de Fotografias Retiradas do Site de Marta Varela

3) Como atrai as pessoas para o seu site?

Através das redes sociais, cartões de visita e motores de busca. Tento sempre manter uma interação saudável e responder a todas as mensagens e pedidos que me enviam.

4) Reparamos que também tem uma presença muito forte nas redes sociais. Que métodos usa para divulgar o seu trabalho? Que vantagens encontrou com a divulgação online?

Uso as redes sociais apenas para divulgação dos meus trabalhos. O feedback que obtenho é o que impulsiona verdadeiramente a minha presença nestes locais e acaba por expandir a divulgação a outros sites. Procuro centrar a maioria das atenções em plataformas que me trazem resultados imediatos no que toca a propostas de trabalho e pedidos de orçamento. O site constitui um acréscimo no que toca à divulgação do meu trabalho porque se trata de mais uma plataforma na qual os meus trabalhos podem ser visualizados. Considero vantajoso para o meu trabalho pois é a forma mais prática de me mostrar enquanto profissional e acaba por ser um ótimo veículo para a minha promoção.

Publicação do Facebook de Marta Varela

                                               Publicação do Facebook de Marta Varela

5) Dada a sua experiência, o que pensa sobre a fotografia e o mundo online?

Penso que nos devemos adaptar aos tempos em que vivemos e a toda a evolução tecnológica. O mundo online pode ser um importante potenciador para o nosso lançamento enquanto profissionais, independentemente da área. Contudo, devemos proteger os nosso direitos e ter cuidados redobrados com a nossa imagem.

6)  O seu site ajudou-a a chegar onde se encontra neste momento da sua vida profissional?

De certa forma contribuiu de forma muito positiva para a promoção e divulgação do meu trabalho. O site mantém todo o meu trabalho indexado e organizado de forma a permitir um acesso mais fácil e rápido. Este acaba por ser o espelho da minha imagem enquanto profissional, isto é, no contacto com possíveis clientes é sempre um fator positivo quando possuímos um site oficial que os mesmos possam visitar e o qual nos acrescente credibilidade enquanto profissionais.

7)  Quais são os seus planos futuros para o seu projeto e site?

Gosto da atual apresentação do meu site, mas não excluo a possibilidade de no futuro reorganizar e reformular a sua disposição e imagem. Em relação à minha profissão, o objetivo será sempre evoluir, aprender e crescer dentro da Fotografia.

8) Que conselhos deixaria para outros fotógrafos ou até pessoas de outros ramos que queiram divulgar o seu trabalho da mesma forma?

Sejam criteriosos na hora de escolher a forma como se pretendem divulgar e optem por sites que disponibilizem plataformas intuitivas e ferramentas de fácil utilização, tal como a Webnode.

Deixamos ainda um grande agradecimento à Marta por ter partilhado a sua história e por nos ter dado a conhecer o seu talentoso trabalho. Desejamos-lhe o maior sucesso para o seu projeto!

Como usa o seu site para divulgar o seu trabalho? Partilhe a sua opinião nos comentários!