Explore Portugal com o Novo Web do Mês

Brasão da Aldeia de Santa Margarida Flores e cores, são características que este site nos transmite e que irão certamente colorir o seu dia. Conhecer um cantinho de Portugal através de uma estrutura e composição intensamente bem elaboradas que o deixará certamente inspirado para aprimorar o seu site. Um site muito bem trabalhado que foi criado com o objectivo de divulgar a Aldeia de Santa Margarida. Junte-se a nós nesta pequena viagem e descubra no artigo as dicas que o web deste mês tem para lhe dar.

 

O Web do Mês escolhido é o site www.jf-aldeiastamargarida.pt que é um óptimo exemplo de como apresentar uma freguesia para os seus residentes e para potenciais visitantes através de informação detalhada suportada por uma organização perfeita. No site é possível ter conhecimento da história da Aldeia de Santa Margarida assim como dos eventos que realizam, e claro é dada também a possibilidade aos cidadãos da freguesia de obter informações ou requerer serviços que são feitos pela Junta de Freguesia. O principal objectivo é manter um contato próximo com a população residente e não residente da freguesia, estando sempre disponíveis para esta.

 

A página inicial de www.jf-aldeiastamargarida.pt

A página inicial de www.jf-aldeiastamargarida.pt

Apresentação perfeitamente desenhada

A primeira impressão que temos quando entramos no site é informativa e acolhedora, isto porque temos uma mensagem da Presidente da Junta de Freguesia que dá as boas vindas a todos os visitantes e nos informa acerca de tudo aquilo que poderemos encontrar no site. A apresentação do site perfeitamente adaptada para a divulgação de uma instituição é encontrada também através das restantes informações como o brasão da Aldeia de Santa Margarida, um vídeo com o hino da mesma mostrando os costumes e tradições da própria acompanhado por vários banners que nos levam para blogs ou sites relacionados com outras instituições importantes para a freguesia.

Um dos factores mais importantes para a escolha do site da Aldeia de Santa Margarida como Web do Mês foi a simplicidade e coerência encontrada em todas as páginas do site. É possível encontrar no menu das páginas toda a informação que o cidadão da aldeia necessita sem se tornar confuso ou se perder no site. As sub-páginas que se encontram perfeitamente divididas de acordo com o assunto a que se referem são também uma mais valia apresentada aos residentes. Este é um ponto em que deverá ser cuidadoso quando cria um site, e apenas precisa de perder algum tempo a pensar no conteúdo que quer colocar no seu site e como deveria dividi-lo nas diferentes páginas.

 

Página dedicada à Freguesia de Aldeia de Santa Margarida

Página dedicada à Freguesia de Aldeia de Santa Margarida

Na página ‘’Freguesia’’ encontramos todo o tipo de informação necessária sobre a Aldeia de Santa Margarida, desde a sua história, aos locais de interesse, às tradições e festividades e até à localização. Informações imprescindíveis que são dadas através das mais diferentes ferramentas como caixas de texto, tabelas e galerias de fotos. Um ponto muito interessante é o facto de se notar o cuidado em exibir as fotografias em formatos diferentes, chamando a atenção do visitante. Encontramos também uma página dedicada apenas à Junta de Freguesia em que tomamos conhecimento de todas as pessoas envolvidas nesta instituição assim como das formas disponíveis para contato. A sub-página de ‘’Contatos’’ é muito valorizada em qualquer site pois é através dela que podemos manter uma relação com os nossos visitantes e que poderemos saber as suas necessidades e opiniões. Se precisava de um bom exemplo, poderá ver o que temos neste site para si pois além da informação necessária e básica de morada, números de telefone e e-mail podemos encontrar também o horário de funcionamento assim como um formulário que poderá rapidamente preencher para que deixe a sua mensagem.

Contínua Atualização de Informação

Um ponto muito importante deste site é a página ”Espaço do Cidadão” onde os cidadãos da aldeia podem ter acesso a todo o tipo de documentação que necessitam assim como informações úteis sem ter que sair de casa. A Junta de Freguesia apostou na mudança e actualização dos seus serviços, oferecendo uma comodidade aos seus residentes que os deixa muito satisfeitos. Carlos Gonçalves explica-nos, ”Muitos dos não residentes já nos indicaram que é uma ferramenta bastante útil para eles porque podem requerer alguns serviços da junta de freguesia através do site, onde poupam tempo e dinheiro, porque não precisam de se deslocar à freguesia só para tratar de questões burocráticas. E agora estão sempre informados das novidades acerca da nossa freguesia, sentem-se mais próximos da terra onde nasceram.”

A página dedicada ao Festival das Flores, um evento de enorme sucesso, é muito importante para a freguesia desenvolvendo a economia local e dando a conhecer a origem e história da mesma. ”Temos também um evento que agora é realizado de 2 em 2 anos que é o Festival das Flores que já conta com 4 edições e no próximo ano vamos utilizar o site para o promovermos ao máximo, visto que as edições anteriores já contaram com centenas de pessoas, não só do nosso país mas também de Espanha. ”, conta-nos Carlos.

Festival das Flores

Festival das Flores

Como o encanto de uma freguesia se define também pelos seus eventos, temos uma página totalmente dedicada a eles. Por um lado encontramos os eventos já realizados onde é possível consultarmos as galerias fotográficas assim como as descrições dos eventos, dando a conhecer o que de melhor se faz na própria aldeia e por outro, os eventos a realizar para que não lhe escape qualquer novidade. Um aspecto bastante interessante é o facto de no evento a realizar podermos encontrar vários botões de redes sociais onde as pessoas podem gostar ou partilhar ajudando assim na divulgação do mesmo.

Experiência com o editor da Webnode

”O motivo que nos levou a escolher a Webnode foi que antes de optarmos pela vossa empresa, analisamos outras ofertas de mercado e enviamos várias questões e vários pedidos de informação e a Webnode foi a única que para além de nos dar as informações na medida certa, foi a que teve o tempo de resposta mais curto.” descreve-nos Carlos mostrando que estão muito contentes com a nossa atenção.

Por fim, queremos desejar os nossos parabéns a todos aqueles que contribuíram para o sucesso do site que dá a conhecer a encantadora Freguesia de Aldeia de Santa Margarida! Certamente irá continuar a cativar muitas pessoas para o seu site.

Gostava de ser o próximo Web do Mês? Partilhe o seu site nos comentários!