Onde obter imagens para o seu website

Se há algo que faz com que seu website pareça mais profissional, atrativo e transmita confiança em segundos, é definitivamente adicionar imagens de alta qualidade. Quantas vezes já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras? Não precisa de ser um designer gráfico ou fotógrafo para obter acesso gratuíto a imagens de alta resolução.

A imagem de fundo do Website é apenas o começo…

Utilizar as melhores imagens no seu website é a maneira mais rápida de melhorar a aparência e a experiência geral do seu site com o mínimo de esforço possível, seja este um site pessoal ou um site profissional, uma loja online ou um blog.
Ao escolher as imagens certas, os produtos tornam-se inevitavelmente mais atrativos e desejados, torna as suas ideias mais influentes, e revela a sua experiência ao mesmo tempo que inspira confiança. A parte visual do seu website pode, assim, fazer uma notável diferença em termos do sucesso da sua marca.

As pessoas gostam de simplicidade

Lembre-se, as pessoas gostam de coisas simples: ela tem preferência e visitam páginas com informações visuais fáceis de recolher. Imagens relevantes e de alta qualidade ajudam a entender rapidamente o conteúdo das suas páginas, ao mesmo tempo que melhora a experiência do seu público no website. Em suma, as imagens ajudam a aumentar o número de visualizações e a interação dos utilizadores – o que irá fazer com que os visitantes passem mais tempo no seu website e o compartilhem com mais frequência.

E se não tiver imagens de alta qualidade?

Se está a desenvolver um site através de um construtor de sites, provavelmente já lhe oferece uma boa galeria de imagens tal como Webnode disponibiliza. Para a maioria das pessoas, estas galerias são mais do que suficientes, no entanto, para a muitas pessoas, estas imagens podem não chegar a satisfazer as necessidades.

Galeria de fotos da Webnode

Um motor de pesquisa como o Google Imagens pode rapidamente mostrar-lhe qualquer imagem que alguma vez desejou ter, mas ao usá-las estará muito provavelmente a violar os direitos de autor de alguém já que muitas das imagens têm sido utilizadas ilegalmente. Felizmente, existe uma simples e segura alternativa: um grande número de websites com fotografias de alta qualidade que poderá encontrar na Internet. Sim, existem várias bibliotecas online que oferecem imagens para poder utilizar no seu website, mesmo comercialmente, de forma totalmente gratuita.

Licenças – como reconhecer uma imagem gratuita

Quão de graça é de graça? Alguns sites permitem que você baixe imagens para uso privado (px: imagem de fundo da sua tela), mas não permitem imagens para uso comercial (por exemplo, cartões de visita, sites ou banners). Felizmente, muitas das fotografias estão isentas de restrições de direitos autorais ou licenciadas sob creative commons zero public domain dedication (ou CC0). Assim, já poderá copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão. Algumas fotos, no entanto, ainda podem exigir atribuição de créditos ao autor.

Onde obter imagens CC0 gratuitamente

Nós criamos uma lista dos nossos sites favoritos que suportam e oferecem, imagens CC0 para o uso do domínio público. Os proprietários destas imagens permitem aos utilizadores modificar, editar e usar estas imagens livremente. Demos o nosso melhor, no entanto, lembre-se de verificar sempre a licença da imagem para garantir que o seu uso é permitido e se poderá utilizá-la para a finalidade que pretende. Certifique-se de verificar cada site com regularidade, pois os termos de utilização podem sofrer alterações com o tempo.

1. Pixabay

Pixabay é uma comunidade de pessoas criativas que partilham todo o conteúdo sob CC0. Irá encontrar aqui mais de 1.5 milhões de fotos sem qualquer custo associado, gráficos vetoriais, ilustrações e vídeos que poderá usar com segurança sem ter que pedir permissão ou enviar créditos ao autor.

2. Pexels

Todas as fotografias no Pexels podem ser usadas para fins comerciais e não comerciais, sem necessidade de atribuir créditos. Pode até ser creativo e editar as fotos como quiser. A equipe do Pexels recolhe todas as imagens de outras fontes de imagens gratuitas como Pixabay, Gratisography, Little Visuals, etc.

3. Unsplash

Em 2013, Unsplash usou o slogan “10 fotos a cada 10 dias” quando tinham apenas 10 fotos para a primeira versão do Unsplash. Pouco depois, tornou-se numa comunidade de fotografia líder do mercado. Em abril de 2018, passou as 500.000 fotografias. Disponível para uso comercial e não comercial, edição e cópia permitidas e sem necessidade de atribuição de créditos ao autor.

4. Picjumbo

Tudo começou quando todos os sites de fotografias rejeitaram fotografias de um designer e fotógrafo tcheco devido à “qualidade insuficiente”. Foi então que em 2013, que Viktor Hanacek criou o Picjumbo com fotos gratuitas de alta resolução, contando hoje com mais de 6 milhões de downloads. Todas as fotos são gratuitas também para uso comercial, no entanto, marcas registradas e marcas devem ser respeitadas.

5. Gratisography

Afirmam ter a coleção mais peculiar do mundo de imagens gratuitas em alta resolução. As melhores e mais criativas imagens do mundo. Se você está procurando por fotos que você não encontrará em nenhum outro lugar, tente Gratisography.
Você pode fazer quase tudo que puder imaginar.
IMAGE: https://gratisography.com/photo/celebration/

6. StockSnap

Centenas de imagens de alta qualidade e alta resolução livres de todas as restrições de direitos autorais (CC0) são adicionadas semanalmente no Stocksnap, sem necessidade de atribuição. Verifique o sistema de categorias baseado em tags do StockSnap para encontrar imagens que transmitam humor, sentidos, ou conteúdo que você precisa.

7. ISO Republic

ISO Republic oferece milhares de fotos gratuitas de alta resolução sob CC0, sempre com novas fotos adicionadas semanalmente. Eles também lançaram o Foodie Factor, um site que oferece as melhores fotos grátis de comida e bebida. Este site vai deixá-lo indiscutivelmente com fome.

Acreditamos que conseguirá tirar as melhores fotos para tornar o seu blog, site pessoal ou comercial inesquecível!

Qual biblioteca de imagens você mais gosta? Compartilhe sua experiência connosco nos comentários abaixo.

  • Vocês são demais! Muito bom e de grande ajuda!
    Até então da lista só conhecia o Pixabay e o Pexels, porém os demais não conhecia!
    Vou estar olhando os demais sites, mas uma vez obrigado por acrescentarem valor ao usuário! Vocês estão de Parabéns!

  • Reginavic

    Adorei muito obrigada. Adoro seus artigos estou aprendendo muito.