Crie um portfólio online eficaz e faça o seu negócio criativo crescer

01/09/2022

Apresente o seu trabalho criativo criando uma presença online impressionante. Mostre as suas habilidades, personalidade, conquistas e paixões para os seus clientes e potenciais clientes e empregadores. Neste guia, mostramos como criar um portfólio online para apresentar o seu conteúdo ao mundo em grande estilo.

Num passado não tão longínquo, os artistas precisavam embalar as suas telas e desenhos e arrastá-los pelo caminho, na esperança de conseguir o encontro com a pessoa certa na hora certa.

Lembra da Frida? Ela também precisou carregar as suas telas enquanto mal conseguia andar (bem, pelo menos no filme). Alguns dos artistas mais talentosos não conseguiram e só foram descobertos depois que faleceram.

Mas chega de histórias tristes: você é um sortudo!

Por quê? Porque hoje em dia o seu trabalho pode ser descoberto e compartilhado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Num instante, você pode dar acesso ao seu trabalho a milhões de pessoas em todo o mundo, criando um portfólio de arte online.

Exemplo de um portfólio de um ilustrador e designer

Um exemplo de portfólio de um ilustrador e designer

O que é um portfólio online?

Um portfólio online é uma apresentação online do seu trabalho, habilidades, realizações e da sua visão criativa. Além disso, ele também serve como uma ferramenta perfeita para encontrar emprego, captar novos clientes e encontrar novas parcerias, tudo em um.

O que Van Gogh daria por isto!

Quem deve ter um portfólio profissional?

Toda a gente!

Como disse o grande Joseph Beuys: Todo o homem é um artista.

Um portfólio não é apenas para profissionais criativos. Pode ser útil para todos que são apaixonados e têm entusiasmo pela criação e querem compartilhar essa paixão com o resto do mundo.

Como tal, não importa se você é um artista ou trabalha em uma área de negócios e pinta apenas no seu tempo livre: com o seu portfólio, você pode fornecer provas tangíveis do seu valor e habilidades para os seus visitantes e para você mesmo.

Resumindo: para cada pessoa criativa por aí, um portfólio online é uma obrigação.

Você acha que o seu trabalho não merece o investimento e ser compartilhado?

Artista digital

Um artista digital em ação

Se você é uma pessoa altamente criativa e completamente imersa no seu trabalho, este é o momento perfeito para contar ao mundo. Por quê?

Porque se você já começou a procurar dicas sobre como mostrar o seu trabalho online de uma maneira elegante e profissional, você está pronto para o próximo grande passo!

Você desenha, pinta, tricota ou cria colagens? Você é designer de UI/UX, fotógrafo ou artista independente? Incrível! Vamos fazer um portfólio online para você agora!

Por que você precisa de um portfólio online: os benefícios para sua autoestima e negócios

As vantagens de ter uma presença online são intermináveis. A título de exemplo, ao apresentar o seu trabalho, você torna mais fácil para potenciais clientes, empregadores e parceiros encontrá-lo, contatá-lo e, consequentemente, contratá-lo.

Além disso, o seu trabalho simplesmente merece um portfólio online independente. Assim, todos sabem que você leva a sério a sua arte, negócios, arte empresarial ou negócio artístico, para citar Andy Warhol.

Ao criar um portfólio, você também tem a oportunidade perfeita para renovar e fortalecer a sua marca, pois com um site bem construído, ficará claro qual é a sua personalidade artística, voz e visão.

Por último, mas não menos importante, você pode atualizar seu portfólio online a qualquer momento. Não há necessidade de esperar que a gráfica termine o seu novo livro e depois o enviar pelo correio para potenciais empregadores. Novas peças de arte estão prontas para serem vistas imediatamente, assim que você as carrega.

Como fazer um portfólio online passo a passo

Sem mais delongas, vamos dar-lhe todas as dicas sobre como fazer um portfólio impressionante:

1. Determine o objetivo do seu portfólio online

O seu portfólio não é uma exploração artística como a sua arte pode ser e, por isso, ao criá-lo você deve ter um objetivo claro na sua mente. Normalmente, em termos de negócios, o objetivo é atrair novos clientes e, eventualmente, ser contratado.

Ou talvez você queira apenas colecionar os seus melhores trabalhos, refletir sobre eles e mostrá-los à sua mãe.

Dependendo do seu objetivo, você poderá definir o estilo usado para o texto, a página Sobre mim, cores, tipografia e, finalmente, os projetos e peças de arte que você irá exibir no seu portfólio. Voltaremos a isso mais tarde.

2. Curadoria das suas obras de arte: escolha as melhores e mais relevantes, mas não todas

Portfólio de arquitetura

Página inicial de um estúdio de arquitetura com projetos em destaque

Com um objetivo claro na sua mente, escolha apenas os melhores projetos e peças de arte. Se você não tiver certeza de como ser o curador de sua coleção, pode pedir aos seus amigos de confiança para ajudá-lo.

Não é necessário encher seu portfólio com projetos que você fez na primeira série com giz de cera ou os projetos que você fez para seus parentes! Como um mestre do seu domínio, você sabe que tipos de clientes deseja atrair e que projetos o ajudarão a conseguir isso.

3. Prepare os ativos: fotos em HQ, rótulos, informações, contexto

Agora que você sabe que trabalhos incluir, é hora de preparar os ativos: fotos, vídeos, textos e informações adicionais.

Como artista, você deve saber que os recursos visuais são os ativos mais importantes.

Fotos em alta-resolução dos seus trabalhos

Prepare fotografias profissionais, de alta qualidade. Se você não gosta de fotografia, considere contratar um fotógrafo profissional que o ajude a destacar a qualidade do seu trabalho.

Fotos tiradas com o smartphone, com más condições de iluminação, simplesmente não funcionam.

Considere maquetes para os seus designs, para que os clientes tenham uma ideia de como a imagem ficaria em uma moldura ou numa caneca. O mesmo para o design de um aplicativo: mostre-o numa tela móvel real.

Fornecer contexto para pessoas comuns

Prepare todas as etiquetas, medidas, fotos de detalhes e fotos do processo, para dar um contexto completo aos seus visitantes.

O contexto é tudo, por isso, quanto mais enquadramento envolvente e relevante você fornecer, maior a chance de seus visitantes entenderem sua visão artística corretamente. Esta também é uma oportunidade perfeita para refletir sobre os seus trabalhos e descobrir como comunicar as suas intenções.

A combinação destes fatores será fundamental para atingir ótimos resultados.

4. Decida como será a navegação, número de páginas, sistema

Assim que tiver todo o seu material preparado, será hora de juntar tudo. Primeiro, pegue um lápis e papel e crie alguns protótipos.

Uma navegação clara, textos legíveis e cor de fundo que permita que as suas peças de arte e projetos brilhem são absolutamente essenciais. Afinal, os próprios projetos e peças de arte devem ser as estrelas do seu portfólio e todos os componentes do site devem complementá-los.

Ao criar a estrutura do portfólio, pense nestas opções:

Layout de uma página ou sub-páginas para categorias?

A estrutura do seu site pode variar: talvez você prefira um layout de uma página, com alguns projetos apresentados e detalhes de contato, ou talvez você queira um site mais complexo, com categorias de projetos.

Nada disso está errado, desde que você consiga manter a navegação clara.

Por isso, se você desenhar, pintar e esculpir, poderá juntar tudo em uma única página com um filtro ou categorizar o seu trabalho. Ou pode ser um designer de UX/UI que desenha fotos fofas e insere esse complemento numa categoria separada.Tudo depende das suas intenções com o seu portfólio.

Portfólio de fotografia

Um portfólio de fotografia com categorias

Página inicial: uma proclamação poderosa

A página inicial é fundamental para que os visitantes obtenham a energia certa desde o primeiro olhar.

Para tornar o seu objetivo bastante óbvio desde o início, comece com uma frase única, mas poderosa, na qual você resume todos os seus pontos fortes, capacidades e visão.

Pense nisso como a breve descrição de um filme que deve levar você ao cinema. Esta pequena frase deve deixar os seus visitantes intrigados, com vontade de verificar o seu portfólio minuciosamente e, finalmente, entrar em contato com você.

Como você provavelmente adivinhou, esta frase deverá ser colocada na página inicial ao lado das suas melhores peças de arte e projetos.

Página Sobre Mim

Na página Sobre mim, liste todas as suas conquistas, exponha a sua visão e conte a sua história de uma forma que ajude os visitantes a ter uma imagem clara de si e da sua personalidade artística e/ou comercial.

Afinal, autenticidade não é para todos. Se você preferir estilizar o papel como Bowie fez, vá em frente.

Inclua também um PDF para download e links para os seus perfis de redes sociais para garantir que seu trabalho seja compartilhável.

Seção Contrate-me

Outra página necessária é uma página de contatos, para que os potenciais novos clientes entrem em contato com você facilmente. Divulgue todas as formas possíveis para o contatarem: endereço de e-mail, número de telefone, formulário de contato e links para perfis de redes sociais…

É uma boa prática colocar as informações de contato também no rodapé, para que seja fácil entrar em contato com você a partir de cada ponto de navegação no site.

5. Estilize o seu portfólio com atenção: escolha o modelo, fontes e cores certos

O objetivo do seu portfólio é apresentado não apenas no texto e na arte, mas também na paleta de cores e na tipografia escolhidas.

Se você pretende trabalhar como UX designer para empresas de alta tecnologia, o seu portfólio não deve ser semelhante ao de alguém que cria ilustrações para livros infantis.

Portanto, decida as fontes e cores com atenção, para que elas complementem as suas obras de arte, mas também suportem o seu objetivo.

Lembre-se: são as suas obras de arte e projetos que devem brilhar.

6. Peça uma segunda opinião

Tudo está pronto para ser publicado? É o momento certo para que os seus amigos de confiança, mentores, professores, colegas e qualquer pessoa interessada no seu trabalho intervenham e avaliem se você fez o melhor trabalho possível.

O mais provável é que eles adorem o seu portfólio e fiquem orgulhosos de você. Contudo, pergunte se os projetos escolhidos vão bem com os seus objetivos, se o texto é legível, se a navegação é clara e se os textos são compreensíveis.

Peça-lhes que verifiquem também a ortografia e gramática.

Você não precisa refazer absolutamente tudo o que eles dizem, mas algumas das suas observações podem ser importantes. O feedback construtivo é precioso.

7. Clique no botão publicar

Parabéns, você conseguiu! O seu trabalho foi publicado e está agora disponível para ser visto por qualquer pessoa online!

No entanto, o portfólio nunca está finalizado, assim como o seu processo criativo. Atualize-o regularmente com novas peças e projetos.

Além disso, mantenha as informações de contato atualizadas.

Compartilhar & brilhar

Você acaba de dar mais um grande passo na sua carreira artística, ou no seu hobby criativo. Você acabou de se expor!

Depois de digerir essa grande notícia, você pode estar se perguntando quais são os próximos passos.

1. Registre o nome de domínio

O próximo passo importante, que mostraria que você está levando tudo isto a sério, é registrar seu próprio nome de domínio exclusivo. Você pode usar o seu próprio nome, o seu nome de artista ou o nome do seu estúdio ou marca.

Você pode saber mais sobre como e por que você precisa de um domínio, neste post.

2. Compartilhe, compartilhe, compartilhe

Agora que você está satisfeito com seu site e com o seu endereço, é hora de compartilhá-lo com o mundo.

Em primeiro lugar, inclua o URL do seu portfólio online no seu currículo.

Reações nas redes sociais

Colete reações nas redes sociais

Conecte o seu portfólio online com todos os seus perfis online, seja Instagram, Facebook, Dribble, Behance, LinkedIn…Coloque também na sua assinatura de e-mail, cartões de visita, adesivos…Há um espaço para esse URL em todos os lugares.

Além disso, troque os links com outros artistas e colegas.

3. SEO: Search Engine Optimization

É compreensível que, sendo uma pessoa criativa, você não seja necessariamente uma pessoa de tecnologia, mas não se assuste com estas três letras!

Trabalhe o SEO do seu site

SEO: Permita que os motores de busca o encontrem mais facilmente

Para ser organicamente descoberto na Internet, você precisa pensar nas palavras-chave certas, ou seja, as palavras que os seus clientes digitam na barra de pesquisa quando procuram produtos que você cria e/ou os serviços que você oferece.

Depois de descobrir essas palavras, incorpore-as no seu site da maneira mais natural possível. Mais dicas você encontrará em nossa série de artigos sobre SEO.

Além disso, não se esqueça de trabalhar continuamente o SEO, por exemplo, postando notas regulares no seu blog.

Ao manter um diário criativo, você pode atrair a atenção dos mecanismos de pesquisa, mas também mostrar aos seus clientes que você é ativo. Além disso, manter um blog pode ajudá-lo no seu processo criativo. Mas esse é outro grande tópico.

Você já tem uma visão de como tornar o seu portfólio único? Vamos começar! Se você sabe o que incluir em um portfólio, compartilhe conosco! Você está planejando criar seu próprio site? Experimente este guia passo a passo.