Como criar um portfólio online

Não importa se você está procurando novas oportunidades de emprego, ou possui uma empresa e gostaria de alcançar novos clientes – um portfólio online pode aumentar as suas chances de sucesso na internet. Pode ajudá-lo a mostrar as suas habilidades e conhecimentos de uma forma muito fácil e atraente.

Quem deveria ter um portfólio?

Todos! Portólio não serve apenas para profissionais na área criativa, mas pode ser útil para todos os entusiastas de nicho. O que importa mais do que ser artista ou artífice, é você saber apresentar as suas habilidades, por exemplo por meio de um portfólio e, dessa forma, dar uma prova tangível sobre as suas capacidades para os visitantes do site.

Porque justamente eu?

A resposta é bem simples: o portfólio vai ajudá-lo a propagar melhor a sua marca pessoal, assim chamada personal branding. Milhares de pessoas estão diariamente à procura de serviços na internet e não fazem ideia de que a sua marca existe. O portfólio pode contribuir para que a encontrem.

Também pode ser útil para achar novos parceiros, colaboradores e outras pessoas que trabalham na mesma área. É você que está criando seu portfólio e, por isso, o conteúdo do portfólio vai depender só de você. Apenas informações que você adicionar serão entregues para os visitantes.

 
Anote umas ideias de como criar um portfólio online de sucesso
 

  • Escolha o melhor construtor para portfólio

Você não precisa saber programar para criar seu website. Com um criador de sites online, você pode criá-lo em minutos por si mesmo. A Webnode oferece, entre outros, modelos para portfólios que vêm com conteúdo pronto para servir de inspiração, mas que esperam por serem personalizados através de uns passos simples. Cada template e as suas seções podem ser editados conforme as suas necessiadades e gosto.
 

  • Demonstre seu talento através do seu trabalho

Com certeza conhece o ditado popular „menos é mais“. Tenha isso na mente quando estiver sintetizando os seus sucessos de trabalho. Você sabe melhor quais projetos tiveram o maior êxito, dos quais sente o maior orgulho, e que deveriam ser, portanto, incluídos no portfólio. Recomendamos exibir apenas o tipo de projeto com que gostaria de trabalhar no futuro. O ideal será apresentar uns 5 projetos com toda a atenção que merecerem.
 

  • Aspecto atraente e história cativante

Depois de escolher os projetos que deseja publicar, você pode focar na forma da sua apresentação. Se não for atraente à primeira vista, é muito provável que os internautas nem se esforcem para abrir os detalhes e saiam do site. Escolha um título conciso que chame atenção dos visitantes. Após o título, deveria-se seguir um curto parágrafo que exprimisse a essência do projeto apresentado, destacando os pontos mais interessantes. Em seguida, você deve descrever o projeto em maior detalhe. Você pode começar por traçar conceitos iniciais, esboços do trabalho que se seguiram, e terminar enfatizando a sua própria finalização. Não se esqueça de juntar uns traçados ou fotos de alta qualidade! Um texto sem fotos é pouco chamativo e diminui chances de ser lido. As ilustrações farão com que você seja melhor lembrado pelos visitantes.
 

  • Dê maior ênfase aos seus projetos bem-sucedidos

Opte por um design simples e sofisticado do site para que o centro de atenção seja não o próprio design, mas sim o seu trabalho. Definitivamente, pode escolher um leque colorido e animado, mas tenha sempre na mente que são principalmente os seus projetos que estão sendo apresentados e, como tal, deveriam ganhar uma posição realçada. Não se esqueça de um menu claramente organizado e fácil de ser navegado. Para ter um site de sucesso, geralmente basta criar 3 páginas: Sobre nós, Meus projetos e Contato. Simplicidade e transparência são a chave para destacar os seus resultados.
 

  • Ofereça uma biografia extraordinária

Seja único! O site é seu, então não se limite ao compartilhamento de informações gerais e entediantes. Adicione fatos interessantes à sua biografia que têm tido um impacto duradouro na sua vida. Exponha a sua missão e visão de forma criativa – os visitantes vão adorar conhecer a sua trajetória. Por isso, é bom criar uma seção ou página com o título do tipo “Minha trajetória?” ou “O que está por trás do meu sucesso” onde pode descrever os passos que o tranformaram na pessoa que é hoje. Você pode abordar um público maior se adicionar referências externas – inclua depoimentos dos seus clientes satisfeitos, orgulhe-se dos seus contatos profissionais, apresente colegas de trabalho ou destaque publicações em que participou. Tudo que possa prender atenção dos visitantes do site vale a pena mencionar.

Seja simpático e não tenha medo de compartilhar quais são os seus hobbies e interesses. Um pequeno detalhe pessoal pode fazer toda a diferença e incentivar o internauta a contatá-lo.
 

  • Elementos originais para um destaque ainda maior

Adicione recursos no site que vão torná-lo mais profissional ainda. Um formulário de contato vai tornar a comunicação mais suave. Os botões de redes sociais são indispensáveis hoje em dia e, por isso, não se esqueça de inseri-los. Um blog com histórias dos bastidores pode dar um toque mais pessoal ao seu portfólio e torná-lo mais atrativo.
 

  • Torne-se visível nos resultados de busca – otimize

Uma vez pronto o portfólio, você deve embarcar em processo de otimização do site para que seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca. Utilize links! Adicione o link do seu portfólio nas redes sociais, anexe o link à assinatura do seu e-mail. Aprofunde o seu conhecimento sobre técnicas SEO para ganhar uma posição orgânica alta nas pesquisas e garantir tráfego no seu site.
 

  • Atualize!

O portfólio é seu e por isso pode atualizá-lo sempre que precisar. Não desanime os seus visitantes com conteúdo obsoleto. Vá adicionando novos sucessos, conquistas, publicações ou projetos em desenvolvimento.

Tem ideia de como criar um portfólio excepcional? Comece já! Estamos interessados nas suas ideias e gostaríamos de saber delas na discussão abaixo!