Como ganhar dinheiro com um blog

Ganhar dinheiro com blog

Quer você esteja escrevendo um blog pessoal no seu tempo livre, quer gerenciando um blog oficial do seu site de negócios, definitivamente pode lucrar com o seu trabalho. Custa apenas um pouco de tempo e esforço. Dê uma olhada nas estratégias comprovadas e logo comece a experimentar com elas para entender qual delas funciona melhor para o seu site, objetivo dos seus negócios e público-alvo.

As pessoas adoram blogs. Os blogs são lidos, repensados e utilizados não apenas para promover as marcas e produtos, mas eles também deixam transparecer os nossos interesses e passatempos. Evidentemente, é possível ganhar dinheiro administrando blogs, caso contrário, os blogs não chamariam tamanha atenção. Se você tem um blog relevante que as pessoas comprovadamente gostam de ler, leia as nossas dicas de como transformar esse tráfego e popularidade em uma receita real.

Regras fundamentais de blogging

Antes de mergulharmos por entre os formas de monetização de blog, é necessário abordar algumas regras básicas de blogging. Se as seguir, terá sucesso a longo prazo. Se as ignorar, será impossível gerar um tráfego estável e monetizar o blog. Se você já criou seu blog ou ainda não começou, não deixe de fazê-lo de maneira certa porque o primeiro passo é montar um blog incrível.

Tenha na mente de:

Escolher um nicho forte. Encontrar um nicho de ouro ou tópico interessante não só para você, mas também para os outros é o primeiro que deve ser feito. Você precisa manter o foco, estar por dentro do tópico e oferecer conteúdo valioso. Você é especialista em quê? É capaz de ajudar pessoas com alguma coisa ou ensiná-las? Além disso, conheça bem a sua concorrência.
Criar conteúdo para público específico. Quem são as pessoas que leêm o seu blog? De onde são e quais os seus interesses? Que variante de língua vai usar, português falado ou normativo? Você precisa conhecer o seu público.
Produzir conteúdo valioso e de qualidade. Este é o passo mais importante para construir um ótimo blog. É também o mais fácil de entender, mas o mais difícil de fazer. Blogging não se reduz apenas à produção de uma enorme quantidade de conteúdo. O conteúdo precisa ser complexo, bem escrito e deve dar crédito às suas fontes. Deve ser prático, informativo, detalhado, fácil de seguir, confiável ou divertido, contudo, único em algum aspecto.
Criar site profissional. É certo que você não irá muito longe com um site deselegante, pouco profissional ou obsoleto. O design deve complementar as suas habilidades de escrita. O caminho seguro é usar um template para ter certeza que vai acompanhar as tendências de hoje.

Templates de blog da Webnode

Alimentar e fortalecer engajamento. Mesmo que o seu conteúdo seja de primeira, infelizmente, não será suficiente para atrair, manter e aumentar seu público. Você provavelmente suou bastante para conquistar as primeiras centenas e milhares de visitantes regulares. O seu blog incentiva as pessoas a gastarem tempo suficiente lendo, assistindo ou trocando mensagens? Permita que seus visitantes se envolvam uns com os outros. Disponibilize um fórum ou campo para comentários. Também é necessário esforçar-se para promover o seu blog. Esteja presente nas redes sociais e responda aos comentários dos visitantes.
Ser reconhecido. Quanto mais reconhecimento você tiver, maior a probabilidade de monetizar o seu blog rapidamente. Seja um especialista na área sobre qual escreve. Se você já tem os seus seguidores nas redes sociais ou é um autor de bestsellers, você já tem autoridade necessária e precisa aproveitá-la.
Cultivar fidelidade. Existem diferentes maneiras de evitar a perda do público por um concorrente ou devido à falta de interesse. Ofereça vantagens, brindes, conteúdo extra por e-mail, etc. Faça com que os visitantes continuem lendo seu blog para sempre.

Você já tem um blog de sucesso? Agora, está na hora de monetizá-lo.

8 caminhos diretos para lucrar com um blog

Você conseguiu criar um blog de sucesso e conquistar um público fiel. Agora é o momento certo para escolher as estratégias adequadas para gerar receita com ele. Existem muitos métodos diretos e indiretos. Os métodos diretos são aqueles em que a sua postagem está diretamente vinculada à monetização, enquanto os indiretos, também chamados de inbound marketing, são aqueles com que você atrai pessoas pelo próprio conteúdo do blog para se tornarem seus clientes no futuro. Resumamos umas estratégias de monetização de blog diretas mais comuns e comprovadas.

1. Banners publicitários e anúncios

Você provavelmente sabe que a propaganda é a alma do negócio: você será pago por cada clique que um visitante fizer nos anúncios ou por cada mil visualizações da página. Para seguir com isso, faça cadastro com o provedor de anúncios onde vai receber um código para ser colocado no seu site. O provedor vai enviar anúncios relevantes para o seu site em forma de imagens ou textos. O provedor mais conhecido é Google AdSense. A quantidade de dinheiro que você ganha, vai depender do tráfego no seu site e da quantidade das pessoas dispostas a clicar nos anúncios. A menos que você tenha um tráfego extraordinário no site, a sua renda será baixa. Tenha em mente um aspecto negativo também – os anúncios distraem e podem piorar a experiência do visitante no seu website.

Exemplos de layout para anúncios no site

2. Programas de Afiliados

Se você não tiver os seus próprios produtos ou serviços para vender, poderá promover a mercadoria de outras pessoas e receber uma comissão por venda (ou outra ação) feita por meio de seu link de afiliado. Neste caso, basta criar um conteúdo que esteja correspondendo com o que você pretende promover, de preferência com produtos que você utiliza e ama. Para se tornar um afiliado, inscreva-se em um programa de afiliados onde vai receber links personalizados com a função de rastrearem as compras feitas pelos clientes vindos do seu blog. Os links podem ser adicionados como banners, links de texto ou qualquer outro tipo de recomendação. Quando uma pessoa clicar e comprar o produto, você vai ganhar uma comissão. Por exemplo, se você promover Webnode, irá receber $100 por cada primeira compra do pacote Premium feita por um usuário indicado através do seu blog. Graças à programas de afiliados, você pode criar um fluxo automatizado de renda passiva.

Programa de Afiliados da Webnode

3. Patrocínios

Você pode buscar um patrocínio e abrir espaço ao conteúdo patrocinado. Por exemplo, algumas agências ou empresas podem entrar em contato com você para publicar um post sobre seus produtos. Vale a pena ser transparente e sincero, rotulando esse conteúdo como patrocinado. A maioria dos leitores não se importa em ver um anúncio aqui ou ali, mas se tiver muita propaganda no seu site, você correrá o risco da sua reputação ir por água abaixo. Tente encontrar um equilíbrio para o blog: coloque anúncios que complementarem o seu conteúdo e serão valiosos para os seus visitantes. Evite anúncios manipuladores.

Exemplo a não ser seguido. Por outro lado, seja transparente!

4. Produtos físicos

Sendo um blogger, é possível ganhar dinheiro também com a venda de produtos físicos, com base no assunto do blog. Tem duas opções – você pode vender os seus próprios produtos ou vender os de uma outra pessoa. Você tem um blog sobre fotografia, moda, viagens, estilo de vida ou ilustração? Que tal criar uma loja virtual e vender câmeras, roupas feitas à mão, bolsinhas bordadas, chá orgânico, sabonetes vegetais artesanais, ou até livros sobre pintura ilustrados por você? É verdade que os produtos físicos exigem armazenamento e envio, mas muitas vezes é bem mais fácil vendê-los do que produtos digitais. Obviamente, a montagem de um negócio desses será mais custoso por necessitar de cuidar de logística e atendimento ao cliente. Mas afinal das contas, com um planejamento minucioso e bastante paixão, esse projeto poderá dar doces frutos.

Doces caseiros de fruta feitos e vendidos por uma food blogger

5. Produtos digitais e downloads – E-books

Quer que o seu público te respeite, reconhecendo a sua reputação? Ofereça um e-book ou materiais para download que alinham com o conteúdo do seu blog. Toda vez que estiver promovendo o seu e-book, você estará promovendo o seu blog e marca pessoal também. Naturalmente, se o material for vendido, terá que conter alguma coisa que vá além do que você fornece gratuitamente em seu blog (maior duração, mais detalhes ou exemplos, melhor design, etc.). A maior desvantagem dessa estratégia é um maior investimento de tempo e trabalho inicial. Como alternativa, pode oferecer o download grátis para encorajar as pessoas a se inscreverem na sua mailing list, ou pode até lucrar com a publicidade dentro do e-book.

Torne-se uma parte da biblioteca dos seus visitantes. Basta eles clicarem.

6. Cursos online e oficinas

Como no caso dos e-books, você deve ter um conhecimento específico para poder dar aulas. Formalize o seu conhecimento por meio de aulas online, webinar ou workshop. O objetivo é criar um guia pago, de preferência interativo, com que consiga orientar as pessoas e ajudá-las a atingir uma meta dentro da sua área de atuação. A cobrança pode ser mensal ou de uma vez só. De qualquer forma, você precisa criar alguma coisa única, porque muitas organizações oferecem cursos online grátis. Cursos online exigem ainda mais trabalho do que um produto para download. Por outro lado, com bastante empenho, o seu investimento pode tornar-se uma mina de ouro.

Aprendizagem online tem ganhado grande popularidade

7. Coaching e consultoria

Você atraiu visitantes com o seu blog, tornou-se um especialista na sua área e agora consegue oferecer sessões individuais por uma taxa. Coaching e consultoria eleva a instrução que você fornece no blog a um outro nível. Essa estratégia tem um alto potencial para gerar lucro: é você que vai definir as taxas. Não se esqueça que é melhor começar com taxas razoáveis e aceitáveis. À medida que você ganha mais experiência, poderá aumentá-las. Aqui, não estamos falando mais sobre uma renda passiva – uma carreira de consultoria vai exigir horas de preparação e aprendizado contínuo.

Prefere ler sobre um especialista, ou falar com ele em pessoa?

8. Doações

Provavelmente a maneira mais simples de ganhar dinheiro online. Se as pessoas curtem o seu conteúdo gratuito, existe a opção de pedir que elas contribuam para ajudar você a manter o blog funcional. Lembra-se de ter topado com um botão “Comprar uma xícara de café” em algum site? Essa é uma forma de doação. Você pode usar os botões de pagamento de PayPal ou PagSeguro, ou disponibilizar os detalhes da sua conta bancária para o envio das contribuições.

Há tantos sites que consultamos ao longo do dia. Compre um café para agradecer.

Resumindo…

Para começar, você precisa criar o seu próprio blog e escrever posts que serão pesquisáveis e irão induzir tráfego. Para gerar receita com o seu blog, você deve encontrar uma combinação certa de estratégias de monetização. Por exemplo, recomende produtos relevantes dos afiliados, crie uma lista de assinantes de e-mail e envie-lhes um e-book premium (pago) e/ou peça doações. Lembre-se que a falta de um resultado imediato não necessariamente significa que você está no caminho errado. Muitas vezes é apenas um pedido de perseverança. Os grandes jogadores não conquistaram internet de um dia para outro – simplesmente não desistiram quando estavam quase lá!

Em quais estratégias você optou? O que funcionou melhor no seu blog? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

  • João Roque

    Por quantas visualizações posso ganhar dinheiro