Como criar uma loja virtual e ter sucesso

Homem editando a sua loja online com roupas

Está pensando em criar uma loja online? É uma ótima maneira para ganhar um dinheiro extra ou até ganhar a vida com o seu próprio negócio. No entanto, o início pode ser intimidante, e por isso a parte mais importante é saber por onde começar. Bem, como sempre, temos umas dicas para você!

A melhor notícia é que você não precisa investir muito ou ter um conhecimento técnico para criar a sua própria loja virtual. É só aprender a trabalhar com o nosso construtor de loja e o resultado será incrivelmente rápido e eficiente. O nosso guia online irá indicar-lhe todos os passos necessários.

Antes de começar a construir seu site, considere os seguintes passos:

O que vai vender?

Destacar-se em um mercado repleto de milhares de produtos exige um pouco de esforço, certo? Faça uma pesquisa de produtos mais populares no Google Trends para saber o que está em demanda hoje em dia ou leia as nossas dicas. Uma análise completa do mercado irá aumentar as suas chances de sucesso.

Escolha um design atraente

Não importa o que estiver vendendo, a loja tem que ser bem feita. A primeira impressão é realmente importante e a aparência deve ser sempre levada a sério.

Com a Webnode, não vai precisar contratar um designer ou programador. Os nossos modelos oferecem um layout claramente organizado e intuitivo e estão prontos para você começar a vender em questão de minutos, necessitando alterar apenas imagens dos produtos, suas descrições, métodos de pagamento e de entrega e seus contatos.

Não se esqueça de inserir fotos dos seus produtos de boa qualidade para evitar frustração por parte dos usuários ou eventuais reembolsos. A representação visual é super importante ao vender online e pode ser um fator decisivo para o seu cliente potencial, tanto na escolha do produto, como na competição com os concorrentes.

Cuide dos seus clientes

Ofereça um atendimento de primeira que acompanhe o seu cliente antes, durante e depois da compra em caso de quaisquer dúvidas. O suporte por e-mail ou bate-papo faz grande diferença e pode convencer os interessados a se tornarem clientes. Pode fazer também uma pesquisa de satisfação entre os seus clientes por meio de um questionário com perguntas bem acertadas, por exemplo com a Survio que combina perfeitamente com os sites Webnode.

Confiança em primeiro lugar

A disponibilidade dos dados de contato no site da loja faz parte de uma confiança mútua. A seção “Sobre nós” nos sites Webnode foi concebida com esse objetivo. Faça um bom proveito dela e use-a para contar a sua história de sucesso e informar o seu endereço, telefone, e-mail ou links para as suas redes sociais.

Flexibilidade também é uma das palavras-chave. Um cliente satisfeito é também aquele que pode devolver o produto se por acaso não bater com a expectativa dele. Defina os seus próprios Termos e Condições para tais casos na página projetada para essa finalidade, e junto com as regras formuladas na página de Política de Privacidade aumente consideravelmente as chances do seu negócio ser considerado altamente profissional. A proteção dos dados pessoais dos clientes tem sido um grande tópico e, por isso, esteja à frente da sua concorrência, sendo transparente desde o início em relação ao envio de newsletters, processamento de dados, cookies etc.

Transforme marketing em seu amigo

O primeiro passo é conectar a loja com todas as suas redes sociais, onde pode até responder as dúvidas dos visitantes através do chat e formar relações mais estreitas e pessoais.

A ferramenta Google Analytics, possível de ser integrada nos sites Webnode, é capaz de rastrear quais canais sociais são mais utilizados e vai oferecer-lhe uma introspeção melhor para saber em que canal deve focar mais. Assista o nosso vídeo de como incorporar Google Analytics na sua loja e confira como é fácil.

O e-mail é também uma boa ferramenta para atingir os clientes. Através de um consentimento expresso pode coletar os endereços de e-mail e criar uma forte base de clientes, de verdade interessados nas suas novidades. Isso é super fácil com a Webnode – o checkout em cada loja tem uma caixa de seleção embutida onde cada comprador indica se deseja receber os newsletters, ou não. Mais fácil é impossível.

Com base nos dados fornecidos pelo Google Analytics ou mesmo nos pedidos feitos pelos usuários, pode criar mensagens específicas focadas em suas necessidades ou interesses. “Comida para todos os gostos” incentiva as vendas, aumenta os lucros e pode transformar e-mail em uma poderosa ferramenta de negócios.

Blog é o ingrediente especial

Os blogs são ótimos para gerar tráfego onde precisa e fazem parte de estratégia de linkbuilding. Utilize palavras-chave nas suas postagens e, gradualmente, você vai ganhando uma posição melhor nos resultados de busca. Não deixe o blog ficar parado – ele precisa ser atualizado com conteúdo novo e original com bastante frequência para incentivar visitas e, principalmente, manter o público. Saiba mais sobre como o blog pode ser útil para as suas vendas no nosso artigo.

Mais uma vez, o Google Analytics vai ser muito útil aqui, fornecendo dados precisos sobre as visitas vindas à sua loja através dos blog posts. Os posts com um elevado número de visitas são uma ótima fonte de inspiração para artigos futuros!

Ofereça diferentes métodos de pagamento e de entrega

Crie contas profissionais com PayPal ou PagSeguro para aceitar pagamentos com cartão de crédito e débito, ou boleto mesmo. Os seus clientes não vão precisar criar contas específicas para pagar pelos seus pedidos e podem ter certeza que o seu dinheiro estará seguro. Você pode oferecer também outros métodos, como transferência bancária, ou à vista na entrega.

Adicione também várias formas de entrega para que os seus clientes tenham mais opções (PAC, SEDEX, Remessa econômica etc.). Utilize a funcionalidade de rastreamento, muito útil para que os clientes possam acompanhar o status da remessa em tempo real.

Já pensou em oferecer frete grátis? Os custos de envio adicionais podem fazer com que os potenciais clientes desistam da compra. A palavra “Grátis” é quase mágica. Se for arriscar, é de se esperar um investimento inicial maior, mas os resultados positivos serão logo notados.

Fique de olho na concorrência

Provavelmente, há muitas lojas vendendo mercadoria parecida como a sua. Para ter sucesso a longo prazo, deve estar por dentro do que está acontecendo no mercado e conhecer os seus concorrentes. Um profundo conhecimento deles pode incentivá-lo às mudanças, necessárias para manter a fidelidade dos seus clientes e para atrair novos.

Queima de estoque e promoção aumenta a venda

O desconto é sempre sedutor e pode aumentar bastante as visitas e consequentes vendas na sua loja. Com a Webnode, é possível rotular produtos em promoção e exibir a diferença entre o preço original e atual. Ninguém vai resistir!

Melhore o SEO e visibilidade nos motores de busca

Integração com o Google Search Console e as ferramentas de otimização no próprio editor das nossas lojas vão dar um impulso inicial ao e-shop e melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa. Quanto mais no topo, mais visitantes na sua loja.

Da mesma forma, é vantajoso conectar a loja com as plataformas de comparação de preços, como Google Shopping ou eBay E-Commerce ou criar um catálogo no Facebook para uma visibilidade na internet ainda maior. Tudo isso embutido no editor das lojas Webnode.

É isso aí! Aplique as nossas dicas, configure corretamente a sua loja, descubra o que os clientes acham do seu site e procure caminhos para aprimorá-lo sempre. Quanto melhor conhecer os seus clientes, mais vantagens terá sobre os seus competidores.