Os melhores widgets para seu site

Mulher inserindo os melhores widgets para site dela

Quando você está construindo um site, muitas vezes precisa mais do que textos e imagens para torná-lo mais completo e atraente para os visitantes. O editor Webnode oferece uma ampla variedade de ferramentas que podem ajudá-lo a criar um site incrível, como construtor de formulários e blog.

Não se preocupe se não encontrou um recurso específico no próprio editor. A solução que você está procurando são widgets. Os widgets são aplicativos fornecidos por outros sites que pode inserir no seu site Webnode, usando um código HTML (embed). Dessa forma, você vai conseguir oferecer recursos extra a seus visitantes o que vai ajudar a tornar seu site bem mais sucedido.
Adicionar um widget para o seu site é super simples. Tudo o que você precisa fazer é criar o widget em um site de terceiros, personalizá-lo, gerar código HTML e inseri-lo no seu site, onde precisar. Para isso, siga os passos simples contidos nesse artigo.

Na internet, existem inúmeros sites que oferecem todos os tipos de widgets, por isso pode ser um pouco complicado encontrar o certo. Para facilitar a sua escolha, preparamos uma breve lista dos melhores widgets gratuitos que possam ser útil para seu site.

1. Reservas online

O botão de agendamento Reservio é uma ótima opção para qualquer empresa que necessite de integrar uma ferramenta fácil de reservas online para gerenciar compromissos. Não é preciso de nada mais além de fazer cadastro no site de Reservio, preencher todas as informações solicitadas sobre a sua empresa e depois adicionar o botão de reserva em seu site.
Com o botão de reserva, os seus visitantes podem conferir os horários disponíveis e marcar uma consulta que seja adequada para ambos. O sistema aceita as reservas 24/7 e oferece um overview bem estruturado e claro dos seus encontros, poupando seu tempo e dinheiro.

Se tiver dúvidas sobre como adicionar o botão para o seu site Webnode, consulte o nosso tutorial.

2. Bate-papo

Se você tem um site de negócios ou uma loja virtual, é extremamente importante oferecer um atendimento rápido e eficiente. Todos nós sabemos como é desagradável ter que esperar pela resposta por muito tempo e por isso é bom oferecer uma forma imediata de comunicação com os visitantes do seu site. Dessa forma, vai reforçar confiança e tornar visitantes em clientes.

Smartsupp é uma das ferramentas certas para esse objetivo. Depois de se inscrever no site, você pode gerar o widget do chat box em português, adicioná-lo no seu site e começar a responder aos usuários em tempo real. Você vai receber uma notificação sempre que um visitante começar a falar com você no site e ele será até capaz de te enviar uma mensagem com os dados de contato quando você não estiver online.

3. Questionários online

Os questionários online são uma ótima ferramenta para pesquisa sobre o mercado e de satisfação do cliente, porque os dados são obtidos diretamente dos potenciais clientes. Com a ajuda deles, você pode descobrir novas oportunidades para seu negócio e aumentar consideravelmente a eficácia do seu site.

Com o serviço de criação de questionários Survio, você pode facilmente criar seus próprios formulários, ou usar um dos muitos modelos já prontos e personalizá-los para atenderem às suas necessidades. Na interface, você visualiza todas as respostas coletadas em tempo real e pode utilizar uma série de ferramentas avançadas para a análise de dados.

Quer experimentar o recurso? Cadastre-se no site de Survio e siga esses passos.

4. Plugin de Facebook

Dado que o Facebook está atualmente posicionado entre os 5 sites mais populares do mundo e é indiscutivelmente a rede social mais popular, a sua importância não pode ser omitida. Se você tem um site de negócios ou apenas gosta de compartilhar alguma coisa interessante com outras pessoas, você deve aproveitar as oportunidades que ele oferece.

Uma das muitas características bacanas do Facebook é você ser capaz de criar sua própria página e reunir seguidores em torno do seu negócio ou grupo. Com uma página dessas, você consegue alcançar milhões de pessoas e aumentar a sua visibilidade online. Se você já tem uma conta no Facebook, experimente e crie sua própria página.

Quando a página da sua comunidade estiver pronta, você poderá promovê-la em seu site com o plugin do Facebook. Com esse widget, os visitantes do site poderão curtir e compartilhar a sua página sem sair do site. Confira esse passo a passo sobre como adicionar o widget do Facebook para seu website.

5. Botões de compartilhamento

Além do Facebook, existem muitos outros serviços que podem ser usados para promover seu site, como Twitter, WhatsApp, LinkedIn ou e-mail. Boa notícia é que você não precisa criar um widget especial para cada um desses serviços, porque os botões de compartilhamento de AddThis fornecem uma solução simples e completa em um só passo.

Adicione os botões de mídia social ao seu site Webnode assistindo a nossa vídeo aula e comece a aumentar o seu público, com os novos compartilhamentos e curtidas.

6. Comentários

Se você tem um site pessoal ou até um blog, pode ser muito gratificante oferecer a possibilidade dos visitantes se expressarem no seu site, dando lhe assim uma avaliação positiva. O site irá se tornar mais dinâmico e interativo, onde os visitantes podem contribuir tanto com as experiências deles, como também com as sugestões. Se você já tem um blog no seu site Webnode, a integração das suas postagens com os comentários do Facebook pode ser ativada em um instante por ser embutida no próprio editor.

Claro que nem todos estão utilizando Facebook, e por isso recomendamos o widget de comentários de Disqus. Com essa ferramenta, você receberá uma notificação sempre que alguém deixar um novo comentário no blog e também terá a opção de aprovar ou excluir um comentário antes de ser publicado em seu site.

7. Botão de pagamento PayPal

Se você de repente quiser vender alguns produtos ou serviços online, cobrar por um conteúdo extra ou recolher doações em um site sem fins lucrativos, o botão de pagamento PayPal é a solução perfeita. É uma maneira rápida e simples de receber pagamentos com apenas alguns cliques e pode ser usada praticamente em todo o tipo de site.

Dê uma olhada no nosso vídeo tutorial onde irá aprender como inserir o botão no seu site.

8. Formulário de cadastro

Quer tenha um site de negócios, desejando promover seus serviços ou marca com maior eficiência, quer um blog popular que exige uma melhor divulgação entre os leitores ou compartilhamento regular das novidades, você deveria tirar proveito do e-mail marketing por meio de MailChimp. Depois de se cadastrar no site de MailChimp, basta criar seu próprio newsletter, com o direito à personalização através do método arraste e solte, e adicionar um formulário de inscrição para recebimento de newsletter ao seu site. Dessa forma, terá uma conexão melhor com seu público-alvo, tendo certeza que os seus e-mails sejam enviados apenas para pessoas realmente interessadas em recebê-los.

Leia as instruções de como gerar o código HTML do formulário de cadastro para seu site.

 

Há outros widgets interessantes que merecem uma menção, por exemplo o widget de Twitter, que permite visualização de qualquer tweet em outro site. Vocalreferences, por sua vez, é um widget para depoimentos, que torna super fácil o recebimento de depoimentos ou até vídeo depoimentos dos seus clientes satisfeitos, como também ajuda a aumentar a sua credibilidade para com os clientes potenciais. O serviço Smartlook, disponível também em português, fornece um código de rastreamento que você pode adicionar ao seu site para acompanhar o comportamento dos seus visitantes em tempo real, descobrindo assim o que gostam mais ou, pelo contrário, o que os faz desistir.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos widgets disponíveis que você pode incluir no seu site para torná-lo mais completo e útil para ambas as partes. Se você tiver dicas de outros widgets úteis, compartilhe-as conosco nos comentários abaixo.