Como se tornar um blogueiro de sucesso

10/05/2019

A maioria dos blogueiros criam os sites esperando ficar famoso. Talvez você seja um deles! Mas já parou para pensar sobre o que é preciso para alcançar o sucesso? Como não existe uma formula secreta e não podemos garantir a você uma carreira gloriosa, nós preparamos várias dicas que vão ajudar você a ser tornar um blogueiro top.

Começando pelo básico

Encontre o seu nicho

Você gosta de escrever artigos, gravar podcasts ou produzir vídeos? Escolha o que lhe deixa mais confortável e pense sobre os blogs que você gosta, como eles fazem você se sentir. Estes blogs são focados em algum assunto? Provavelmente sim. E você, é especializado em algum coisa? Talvez as pessoas com frequência perguntem a você dicas sobre receitas porque sempre prepara os jantares mais deliciosos. Tal vez você seja considerado um ícone de moda entre seus amigos ou você tem uma paixão peculiar por restauração de móveis. Foque nos seus pontos fortes e construa seu blog baseando-se neles.

Escolha o nome ideal

Se você não encontrar um nome único para seu “negócio”, nomear o blog com o seu nome também resolve (como por exemplo Romanamodas.com). De todo jeito tem que ser um nome original que vai se destacar em meio aos outros blogueiros da área escolhida. O nome deve ser memorável e deve, de primeira, criar uma impressão positiva.

Encontre o modelo certo

E mantenha-o simples. Não exagere no uso de widgets, plugins or ads. eles podem distrair. Um design leve e organizado vai permitir que seus leitores concentrem-se nos elementos mais importantes – seus artigos. Se você não tem certeza que modelo escolher, inspire-se através dos nossos modelos para blog.

Desenvolva a sua voz própria

Isso pode lhe destacar entre seus concorrentes. O seu estilo deve corresponder ao seu público alvo, mas ao mesmo tempo demostrar alguma personalidade. Prefira uma voz natural, os leitores percebem a falsidade à distância, então imagine que você está conversando com um de seus amigos.

Consistência é a chave

A frequência com que você publica artigos novos não só influencia a sua posição nos resultados das pesquisas dos motores de busca, como também atrai seus leitores de volta. É igual a um jornal que ninguém vai querer ler se as notícias forem as mesmas todos os dias. Seus visitantes querem conteúdo novo com regularidade. Não precisa postar um artigo novo todo dia, tente criar uma programação regular que vai permitir que você crie conteúdo de qualidade.

Escreva títulos atraentes

Você vai conseguir fisgar seu leitor e mantê-lo lendo o artigo com apenas algumas palavras bem escolhidas. utilizar números, pontos de interrogação ou escrever uma afirmações em negrito parece estar fazendo maravilhas. Mas evite parecer confuso, lembre-se que você é especialista na sua área e você quer ser uma fonte de informação confiável.

Use imagens para chamar atenção

As pessoas adoram conteúdo visual e provavelmente vão ler e lembrar mais dos seus artigos se você adicionar uma imagem interessante. Você não precisa ser um fotógrafo profissional mas o ideal é utilizar imagens de boa qualidade. Este artigo vai lhe mostrar onde conseguir imagens de graça.

Fazer a divulgação é essencial

Quando o seu blog estiver online, é hora de falar para as pessoas. Se quiser aumentar o número de visitantes, esteja pronto para trabalhar com a promoção do seu blog constantemente.

Obtenha backlinks

Os links que você recebe quando outro site compartilha o seu conteúdo tem um ótimo impacto na sua posição nos motores de busca. Contate outros blogueiros, jornalistas ou sites em sua cidade e ofereça a eles um “guest post” (artigo convidado). Também está ficando popular deixar um comentário com um link em fóruns de discussões dos colegas blogueiros. Mas tenha cuidado para não fazer isso em excesso, e sempre tenha algo de valor para acrescentar, senão seu comentário será considerado como spamming.

Tire vantagem das mídias sociais.

Você não precisa ser ativo em todas as redes sociais, escolha uma que seja mais relevante para o seu blog e separe algum tempo para postar conteúdo novo com regularidade. As mídia sociais podem lhe garantir um grande número de seguidores se você trabalhar consideravelmente.

Envie newsletters

Interaja com os seus leitores. Colete endereços de e-mail e informe quando você postar um novo artigo. É uma outra maneira de mantê-los assíduos ao blog.

Conheça seus leitores através de pesquisas

Será que seus leitores estariam interessados em um e-book ou em um pequeno sorteio? Que prêmios eles gostariam de ganhar? Eles gostariam de ler sobre algo específico? Ferramentas como o Survio podem lhe ajudar a encontrar as respostas.

Acompanhe os seus competidores

Quem são os blogueiros mais famosos do seu nicho? Examine o site deles para ver que conteúdo é o mais popular, analise a estratégia deles e aprenda com os erros.

Como você pode ver, alcançar o sucesso como blogueiro requer muita dedicação e trabalho duro. Não é só criar o blog. Prepare-se para trabalhar com redes sociais, ferramentas externas e o mais importante, interagindo com seus leitores. Dito isso, acreditamos piamente que você consegue! Aproveite nossas dicas e deixe-nos saber se elas ajudaram você! Está a planejar começar a blogar? Experimente o guia passo a passo.