Como escolher o melhor domínio

O que é um domínio? Basicamente, é o endereço do seu site na internet. Mas não é só isso. A força de um domínio vai muito além desta simples definição. Escolher o domínio correto pode ter um impacto significante no sucesso do seu site.

Domínio, website e hospedagem

Quais são as diferenças? Essa é uma pergunta comum para quem está começando o próprio site. Vamos dar uma olhada.

  • Domínio (ou nome de domínio) é uma forma de endereço utilizado na internet para identificar sites e contas de e-mail. Por exemplo: O domínio deste site é webnode.com.br, isso nos identifica e as pessoas podem nos encontrar através de seus navegadores. Se você tem uma conta no Gmail, por exemplo: nome@gmail.com, então gmail.com é o domínio.
  • Website é o produto final que as pessoas vêem em suas telas quando elas inserem um domínio no navegador da internet. É uma coleção de páginas, imagens, arquivos e outros dados.
  • Hospedagem (ou servidor / web host/ alojamento) é como chamamos o local onde tudo que compõe o seu site fica armazenado. É a localização física do seu site na internet. Normalmente, um tipo especializado de computador.

Resumindo, quando os visitantes querem visitar o seu site, eles inserem o seu domínio no navegador, o computador deles conectará com a sua hospedagem (com o servidor) e o seu site vai aparecer por meio do navegador. Portanto, se você está pensando em obter um nome de domínio, você precisará de hospedagem também. Se você está procurando uma solução completa para o seu site – possibilidade de registrar domínios com hospedagem incluída e um editor fácil com design impressionante – você encontrará tudo isso na Webnode.

Partes de um domínio

Um domínio é composto por um grupo de caracteres seguidos por um ponto e uma extensão.


Nome de domínio

Podemos diferenciar duas partes principais de um domínio:

  • SLD (Domínio de segundo nível) – Esta parte pode consistir de uma certa quantidade de caracteres alfanuméricos (a–z, 0–9) e hífen. Os espaços não são permitidos. Por exemplo, se você tem uma pequena empresa chamada Loja da Lu, talvez você queira ter o seu SLD lojadalu.
  • TLD (Domínio de topo) – Você pode escolher entre uma certa quantidade de TLDs disponíveis. Estes são os mais populares, juntamente com seu propósito original que é ignorado nos dias de hoje: .com (destinados a todos os fins comerciais), .org (organizações, muitas vezes sem fins lucrativos), .net (projetos de rede), .info (universal).
    Como uma alternativa para estes domínios genéricos, existem vários TLDs regionais (específicos para países), como por exemplo .pt para Portugal, .it para Itália, .de para Alemanha, .fr para França, entre outros. Eles podem ser uma opção se você for manter seu negócio local.
    Se você está procurando uma coisa incomum, escolha entre os mais modernos TLDs, como por exemplo .bar, .yoga, .blog e etc. Aqui você pode encontrar uma lista destes TLDs modernos que são oferecidos pela Webnode.

Não tem uma regra para escolher o seu TLD. Escolha o que se ajusta melhor ao seu futuro site.


Domínio de segundo nível e Domínio de topo

O nome do seu domínio é importante

O domínio não é apenas um endereço na internet. Ele tem um impacto direto no sucesso do seu site, então definitivamente, você quer ter o melhor domínio possível. Um domínio que soa bem, é profissional, transmite confiança, é memorável e comunica claramente o assunto do seu site. Se escolhido corretamente, ele lhe trará reconhecimento, mais chances de ser descoberto e melhor visibilidade no Google, além de outros benefícios indiretos.

A maioria dos domínios que vão surgir em sua mente provavelmente já estão registrados, o que torna a sua escolha ainda mais difícil. Então se concentre na sua marca. A marca é essencial para qualquer site de sucesso, seja um site pessoal, um blog ou loja virtual. Um domínio deve permitir que você estabeleça uma marca que permanecerá gravada na mente dos visitantes mesmo depois deles saírem do site.

Como registrar um domínio

Você pode registrar o seu domínio com uma registradora – uma empresa autorizada a vender registros de domínios. Existem centenas de registradoras e cada uma poderá oferecer uma extensão de domínio diferente com preços diferentes. Você pode esperar pagar menos por um domínio genérico em comparação com um domínio moderno como .blog ou .yoga. Cada domínio pode ser registrado apenas uma vez. Isso significa que quando um domínio está registrado, ele fica indisponível para ser registrado por qualquer outra pessoa até que o proprietário decida interromper a renovação de seu registro.

Nossas sugestões para escolher um domínio

Coletamos uma lista de regras básicas para escolher um domínio com base nos erros mais comuns. Veja abaixo:

O domínio já foi registrado por outra pessoa

Você pode verificar a disponibilidade do seu domínio com a Webnode ou em WHOIS (site de pesquisa de domínios). Verifique as redes sociais também, pois utilizar o mesmo nome no seu site e nas redes sociais vai construir a identidade da sua marca. Seus visitantes, fãs e clientes vão encontrar você facilmente onde quer que você esteja.

O domínio tem que ser único

Outra pessoa está usando o nome que você deseja registrar? Mesmo que pareça estar disponível, tenha certeza de que ninguém tem registrado o mesmo nome com uma TLD diferente. O ideal é escolher um nome original que não pode ser confundido com outro. Se o outro domínio é uma marca registrada, usar até mesmo uma parte dela pode lhe trazer problemas legais desnecessários.

O domínio deve ser curto

Os nomes dos sites mais populares têm uma média de apenas 6 caracteres. E o comprimento de domínio mais popular é de 11 caracteres. Neste caso, definitivamente, menos é mais, pois domínios mais curtos tendem ser mais memoráveis.

O domínio precisa ser fácil de escrever e soletrar

Você nem imagina quantas pessoas escrevem Tumbler/Flicker/Estarbuks ao invés de Tumblr/Flickr/Starbucks. Todas estas empresas decidiram comprar os nomes de domínio que contém os erros comuns de digitação, para garantir que as pessoas possam alcançá-las. Você não desejaria perder clientes em potencial apenas porque eles não sabem como soletrar o nome do seu website.

Tenha um domínio distinto e pronunciável 

Caso contrário, é menos provável que os visitantes se lembrem dele e compartilhem com amigos. Você vai perder a vantagem da publicidade de boca em boca que ocorre naturalmente.

Seu domínio não deve ser feito apanas por palavras-chaves

As pessoas vão escrever certas palavras quando estiverem procurando pelo seu site no Google. Se você incluir uma ou duas destas palavras em seu domínio, isso pode ajudar seu site a ranquear um pouco melhor nos motores de busca. Seus visitantes também podem prever sobre o que é o seu site. Contudo, um domínio constituído apenas por palavras-chaves poderia segurar sua marca e a expansão de negócios no futuro.

Planeje o futuro

O seu domínio parecerá e soará bem daqui a alguns anos? Ele passará no teste do tempo ou você está apenas seguindo a moda do momento?

Considere utilizar o seu próprio nome como seu domínio

Esta opção é boa se você tem um blog ou site pessoal. Você pode ser a sua própria marca.

Escolha a extensão correta

Você sempre pode escolher um domínio genérico como por exemplo .com, mas se você pensar estrategicamente, poderá registrar um domínio regional também. Por sorte você pode registrar quantas extensões de domínio quiser. Eles podem ser úteis se você planeja expandir no futuro ou se o seu site é multilíngue.

O domínio tem uma história

E nem sempre ela é boa. Seu domínio pode ter pertencido a uma pessoa no passado que pode ter usado o domínio para fins obscuros. Verifique junto ao Google para ter certeza de que não foi marcado como spam. Você pode:

  • Fazer uma busca por “site:” no Google (por exemplo “site:meudominio.com”). Se nada for encontrado isso é um bom sinal. Se o domínio tiver existido antes, ele já foi removido do índice do Google;
  • Utilizar Wayback Machine;
  • Verificar a história do domínio em Whois History.

Inspire-se com os geradores de nomes de domínios

Você pode criar novas palavras, isso foi o que o Google e o Bing fizeram , ou pode combinar palavras existentes. Usar um dicionário de sinônimos para encontrar palavras interessantes para sua marca pode ser útil também.

Resumindo…

Para começar um site (blog, pessoal, de negócios ou loja virtual), você precisa escolher um nome de domínio, uma hospedagem e uma plataforma de sites que vai gerenciar a coisa toda. Você pode encontrar tudo isso e muito mais na webnode.com.br. Crie facilmente seu site, aproveite as nossas sugestões para escolher o melhor domínio possível, e junto com um Pacote Premium (Mini ou superior) você vai ganhar o primeiro ano do registro do domínio grátis.

Sugestão: Crie um link memorável para áreas de conteúdo exclusivo do seu site usando subdomínios. Por exemplo, você pode criar um subdomínio para seu blog ou loja virtual, acessível através do link blog.seudominio.com ou loja.seudominio.com.

Você gostou deste artigo ou tem alguma dúvida? Escreva nos comentários.