Planeje a limpeza regular do seu site

Websites são como uma casa. É preciso mantê-los limpos e cuidar bem deles. Algumas atividades merecem sua atenção com maior frequência, a outras basta você dedicar seu tempo apenas de vez em quando. O que você não deve esquecer de jeito nenhum ao fazer a manutenção do seu site?

Lista de tarefas semanais

Adicione notícias – Mantenha seu site atualizado. Toda semana você deve adicionar pelo menos uma notícia relativa a seu negócio ou área de negócios. Sobre o que você poderia escrever? Sobre novos itens em estoque, produtos em promoção, avaliação de um produto, participação em uma conferência, etc.

Dica: Insira novo conteúdo em forma de artigo de blog. Para mais informações veja nosso tutorial sobre como inserir um artigo.

Verifique se há informações obsoletas nos produtos e serviços – Se você possui uma loja online, você deve regularmente verificar  se todos os produtos oferecidos estão ainda no estoque e se o seu preço e descrição são atuais.

O que é preciso fazer todo mês?

Planejar e criar ofertas especiais – Conserve o interesse de clientes sobre seus serviços regularmente. Ofereça ofertas especiais para eles. Pode ser um desconto em um dos produtos, uma competição ou uma promoção de “compre 1 e leve 2”. Se você quiser divulgar esta oferta em redes sociais, não se esqueça de criar uma página especial, para a qual os internautas serão redirecionados depois de clicar no link publicado em redes sociais. Ao entrar em seu site, os visitantes não deveriam ser distraídos desta oferta especial por um conteúdo diferente.

Verifique a funcionalidade de links publicados – Links e URLs funcionais são os elementos principais da otimização de mecanismos de pesquisa. Como você pode facilmente verificar quais links pararam de funcionar? Use o Google Search Console. Se você ainda não experimentou essa ferramenta, escrevemos um artigo sobre como configurá-la e o que ela pode fazer pelo seu site. Quanto aos links que interconectam suas páginas, neste post, explicamos quais ferramentas podem ajudá-lo a manter os links ativos.

Tarefas trimestrais

Certificar-se da atualidade das informações de contatos – Observe suas informações de contato a cada 3 meses. Não esqueça de verificar:

  • Endereço
  • Número de telefone
  • E-mail (também no formulário de contato).

Reveja as informações sobre sua empresa e equipe – Também é importante verificar as informações sobre sua empresa e equipe para que os clientes saibam a quem recorrer. De vez em quando leia também o conteúdo da seção “Sobre nós”. Pode acontecer que o foco da empresa  mude desde a criação do site.

E agora, seja honesto: Você administra seu site e o mantém atualizado? Ou você não tem entrado no editor do site desde a criação dele?